Seduc dialoga com entidades estudantis sobre retomada das aulas

O superintendente ainda pontuou algumas ações que foram feitas para preparar as unidades de ensino (Foto: Seduc)

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 16, com representantes de entidades estudantis para uma conversa sobre a retomada das aulas presencias, que na rede estadual de educação terá início na próxima terça-feira, 17, somente para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Pré-Universitário e da 4ª Etapa da EJAEM. O encontro aconteceu de maneira virtual, por meio da plataforma Google Meet, e contou com a presença da presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundários de Sergipe (Uses), Lizandra Dawany, e do coordenador da Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv), Eduardo Oliveira.

Durante a reunião, os representantes dos estudantis manifestaram a preocupação com a segurança sanitária dos alunos nas escolas durante a retomada das aulas presenciais, visando prevenir-se do contágio da covid-19. O superintendente destacou que se preocupa com a sinalização dos pais dos estudantes quanto ao desejo de que eles voltem agora para as aulas. “Angustia-me muito ter a devolutiva da impressão das famílias dos alunos. É importante que as famílias sinalizem se querem que seus filhos voltem às aulas presenciais”, disse.
Ele explicou que a volta se dará, primeiramente, com os alunos do 3º ano do ensino médio, porque eles farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro. Mas o retorno se dará em três horas presenciais, somente com 50% da capacidade das turmas, e os alunos irão se revezando em um sistema de rodízio.
O superintendente ainda pontuou algumas ações que foram feitas para preparar as unidades de ensino, como a liberação de recursos do Profin, a fim de que as escolas pudessem comprar materiais específicos de limpeza recomendados para evitar a transmissão da covid-19. Ele citou também investimentos na infraestrutura das escolas, transporte escolar e alimentação dos estudantes, entre outras melhorias. O professor Ricardo explicou que “todas as unidades deverão retornar até o dia 30, e deverão constituir um Comitê Escolar composto pelo diretor e por um representante dos professores, estudantes, funcionários e família dos alunos, para fazer o acompanhamento de como estará se dando o retorno das aulas”.
A presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas de Sergipe (Uses), Lizandra Dawany, acredita que o diálogo da Seduc com as entidades estudantis é importante para que que todo estudante tenha garantido seu direito à educação. “Esse novo momento que estamos vivendo pede novas estratégias para o bom desenvolvimento da educação. Precisamos retomar as aulas presenciais, garantindo todas as medidas de proteção à saúde dos estudantes e trabalhadores, fornecendo as condições e a infraestrutura necessárias e pensando estratégias de Busca Ativa para reverter esse cenário de evasão escolar. E isso só pode ser feito com a parceria e colaboração de todos que acreditam na educação”, declarou.

 

Fonte: Seduc 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais