O Blog Humanos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) acaba de lançar o blog HUMANOS, uma plataforma criada pela autarquia com o objetivo de estimular a sensibilidade do médico, promover o exercício humanístico da profissão e divulgar as bases para fortalecer as reflexões e ensinamentos sobre questões éticas e bioéticas, entre outros objetivos. O lançamento ocorreu no Dia do Médico – 18 de outubro próximo passado.

“Humanos” é um espaço de publicação de artigos, reportagens, conferências, depoimentos, comentários, biografias e resenhas sobre diferentes formas de manifestações artísticas. Para o coordenador da Comissão de Humanidades Médicas e secretário-geral do CFM, o nosso confrade da ASM e SOBRAMES, Henrique Batista e Silva, essa nova ferramenta auxiliará no aperfeiçoamento do processo da formação dos médicos ao destacar aspectos considerados subjetivos e que ultrapassam as análises técnica, científica e clínica.

Segundo ressaltou Silva, a Medicina é um campo permeado por incertezas, limites e indeterminações quando o assunto é curar, mas sempre pode oferecer, através do cuidado, alívio para o sofrimento. “O adoecimento é uma condição sui generis que provoca alteração no mundo de valores do paciente, o deixando em posição de fragilidade e transformação”, diz. Por isso, entende ser fundamental estimular a sensibilidade humana e humanística dos profissionais, o que terá impacto positivo na sua relação com os pacientes.

“O contato com as artes ajuda a desenvolver e consolidar hábitos essenciais para o cuidado. Com elas, desenvolve-se a observação, análise, empatia e autorreflexão”, explica o secretário do CFM. Análise de textos sobre mitologia, história, biografias de figuras célebres e leitura de autores consagrados, além de uso de fotos, pinturas, músicas e filmes, são algumas das possibilidades para o estímulo dessas reflexões e que estarão presentes no novo blog.

Concepção – A proposta de criação do blog “Humanos” partiu da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, composta por conselheiros, docentes, titulares de Academias de Medicina e médicos de diversas especialidades interessados no tema. A intenção foi, com a ajuda do novo canal, abrir uma interface de diálogo construtivo com os médicos e estudantes de medicina, além de fomentar as reflexões esperadas.

Comitê Gestor: foi uma honra muito grande participar da elaboração do BLOG, ao lado do colega Péricles Brandão, das Alagoas, sob a coordenação do confrade Henrique Batista e dos competentes técnicos do CFM. Mas o trabalho está apenas começando e precisamos do apoio de todos os colegas, preocupados com essa visão humanística da Medicina, para tornar de fato essa ferramenta muito útil para médicos, professores e alunos.

Fonte: Portal do CFM

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais