No fim da tarde do domingo, 27, 19 ciclistas da associação ‘Ciclo Urbano’ foram barrados de pedalar dentro do Parque da Cidade pelos guardas responsáveis. A alegação para impedir a pedalada foi de que não é permitido andar de bicicleta no parque, somente a pé ou de carro. A associação promete fazer um boletim sobre a questão e levas à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Ciclistas tiveram que andar a pé pelo parque
Segundo Felipe Cesar Santana, membro da associação, os ciclistas chegaram no parque por volta das 16h20, e ao tentar entrar foram informados de que não poderiam pedalar lá dentro. “Como não se pode entrar pedalando bicicletas em um parque público? Mesmo sem entender a gente atendeu, mas pra não deixar as bicletas do lado de fora a gente entrou a pé levando as bicicletas, mas sem pedalar”, diz Felipe.
De acordo com ele, a alegação do Guarda do parque foi de que havia uma norma interna que proibia a circulação de ciclistas para proteger os pedestres. “Nós vamos fazer um boletim para a SMTT. Tem uma contradição grande, já que a gente não pode entrar de bicicleta, mas pode entrar de carro. E as ruas não têm nenhuma calçada para proteger o pedestre. Uns 10 carros passaram em uma velocidade considerável por nós”, afirma Felipe.
Além do ofício, a Associação irá procurar a direção do Parque para conversar sobre a determinação.
Por Ben-Hur Correia