Governo quer implantar Centro de Saúde na Maternidade Hildete Falcão

Secretário da Saúde debate parceria com representantes da Unit (Foto: Valter Sobrinho/Ascom SES)

O Governo do Estado já iniciou os debates para firmar parceria com a iniciativa privada para criação de um Centro de Saúde, que deve funcionar no prédio da antiga Maternidade Hildete Falcão. O projeto original era recuperar a área para manter o espaço como maternidade, mas ocorreram mudanças profundas no projeto original. No primeiro momento, houve debates com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para estabelecer parceria para uso daquele espaço, mas não ocorreram avanços. Agora, as tratativas estão em andamento com a Universidade Tiradentes (Unit).

Nesta terça-feira, 10, o secretário Valberto de Oliveira, de Estado da Saúde, se reuniu com diretores da Unit debatendo a instituição de uma Parceria Público Privada (PPP) para dar continuidade aos entendimentos para criação do Centro de Saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a PPP tem como objetivo viabilizar a oferta de serviços ambulatoriais nas áreas de medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia.

O secretário está otimista com a parceria e garantiu que o governo analisará a proposta da universidade privada. “Nossos interesses estão cada vez mais unidos e creio que a parceria será uma realidade em breve. A Unit já apresentou de forma específica as suas intenções e nós vamos analisar criteriosamente a proposta para que em breve possamos concluir o diálogo”, destacou o secretário.

O superintendente Acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos, ressaltou que a parceria fortalecerá a prestação dos serviços e também proporcionará um ambiente adequado para as atividades pedagógicas relacionadas à área de saúde. “Percebemos claramente neste segundo momento o desenvolvimento das negociações. Elas estão focadas no interesse comum às duas instituições, de forma que a parceria colocará em operação um equipamento com finalidade pública, mas que também ofereça um ambiente adequado para o ensino em serviço”, declarou.

Reordenamento

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, o Governo do Estado dará outra finalidade ao prédio onde funcionou a Maternidade Hildete Falcão Baptista devido a outras duas unidades desse porte que deverão entrar em funcionamento no próximo ano: o Centro Materno que será criado pela Universidade Federal de Sergipe, que funcionará em anexo ao Hospital Universitário (HU), e a Maternidade do bairro 17 de Março, que será mantida pela Prefeitura de Aracaju.

Na ótica da SES, a quantidade de leitos que serão criados nessas duas unidades será suficiente para atender à demanda de Aracaju, em obediência ao que preconiza o Ministério da Saúde (MS) nas portarias nº 1631 e nº 650, consolidadas na de nº 03/2017.

Dados da SES indicam que a estimativa geral para gestantes na região de Aracaju é de 13.816 mulheres, entre as quais 85% são pacientes amparadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que atende a um universo de 11.744 mulheres. Segundo a SES, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que na região de Aracaju haja 229 leitos maternos para atender este quantitativo de gestantes.

por Cássia Santana
Com informações da Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais