Paciente com malária continua internado no Huse

Paciente recebe atendimento no Huse (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O paciente que chegou em Sergipe com malária deve receber alta médica nesta sexta-feira, 24. Ele permanece em observação no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e o estado de saúde dele é tranquilizador, segundo análise da gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá. Conforme a gerente, o paciente é caminhoneiro e chegou em Sergipe, no município de Umbaúba, há cerca de 15 dias procedente da região Norte do Brasil.

Conforme Sidney Sá, o caminhoneiro já chegou no Estado com os sintomas da doença e buscou atendimento em uma unidade de saúde. Ele chegou a receber alta médica, mas depois retornou com os mesmos sintomas e acabou sendo encaminhado para o Huse, onde permanece recebendo atendimento médico.

Este é o segundo caso da doença registrado em Sergipe em 2018. De acordo com a gerente Sidney Sá, do Núcleo de Endemias, o primeiro caso foi registrado no início deste ano e, da mesma forma, importado de outras localidades. Nesse primeiro caso, o paciente, profissional da construção civil, também chegou já doente, vindo da África. Da mesma forma, houve o registro, com atendimento médico e o paciente já está curado.

Os dois casos não significam riscos, na ótica de Sidney Sá. Mas a população deve ficar atenta aos sintomas, basicamente quadro febril forte que ocorre frequentemente no final do dia. Observando o sintoma, conforme adverte Sidney Sá, o paciente deve imediatamente buscar atendimento em uma unidade de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde já encaminhou orientações ao município de Umbaúba, onde o último paciente detectado com a doença reside e as providências já estão sendo adotadas para realizar levantamento entomológico na região com o objetivo de identificar se o vetor transmissor da febre amarela, o anópheles, conhecido como mosquito-prego está presente em Sergipe. Detectando a presença, o mosquito deverá ser combatido com uso de produto químico, conforme Sidney Sá.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais