Pela primeira vez uma mulher será Procuradora Geral do Estado

As três procuradoras candidatas ao cargo de Procurador Geral
Estão sendo realizadas nessa manhã as Eleições para Procurador Geral do Ministério Público do Estado. Por conta da cassação da liminar que permitia a candidatura de promotores ao cargo, somente três candidatas concorrem. Será a primeira vez que uma mulher estará no comando do MP.

 

“Na verdade esse é um processo natural, até por que 50% do colégio de procuradores é formado por mulheres” comentou Drª. Cristina Mendonça, candidata à Procuradora Geral. Posicionamento compartilhado pelas suas concorrentes. “Não vejo isso como um fato alheio. É uma conseqüência natural da busca por uma sociedade mais justa”, declarou a candidata Drª. Maria Luísa.

 

As três candidatas têm propostas semelhantes, como a reestruturação do MP com o aperfeiçoamento do corpo técnico, a realização de concursos públicos, e a interação da classe. “O objetivo é tornar o MP coeso”, falou a candidata Drª. Maria Creuza. “É um sonho a gente galgar o último estágio dentro da instituição”, concluiu a procuradora que tem 35 anos dentro da instituição.

 

A decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, que não permitiu a candidatura de promotores na eleição, deixou um clima desconfortável dentro do MP. “Juridicamente não concordamos. A associação vai continuar lutando pela possibilidade de candidatura. Independente disso continuaremos trabalhando com a intenção de defender Sergipe, apoiando quem quer que seja escolhida”, comentou o promotor Dr. Sandro Costa.

 

“Na verdade a legislação interna, em vigor desde 1990, não permite a candidatura dos promotores. Isso seria feito através de liminar. Eu concordo com a ação da ministra, que optou pela segurança da instituição, já que se fosse eleito um promotor, o MP poderia sofrer um problema de continuidade no cargo. O promotor que talvez não pudesse assumir, e então a instituição estaria em perigo”, ponderou a Drª. Cristina Mendonça.

 

O resultado da eleição deve ser divulgado ás 14h.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais