
A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no tratamento de queimaduras no estado de Sergipe. No primeiro trimestre deste ano (janeiro a março de 2019), já foram registrados 180 vítimas de queimaduras das mais diversas formas, seja por fogos, substâncias químicas, líquidos ferventes, entre outros. Desse total, 45 pacientes precisaram continuar internados ou em observação para intensificarem o tratamento.
De acordo com a gerente da UTQ do Huse, Elmara Salgado, o aumento do gás de cozinha faz com que as pessoas recorram a outras alternativas para prepararem os alimentos. “Constantemente estamos recebendo essas vítimas aqui na UTQ. São vítimas de explosões e queimaduras externas de 2º e 3º graus, em que a recuperação é lenta e varia de acordo com a gravidade das lesões. Eles acabam improvisando um fogo com álcool automotivo e muitas vezes se acidentando”, ressaltou.
O álcool, muitas vezes, é colocado numa lata para que, em contato com o fogo, venha aquecer os alimentos, o que pode provocar incêndios seguidos de queimaduras com sequelas seríssimas, vitimando adultos e crianças
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B