Garis e margaridas de Socorro farão paralisação de advertência

Categoria definiu em assembleia realizada na última terça-feira, 25, paralisar as atividades em Nossa Senhora do Socorro (Foto: Sindilimp/SE)

Garis e margaridas que trabalham no município de Nossa Senhora do Socorro farão uma paralisação de advertência na manhã da quinta-feira, 27, para cobrar da gestão municipal a vacinação contra a covid-19.

A categoria que atua em N. Sra. do Socorro já havia se reunido em assembleia na última terça-feira, 25, quando decidiu que faria a paralisação de advertência, caso a Prefeitura não enviasse uma resposta. Também ficou definido que se não houvesse uma solução concreta, os trabalhadores da limpeza de Socorro e São Cristóvão deflagrariam greve por tempo indeterminado no fim deste mês de maio.

“Se não recebermos uma resposta favorável da Prefeitura de Socorro, amanhã vamos paralisar as atividades no município. Será uma paralisação de advertência com duração de duas a quatro horas. Estamos esperando também uma resposta do município de São Cristóvão e vamos definir uma data para paralisar lá também, casa não chegue uma resposta. Vale lembrar que a greve para o final do mês está deflagrada nesses dois municípios, caso a categoria não seja vacinada contra covid-19”, explica.

De acordo com o Sindilimp/SE, ao todo, trabalham em Nossa Senhora do Socorro, 380 garis e margaridas, e em São Cristóvão, 130 agentes de limpeza. No dia 19 de maio, a categoria realizou uma assembleia e decidiu pela greve nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Mas com o início da vacinação da categoria em Aracaju e com a conclusão da imunização dos garis e margaridas na Barra dos Coqueiros, a greve nos dois municípios foi suspensa, sendo mantida apenas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Outro lado

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a vacinação para outra classe trabalhadora contra a covid-19: os garis e margaridas. A inclusão desses profissionais foi definida na semana passada após reunião entre o prefeito Padre Inaldo, o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, e representante da Torre.

A imunização para esses profissionais terá início nesta quinta-feira, 27, a partir das 14h, na sede da Torre em Socorro, e seguirá na sexta, 28, segunda, 31, e na terça-feira, 1°. De acordo com a SMS, em média 100 garis e margaridas serão vacinados por dia.

“Além do encontro que tivemos com o representante da Torre, também estive conversando com o secretário Dedé de Serviços Urbanos, onde realizamos as tratativas necessárias para a inclusão desses profissionais na lista prioritária de vacinação. Eles são profissionais que se arriscam todos os dias nas ruas, principalmente no recolhimento de lixos domésticos, e se tornam extremamente vulneráveis à contaminação pelo coronavírus”, explicou o secretário Enock.

O Portal Infonet entrou em contato com a prefeitura de São Cristóvão, mas até a publicação da matéria, não houve resposta. O Portal Infonet permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Karla Pinheiro

*A matéria foi alterada às 10h57 do dia 27/05 para acréscimo de nota enviada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais