SE tem casos suspeitos de reinfecção por nova variante da Covid-19

Amostras foram enviadas para Fiocruz (Foto: SES)

Mais de 30 amostras de sergipanos já foram enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE) para o laboratório especializado de pesquisa de vírus Fiocruz. As amostras foram enviadas para que o laboratório de referência faça a análise de sequenciamento genético para detectar se essas pessoas foram reinfectadas pela nova variante da Covid-19.

De acordo com o Cliomar Alves, superintendente do Lacen, essas pessoas não tem histórico de viagem, mas atendem aos critérios para a testagem genética. “São pessoas que tiveram testes de PCR positivos para a Covid-19 num período maior que 90 dias e que a carga viral está alta. Há pessoas testando positivo em menos de 90 dias, mas esses casos não representam necessariamente uma reinfecção, pode ser a reincidência do vírus que ainda está no organismo, e por algum motivo essa pessoa volta a apresentar sintomas. Por isso, as amostras suspeitas são de pessoas que testaram positivo duas vezes em mais de 90 dias”, explica.

Cliomar conta que a Fiocruz não deu um prazo para enviar os resultados das amostras, mas o Lacen já pediu celeridade ao Ministério da Saúde. “Ontem tivemos uma reunião com o Ministério da Saúde e fizemos esse pedido porque nós precisamos saber porque estamos recebendo tantas amostras em nosso laboratório de pessoas que já tiveram a Covid-19 testando positivo novamente”, diz.

O superintendente explica que durante a reunião com o Ministério da Saúde, um pesquisador do Estado da Bahia confirmou que a variante encontrada na África é muita mais contagiosa do que a cepa que circula no país. “Pode ser que uma nova variante já esteja circulando no Estado e reinfectando as pessoas que já tiveram a doença. Precisamos saber com que estamos lidando”, finaliza.

Nova variante da Covid-19

Foi confirmado na última quinta-feira, 14, a presença no Amazonas de uma nova variante do Covid-19, a mesma identificada recentemente no Japão. Uma mulher moradora de Manaus foi reinfectada pela nova variante. Novas cepas da Covid-19 foram detectadas também no Reino Unido e na África do Sul. Estudos iniciais apontam que essas novas cepas são mais contagiosas.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais