Fórum Universitário do Mercosul será realizada em Sergipe

O Grupo de Pesquisa e Extensão, Internacionalização e Desenvolvimento (GID) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) organiza a sexta edição do Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul (FoMerco). O evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de setembro no Hotel Parque dos Coqueiros, irá debater sobre os ‘Novos Rumos do Mercosul’.

 

O Fórum tem por objetivo o intercâmbio entre as instituições de Ensino Superior através de atividades de cooperação que estimulem o ensino, a pesquisa e a extensão sobre temas relacionados ao Mercosul e à América Latina. Foram aprovados para esta edição 245 trabalhos, que durante dois dias serão apresentados em 20 grupos de discussão (GDs). Estarão presentes aos debates ministros e representantes de Ministérios da Educação dos países que compõem o Mercosul.

 

FoMerco

 

O Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) é uma associação civil, sem fins lucrativos, aberta à adesão e participação das instituições de ensino superior ou órgãos acadêmicos que se dediquem plena ou parcialmente a atividades relacionadas com o Mercosul e/ou a integração latino-americana. O FoMerco foi criado há dez anos, após a realização de seminários temáticos acerca das ‘Atividades das Universidades sobre o Mercosul’. Instituído o Fórum, foram realizados cinco Encontros Anuais e dois Seminários Internacionais.

 

Instruções para se inscrever no evento e outras informações estão disponíveis no site do VI Encontro.

 

Confira abaixo a programação:

 

Dia 12

 

19h: Conferência de Abertura: ‘O Mercosul e a Integração dos Povos’ – Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, Secretário-Geral das Relações Exteriores (MRE)

 

Dia 13

 

9h: Funcionamento dos GTs Permanentes

12h: Almoço

14h: Funcionamento dos GTs Permanentes

17h: Pausa para Café

19h: Mesa Redonda ‘Um Projeto de Ensino Superior para a América Latina’

Presidente da Mesa: Guy de Almeida, Presidente de Honra do FoMerco

Conferencistas: Daniel Filmus, Ministro de Educación, Ciencia y Tecnologia da Argentina; Fernando Haddad, Ministro da Educação do Brasil; Adán Chávez, Ministro de Educación Superior da Venezuela; Marta Lafuente, Vice-Ministra de Educación y Cultura do Paraguai; Jorge Brovetto, Ministro de Educación y Cultura do Uruguay.

Debatedor: Prof. Marco Aurélio Nogueira, UNESP.

 

Dia 14

 

9h: Funcionamento dos Gts Permanentes

12h: Almoço

14h: Reunião Conselho Consultivo do FoMERCO

15h30: Reunião Plenária do FoMerco

17h: Pausa para Café

18h30: Mesa Redonda ‘Mercosul: o Desafio das Opções Políticas, Econômicas e Sociais’.

Presidente da Mesa: Sonia de Camargo, IRI/PUC – Rio de Janeiro

Debatedores: Renato Martins, Rede Somos Mercosul; José Briceño Ruiz, Venezuela, (Universidade de Mérida); Representante da CLACSO; Theotônio dos Santos (Cátedra Unesco/REGGEN).

Debatedora: Profa. Ingrid Sarti, UFRJ

21h30: Cerimônia de Encerramento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais