Brincadeiras que ensinam a reciclar

Brincadeiras e encenações. Esta é a forma que o técnico ambiental Denis Beauchamp usa para ensinar as crianças a importância da reciclagem do lixo e a se preocuparem desde cedo com o meio ambiente. Nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, o estudioso do assunto estará brincando e repassando ensinamentos a cerca de 120 pré-adolescentes.

Com um grande pára-quedas, feito de capas de guarda-chuvas encontrados nos lixos da cidade, Beauchamp fará brincadeiras com quatro turmas das escolas Alceu Namoroso de Lima, situado na Terra Dura e Anísio Teixeira, no Aeroporto.

“Eu mesmo fiz o pára-quedas. A idéia é nomear as crianças com nomes de insetos e microorganismos que participam da degradação da matéria orgânica. Faremos uma brincadeira encenando o pára-quedas representando um grande lixo que irá pegar os microorganismos”, diz Denis.

Adubo

O ambientalista também ensinará ás crianças a fazer adubo natural. Serão misturadas fibras de coco, folha seca, resto de refeições como arroz, casca de banana, entre outros. “Esta mistura faz um adubo ideal. Para fazê-lo é necessário oxigênio, umidade e estes ‘ingredientes’ naturais”, diz ele, comentando que eles irão colocar o adubo em latas de tintas velhas e plantarão dois tipos de plantas:  Espada de São Jorge e Cabeça do Diabo.

“Com azulejos que consegui também no lixo faremos um tabuleiro de damas com as plantas para podermos fazer outra brincadeira”, ressalta Denis, acrescentando que além dos professores, o projeto também conta com biólogos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais