Entenda como funciona o quociente eleitoral na eleição para deputados

Para a Alese, são 24 vagas de deputado; na Câmara Federal, Sergipe tem 8 (Foto: Arquivo Assessoria/Alese)

A eleição de deputados estaduais e federais, no Brasil, não depende somente da quantidade de votos que cada candidato recebe. Interfere, na colocação de cada um, o quociente eleitoral, conta que é feita para saber a quantidade de vagas que serão distribuídas, proporcionalmente, a cada partido/coligação, com base na quantidade de votos em cada uma deles.

Nesta matemática, é calculado, primeiro, o quociente eleitoral. Primeiro, é preciso dividir a quantidade de votos válidos apurados pelo número de lugares a serem preenchidos. No caso da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), são 24; para a Câmara dos Deputados, são oito. Nessa divisão, despreza-se a fração, se igual ou inferior a meio, ou arredonda-se para um, se superior.

Após esta etapa, é calculado o quociente partidário, que é feito dividindo-se o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação pelo quociente eleitoral, desprezando-se a fração.

Marcelo Gerard  conta que candidatos com quantidades inexpressivas de votos não podem ser eleitos (Foto: Portal Infonet)

O coordenador de planejamento e gestão estratégica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcelo Gerard, falou sobre o sistema. “O quociente partidário define quantas vagas o partido ou coligação tem direito. Entretanto, existe ainda a regra da votação mínima nominal, desde 2015, que prevê que o candidato deve ter, no mínimo, votação igual ou superior a 10% do quociente eleitoral”. Essa regra impede que um candidato seja eleito com uma quantidade inexpressiva de votos.

Dia 7

No próximo dia 7 de outubro, já serão conhecidos os deputados federais e estaduais e senadores eleitos. Em Sergipe, a expectativa é de que haja segundo turno entre concorrentes ao Governo do Estado, assim como no pleito para presidente da República.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais