Na história da publicidade brasileira alguns produtos têm lugar destacado, como o Sabonete Eucalol, que mobilizava a população infanto-juvenil, com seus carros de propaganda, e principalmente com suas coloridas Estampas, colecionáveis por quem adquiria a caixa com três sabonetes. Além do Sabonete, “usado por vinte e cinco milhões de brasileiros, por terem encontrado nele o ideal dos sabonetes,” a Eucalol dava marca e fama a um Creme Dental, à base de eucalipto, Pó de Arroz, “fino, aderente, perfume delicioso”, o Petróleo, para evitar a queda e fortalecer os cabelos, o Sabão de Barba, “espuma copiosa” e o Talco refrescante. Na década de 1950, pelo interior sergipano, especialmente nas cidades das rotas rodoviárias, os carros com grandes bocas de projeção de som, atraíam a meninada com as promoções do Sabonete Eucalol, do Melhoral, que tinha um jingle conhecido – Melhoral, Melhoral, é melhor e não faz mal, do Conhaque de Alcatrão de São João da Barra, que ao lado das Pilhas Everedy patrocinavam as apresentações, a céu aberto, de Luiz Gonzaga e do Trio Nordestino, e de outros produtos de consumo geral. As Estampas do Sabonete Eucalol eram tão disputadas e colecionadas como os gibis em porta de cinema, nas matinês dos domingos. As Estampas fascinavam com suas cores, coleções, desenhos, textos, formato, um ícone de propaganda que parecia ser tão bom ou melhor que o produto que anunciava. Não havia limites para as coleções: bandeiras do mundo, bandeiras do Brasil, uniformes militares, temas da história, da geografia, textos populares, uma variedade imensa de motivos, bem ilustrados, bem impressos, que valorizava os colecionadores. Ainda hoje tem pessoas que guardam, com cuidado e ciúme, suas coleções de Estampas do Sabonete Eucalol. Nas feiras de antiguidades aparecem, no Rio de Janeiro e em São Paulo, Estampas avulsas ou organizadas nas coleções, atraindo o interesse imediato dos compradores. O célebre conto popular da Gata Borralheira (Cinderela) foi um dos conjuntos de 12 Estampas, com a face ilustrada e o texto no verso, entre os textos da propaganda dos produtos Eucalol. Quadros 1 e 2 Quadros 3 e 4 Quadros 5 e 6 Quadros 7 e 8 Quadros 9 e 10 Quadros 11 e 12 Permitida a reprodução desde que citada a fonte “Pesquise – Pesquisa de Sergipe / InfoNet”. Contatos, dúvidas ou sugestões de temas: institutotobiasbarreto@infonet.com.br.