Economista acredita que Dia dos Pais impulsionará demanda reprimida

As expectativas para o comércio nos próximos dias são as melhores (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

A reabertura gradual do comércio em Sergipe coincidindo com a comemoração do Dia dos Pais, no próximo domingo, 9, promete impulsionar o comércio local. O economista Rafael Saldanha está otimista com a reabertura das lojas e reforça que a data comercial estimulará o consumo. “A volta do comércio em Sergipe próximo ao Dia dos Pais será a cereja do bolo para ampliar o movimento no varejo”, diz.

Os empresários tem a mesma expectativa. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos brasileiros pretendem presentear no Dia dos Pais este ano, o que significa que 91,2 milhões de consumidores devem ir às compras. E a movimentação financeira em todo o país será de R$ 17,9 bilhões.

Rafael Saldanha lembra que o possível resultado positivo não ocorre apenas pela data comemorativa, mas também por conta do apelo afetivo que o isolamento social provocou. “Apesar do brasileiro por si só ser consumista, acredito que numa situação normal as pessoas não estariam tão dispostas a gastar. Mas os quatro meses de isolamento e a demanda reprimida, junto com a data a comemorar, ampliarão o consumo. Antes as pessoas não podiam sair de casa, já outras não gostam de comprar online”, comenta.

Gangorra

Economista Rafael Saldanha: ‘o Dia dos Pais será a cereja do bolo’

O outro motivo enumerado por Rafael para aumento das vendas é o auxílio emergencial. Para ele, o benefício concedido pelo Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, MEI, autônomos e desempregados neste enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus provocou uma “gangorra” econômica.

Ele acrescenta que a crise emergencial acabou elevando o nível de vida das pessoas em extrema pobreza. “Tivemos um aumento no número de desemprego em todo país, mas o auxílio, que veio para fornecer proteção emergencial neste período, aumentou o nível de vida da classe mais baixa. Aquela família que antes recebia no máximo um salário mínimo, agora pode ter recebido dois auxílios e chegado a uma renda de R$1800 mês. Não resolve, mas no momento dá uma aliviada e aumenta o poder de compra dessas pessoas”, explica.

Eletrônico

Sem esquecer do comércio eletrônico, que ganhou força durante a pandemia, Rafael cita pesquisa do Google Brasil . Nela, 40% da população está disposta a fazer compras online para o Dia dos Pais. “Uma mudança de comportamento, já que o brasileiro tem um pouco de aversão ao e-comerce. Mas de acordo com a pesquisa do Google, a internet será o principal canal de comercialização, pois quase metade dos consumidores que vão presentear comprarão por lá”, diz.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais