Capitania dos Portos alerta para uso do colete salva-vidas

                                                                               Colete é o principal item de segurança (Foto: Pixabay)

O uso do colete salva-vidas está entre as principais orientações da Capitania dos Portos de Sergipe para este verão. O equipamento é considerado o principal item de segurança dos passageiros em embarcações.

O comandante Alessandro Black, explica que o colete é de uso obrigatório em moto aquática e recomendado em embarcações para determinados passageiros. “As pessoas têm uma ideia errada da obrigatoriedade do colete. Em lanchas e embarcações, o uso não é obrigatório, mas a gente pede que as pessoas idosas, com dificuldades de locomoção, menores de 12 anos ou que não sabem nadar, que usem o colete salva-vidas. Somente no moto aquática, é que condutor e passageiro devem vestir o colete”.

Ainda de acordo com o comandante, antes de partir, o condutor deve repassar um ‘briefing’ aos passageiros com orientações de segurança. “O condutor precisa dar um briefing aos passageiros, mostrando o local onde estão os coletes, pedindo que permaneçam sentados, que fiquem calmos em caso de emergência e que evitem os se aglomerar de um mesmo lado porque a embarcação pode virar”, orienta.

Para garantir a segurança e prevenir acidente com banhistas e condutores de embarcação, a Capitania dos Portos realiza a Operação Verão. Trata-se de uma intensificação das ações de fiscalização em embarcações, locais de concentração e também em condutores.

“Na embarcação, fiscalizamos o estado geral, a documentação e a presença dos equipamentos de salvatagem, a exemplo dos coletes e extintores. Também observamos se o condutor tem carteira válida para a embarcação e se fez uso de bebida alcoólica. Queremos conscientizar as pessoas de que elas não devem beber se estiverem conduzindo uma embarcação, pois podem causar acidentes, e colocar em risco suas vidas, de suas famílias e de terceiros”, detalha o comandante.

Para tirar dúvidas ou enviar denúncias à Capitania dos Portos, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (79) 99927 4930.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais