IFS abre inscrições para formação em Educação e Relações de Gênero

Os encontros serão online (Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoverá uma programação especial para as terças-feiras do mês de julho. Durante os dias 06, 13, 20 e 27 será realizado o 1º Ciclo de formação em Educação e Relações de Gênero. Trata-se de um curso voltado ao estudo de gênero no Brasil e no mundo, sendo destino a servidoras e servidores do Instituto e membros do Programa Mulher, Gênero e Feminismo na Ciência.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via Sispubli, o sistema de publicação do IFS, no período de 16 de junho a 06 de julho. Os encontros serão on-line no horário das 19h às 21h, sendo realizados no Google Meet, com repositório de materiais e interação entre os participantes na plataforma: AVA/Moodle.

A ação é uma iniciativa das Pró-reitorias de Pesquisa e Extensão (Propex) e de Ensino (Proen), junto ao Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual (NIGEDS/IFS) e ao Grupo de Estudos em Relações de Gênero, Subjetivação e Discurso (GERDIS).

A coordenadora de Apoio à Pesquisa do IFS (COAP) e professora de História, Valéria Maria Santana Oliveira, explica que há diversos motivos para o estudo da temática, principalmente devido aos altos índices de violência contra a mulher, das relações de poder marcadas pelo machismo, feminicídio, transfobia, entre outros.

“O IFS, como instituição que prima pelo respeito às diferenças e pela eliminação das discriminações de qualquer natureza, não poderia ficar de fora da luta contra esses graves problemas sociais. Pensando nisso, diversos setores da instituição se somaram para a oferta deste curso de formação, na modalidade de Educação a Distância (EaD), cuja primeira versão acontecerá durante o mês de julho”, diz a docente.

Confira a programação:

ENCONTRO 1: Feminismos e questões de Gênero
MINISTRANTE: Profa. Ma. Késia dos Anjos Rocha (PPGED/UFS)
MODERADORA: Profa. Dra. Héstia Raíssa Lima Precoma (IFS/Campus Lagarto)
DATA: 06/07/2021

ENCONTRO 2: Violências de gênero: patriarcado e relações de poder.
MINISTRANTE: Prof. Dr. Gilvan da Costa Santana (IFS/Campus Aracaju)
MODERADOR: Prof. Dr. Sérgio Lima dos Santos (IFS/Campus Lagarto)
DATA: 13/07/2021

ENCONTRO 3: Gênero, raça e classe: discriminação, preconceito e opressão
MINISTRANTE: Adv. Valdilene Oliveira Martins (Instituto RESSURGIR Sergipe)
MODERADORA: Profa. Dra. Mariana Emanuelle Barreto de Gois (IFS/Campus Glória)
DATA: 20/07/2021

ENCONTRO 4: Velhas e Novas Masculinidades
MINISTRANTE: Prof. Dr. Marcos Santana de Souza (UFS/Campus São Cristóvão)
MODERADOR: Prof. Edimilson da Silva Oliveira (IFS/Campus São Cristóvão)
DATA: 27/07/2021

Fonte: IFS/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais