Os feirantes e todo público em geral que estiverem entre um compra e outra no Mercado Albano Franco, centro de Aracaju, poderão fazer um pequena pausa para cuidar da saúde. O momento “Saúde na Feira” começa nesta quarta-feira, 19, às 13h, no Espaço Saúde, em frente a Guarda Municipal.
“Poucos conhecem esse lugar. Com essa ação, nós queremos popularizar e ajudar as pessoas a cuidarem da saúde”, afirma Soraya Vjekoslav, uma das integrantes do Movimento Popular de Saúde (Mops), responsável pela iniciativa. Soraya acredita que ações como essa podem melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos feirantes ao fazer uso de práticas integradas à saúde, como realização de massagens, verificação de pressão arterial, sessões de acupuntura, dentre outros.
Ela avalia que o trabalho às vezes condiciona as pessoas a deixarem a saúde de lado em virtude de uma rotina estressante e intensa. Dessa maneira, os serviços que serão ofertados de maneira gratuita visam chamar atenção dos cidadãos para o quão importante são os minutos dedicados a saúde. “Queremos sensibilizar os feirantes para que eles tenham consciência que há outros meios de encontrar o equilíbrio mental e emocional. Iremos realizar práticas de acupunctura auricular para diminuir o estresse, reiki – um método que cura por meio de energias-, tratamento com plantas medicinais e outros conjuntos de práticas integrativas”, destaca.
Apesar do foco ser o melhoramento do bem-estar dos feirantes, os clientes que estiverem por lá poderão ser atendidos também de forma gratuita para dar aquele “break” na saúde. O momento “Saúde na Feira” vai até às 16h30h e poderá ser estendido para o dia seguinte caso haja uma grande demanda.
por João Paulo Schneider e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B