Sexta-feira passada, como todo Lagartense que se preze, fui assistir ao lançamento da pedra fundamental do novo Campus Universitário de Saúde da UFS em Lagarto.
Não é todo o dia que a nossa cidade adquire status de cidade universitária.
A viagem embalada em grandes perspectivas de interiorização do desenvolvimento e no Trem das Cores, de Caetano, com Trilhos Urbano…Cinema Transcendental, tribos urbano, Gal cantando Balancê....era pura euforia.
E Lula um fenômeno da comunicação de massas…Todos, sem exceção, crianças, adolescentes, velhinhos e velhinhas esperavam ansiosamente pela sua fala que iniciou com algo do tipo:
-“Estou muito feliz de estar em Lagarto, mas hoje eu vou falar pouco, pois é dia dos namorados, e eu tenho que voltar para casa.
A Marisa está me esperando.
Aliás vocês precisam me ajudar com a Marisa”…
A platéia que emudeceu para ouvi-lo, se deliciou com a confidência.
Essa histórica viagem do presidente a Sergipe significa investimentos pesados em educação e sabemos que educação é tudo!
É a única forma de mudar de vida…além do futebol e música.
Mas estes exigem talento e já educação é para todos.
Todos tem capacidade de aprender e, só assim, transcender realidades…
No meio de tantas expectativas me deparei com uma matéria na VEJA sobre educação intitulada: “Ensinar é para os Melhores”, que explica como Cingapura partiu de um patamar semelhante ao africano para figurar hoje entre os melhores do mundo em sala de aula.
Vale a pena ler que lá, Professor tem status e que a ideia é que os mais talentosos do país sirvam à educação….o bom salário inicial , semelhante ao de um engenheiro no mesmo estágio.
No dia dos professores, o presidente faz questão de receber aqueles que deram contribuições especiais às suas escolas.
Os melhores ganham prêmios em dinheiro e são adorados pela população. Tudo isso explica a altíssima procura pela carreira.”
(Veja!Edição 2115-pág 102).
No Brasil, ainda, começamos pelas grandes obras…
Precisamos ir além!
“Se você pensa que educação custa caro experimente a ignorância.” Já dizia Anita Roddick.
Mulher rendeira-Bonecas de panp de Glória-Foto Ana Libório