Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, hormônio que controla a glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Até a próxima quinta-feira, 14, na ‘Semana do Diabetes’, o Ipesaúde estará realizando vários procedimentos para detectar possíveis complicações da doença.
O objetivo da ação é reforçar a promoção à saúde dos beneficiários portadores de diabetes, além de chamar atenção para a prevenção das complicações crônicas da doença, como amputações, cegueira, insuficiência renal e problemas cardíacos. Para isso, vários exames estão sendo ofertados das 7h às 17h.
A responsável técnica do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Fabiola Goes, conta que todo paciente passará pelo acompanhamento completo. “Nós organizamos os serviços para contemplar todos os níveis de verificação. Então, o paciente vai ser acolhido, responderá algumas perguntas importantes sobre o seu estado de saúde, depois vai passando pelo que chamamos de estações, cada uma com uma função diferente”, explica
Detecção das complicações
Os espaços foram organizados em estações, nas quais cada uma exerce uma função diferente no acolhimento, como a coleta de urina, para verificar a capacidade de filtragem dos rins e o nível de presença de proteínas descartadas; exame do pé em risco, que constata a presença de feridas, rachaduras, pele ressecada, unhas espessadas, calos e sensibilidade diminuída; avaliação odontológica, para verificação sangramentos na gengiva, mau hálito, infecções por fungos e bactérias; fundoscopia, que examina artérias, veias e nervos da retina, além de informações nutricionais para orientar os beneficiários sobre a importância da manutenção de hábitos.
Portador de diabetes e acompanhado pela unidade desde março deste ano, o beneficiário Paulo Roberto de Almeida, 68 anos, falou da satisfação em participar do evento. “Comecei a ser atendido aqui e posso dizer que é algo que me faz muito bem. Todos são excelentes profissionais, iclusive me ajudaram a eliminar 25 quilos, com reeducação, consultas com nutrucionistas e outras especialidades. Eu recebi o convite para estar aqui e fiz questão de participar do evento. É uma oportunidade a mais para refletirmos sobre os cuidados com a nossa saúde”, conta.
A unidade fica localizada na praça Almirante Tamandaré, 75, bairro São José. Funciona de segunda a quinta-feira, das 6h às 19h; sexta-feira, das 6h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do (79) 3211-2571.
Fonte: Agência Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B