A tecnologia tem sido uma grande aliada do setor público na busca pela otimização dos serviços ofertados ao cidadão e no alcance por melhores resultados, tanto na qualidade do que é oferecido quanto na eficácia da resolução das demandas.
Especialmente nos últimos meses, devido a situação de pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, os órgãos precisaram reinventar seus processos de trabalho e adequar suas rotinas à necessidade atual: menos presença física, melhor controle de entrada e saída de pessoas, mais eficiência no ambiente virtual.
Atenta a esta necessidade, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) de Aracaju tem investido em ferramentas que auxiliem na relação com a sociedade e aprimorem a execução dos serviços pelos seus colaboradores. O último investimento neste sentido está disponível no Portal do Contribuinte: o agendamento on-line. Com o novo recurso, o cidadão que precisar resolver pendências ou solicitar algum serviço ao órgão poderá fazê-lo marcando este atendimento através do site fazenda.aracaju.se.gov.br.
“A ferramenta desenvolvida é bastante simples, de fácil utilização, e contempla a necessidade de organização e agilidade. O primeiro passo é o cadastro no domicílio eletrônico, onde o contribuinte poderá acessar diversos serviços da Fazenda. Já cadastrado, ele escolherá uma data e horário para o atendimento presencial e receberá um comprovante, que deve ser salvo no próprio celular ou impresso. No dia e hora marcados, ele levará esse documento até a secretaria e não precisará enfrentar filas para receber o atendimento desejado”, esclarece o diretor de Tecnologia e Informação da Semfaz, Bruno Andrade.
A escritora e educadora, Camilla Canuto, utilizou o serviço e conta que ficou surpresa. “Precisei emitir, pela primeira vez, uma nota fiscal avulsa. Estava confusa, não sabia muito bem o que fazer. Sugeriram que eu fosse à Semfaz para me informar sobre os procedimentos necessários. Fui, mas havia várias pessoas na minha frente, aguardando sua vez, e eu não podia esperar muito porque estava atrasada para outro compromisso. Depois de uns 20 minutos na fila, acabei indo embora antes de ser atendida, pretendendo voltar no dia seguinte. Foi quando descobri que era possível agendar o atendimento pelo Portal do Contribuinte. Assim eu fiz. Agendei um atendimento às 8h, e, quando cheguei, fui rapidamente atendida. Consegui emitir minha nota sem problemas. Às 8h30, já estava voltando para casa”, relata.
Também é possível utilizar o recurso através do telefone 3179 -1100, escolhendo a opção “agendar atendimento”, onde o cadastro e o agendamento serão feitos pela própria atendente. Por enquanto, os assuntos direcionados ao Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC) ou ao Setor de Fiscalização é que estão com o recurso do agendamento disponível, onde é possível tratar sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Taxa de Localização e Funcionamento (TLF), além do atendimento para a Assistência Social, Procuradoria, Protesto, Nota Fiscal (pessoa física) e Nota Fiscal Eletrônica (pessoa jurídica).
Ambiente virtual
A Secretaria Municipal da Fazenda não deixou de atender o cidadão durante os meses da pandemia, pelo contrário. Foi justamente neste período que o Portal do Contribuinte recebeu um reforço e passou a oferecer 100% dos serviços ofertados pelo órgão. Em alguns casos, o atendimento é realizado no mesmo momento, em outros, o cidadão realiza um requerimento on-line e é atendido logo em seguida, podendo acompanhar o processo virtualmente. Para se ter uma ideia, foram 21 mil atendimentos presenciais entre os meses de abril e setembro de 2020. Já em 2019 o registro foi de 51 mil atendimentos.
“A compensação dessa diferença se deu exatamente com a utilização do portal. De maio a setembro de 2020, foram aproximadamente 91.700 usuários atendidos no ambiente virtual; no ano passado registramos 84 mil atendimentos”, detalha o secretário da Fazenda, Jeferson Passos. Segundo ele, um dos dados mais relevantes deste período foi o aumento de novos usuários chegando ao site, também entre os meses que compreendem a pandemia, onde se teve uma diminuição dos serviços presenciais e um aumento pela procura do ambiente on-line.
Em 2019, foram 69.100 usuários novos entre maio e setembro, número que chegou a 83.700 usuários no mesmo período deste ano. O crescimento da utilização da página também é confirmada através das visualizações. Foram cerca de 945 mil no ano passado e mais de 1 milhão em 2020. Dados que confirmam ser este o caminho para facilitar e agilizar o atendimento ofertado pelo serviço público. “Temos buscado investir na modernização de todos os processos da Fazenda, otimizando os sistemas internos e levando para o virtual tudo que facilitar a nossa relação com o contribuinte. A tecnologia está nos auxiliando a melhorar o serviço público e potencializar nossos resultados”, avalia o gestor.
Fonte: Semfaz/PMA
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