OPERAÇÃO FOX NÃO É COISA DE CINEMA

Parece até coisa de cinema, mas não é. A Operação Fox deflagrada pela polícia federal em três estados (Sergipe, Alagoas e Bahia) mostra claramente o que todos no meio político já sabem: prefeitos fazem “festa de arromba” com verbas públicas, há muito tempo, não somente em Sergipe como também em quase todos os Estados da federação. São milhares de prefeitos por aí afora, pintando e bordando com os recursos públicos de seus respectivos municípios. Muitos deles chegam a ter a ousadia de andar com o talão de cheques da prefeitura no bolso para pagar eventuais despesas que surjam pela frente. E não me venha dizer que isso é fruto de uma imaginação prodigiosa. Exemplos existem de sobra, aqui mesmo em Sergipe.

 

Insaciáveis, esses prefeitos não se contentam com os “parcos” recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), distribuído após o rateio do ICMS, e “investem”, ferozmente, contra as chamadas verbas carimbadas. Ou seja: recursos com destinação previamente definida para áreas essenciais como Educação e Saúde. O rico Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) é um bom exemplo disso. Com esse dinheiro, prefeitos compram o que bem entendem, superfaturam licitações de livros e se locupletam com gordas comissões, pagas regiamente por fornecedores.

 

Mas não é somente o Fundef que serve a tal finalidade. As emendas ao Orçamento da União para realização de “obras fundamentais” nos Estados e municípios já deixaram muitos deputados federais, senadores, governadores e prefeitos satisfeitíssimos, com sorriso largo até as orelhas.

 

Aliás, no meio político sergipano todo mundo sabe quem ficou milionário da noite para o dia após “emendar ou ser emendado” pela Comissão de Orçamento do Congresso Nacional. A nova moda, inclusive, é virar fazendeiro. Investir na pecuária…Com plantel de vacas impressionante. Daquelas que parem 10 bezerros por mês. Um espetáculo!

 

Por falar em espetáculo, lembrei-me dos shows realizados para a diversão e alegria do povo em festas de padroeiras, em inauguração de obras, e no São João e São Pedro, tipicamente nordestinos. Grandes festas! O mega empresário do show business simãodiense, Zé de Helena, que o diga.

 

……………………….

 * Não deixe de ler a cobertura completa da Operação Fox, na Revista de Domingo da próxima semana (23.07), disponível em qualquer banca de revistas da capital ou do interior. Simplesmente, imperdível!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais