Docentes farão greve sanitária caso UFS retome aulas presenciais

Para a categoria, a defesa da vida e da saúde deve ser a prioridade no atual momento do país. (Foto: Seduc)

Em Assembleia Geral, os docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovaram, por unanimidade, o indicativo de Greve Sanitária caso haja alguma determinação para retorno às aulas presenciais durante o período de pandemia. Para a categoria, a defesa da vida e da saúde deve ser a prioridade no atual momento do país.

Segundo a Associação dos Docentes da UFS (Adufs), greve sanitária não significa a interrupção das atividades laborais, mas a continuidade da realização no formato remoto, como forma de proteção às vidas de todas as pessoas que circulam pela UFS. “Na Assembleia, a categoria repudiou a aprovação, na terça-feira (13), do regime de urgência do Projeto de Lei 5595/2020, pela Câmara dos Deputados. Pelo PL, fica proibida a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e universidades durante a pandemia”, salienta a entidade.

Além do indicativo de Greve Sanitária, as professoras e professores da UFS aprovaram a elaboração de uma carta direcionada aos deputados federais de Sergipe, expondo os perigos de aprovação do PL 5595, e o envio de um documento ao Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe).

“Vale mencionar que a aprovação do indicativo de Greve Sanitária, caso seja determinado o retorno presencial, é uma ação articulada pela categoria docente em todo o país. Desde fevereiro deste ano, quando o Ministério da Educação iniciou movimentações pela volta das aulas presenciais, que professoras e professores de diferentes partes do país têm aprovado essa possibilidade, a exemplo dos docentes da UFES, UFRGS, FURG, UESPI, UFLA, UFAM”, conclui a ADUFS.

O Portal Infonet entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da UFS. Mas até o momento não obteve resposta. Estamos à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.

Por João Paulo Schneider com informações da Ascom/ADUFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais