Defesa Civil de Aracaju está em alerta para a instabilidade climática

(Foto: Marcelle Cristinne/Arquivo/Secom)

A Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes com atenção redobrada à instabilidade climática, na capital sergipana, desde a emissão do alerta para chuvas moderadas, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Até o momento, apesar da grande incidência de trovões e relâmpagos, na madrugada desta segunda-feira, 24, o acumulado registrado foi baixo, com apenas 26 milímetros (mm) de chuva nas últimas três horas.

Os dados são da Defesa Civil de Aracaju, que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Ainda segundo o órgão, não houve registro de ocorrências, relacionadas às precipitações, através do número emergencial 199. De forma preventiva, por meio do Serviço de Alerta por SMS – 40199, a população foi informada sobre a previsão de chuva, de maneira a manter atenção, especialmente nas áreas de risco.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que as equipes da gestão municipal atuam de forma coordenada para atender a população e minimizar os impactos que possam ocorrer.

“Há monitoramento constante de áreas de risco e ações preventivas contínuas. As equipes estão preparadas para atender as demandas da população e mantêm o acompanhamento da instabilidade climática, na capital, para adotar as medidas que forem necessárias à redução de riscos”, destaca Luís Fernando.

Em relação aos cuidados a serem adotados em virtude da incidência de raios, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, pontua aspectos a serem considerados. “É importante evitar áreas abertas ou descampadas, assim como ambientes aquáticos. Também não é seguro se abrigar debaixo de árvores ou próximo a postes. Orientamos que as pessoas se mantenham abrigadas em ambientes fechados, ou, se estiver na rua, dentro dos veículos”, explicou o coordenador.

Canais

Os canais da cidade suportaram positivamente o volume das águas. Este fato é consequência das ações preventivas de limpeza e monitoramento planejadas pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Neste sentido, no início da manhã desta segunda-feira, foi realizada uma vistoria em canais da região central e das zonas Norte e Sul da cidade, assim como das avenidas Airton Teles, Francisco Moreira, Ministro Geraldo Barreto Sobral, além dos situados nos conjuntos Médici, Lourival Batista, entre outros. “Avaliamos o escoamento das águas pluviais e nenhuma intercorrência foi constatada, até o momento”, informa o presidente da Emsurb em exercício, Bruno Moraes.

Já as atividades de desobstrução estão concentradas ao longo do dia em canais dos bairros 17 de Março, Centro, na avenida Gonçalo Prado Rollemberg e na Aruana, nos residenciais Porto Sul e Aquários, onde ocorrem de forma manual.

No Santa Maria e no Loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, o serviço está sendo realizado com o uso de maquinário. Já a metodologia por barragem móvel está sendo utilizada na avenida Salatiel, no Olaria, bairro em que o serviço conta também com o suporte da minicarregadeira tipo bobcat. As telas de contenção instaladas nos canais do Médici e da avenida José Conrado de Araújo também passaram por limpeza.

“Seguimos em alerta e integrados aos demais órgãos municipais para minorar eventuais transtornos à população, no caso das chuvas persistirem no decorrer dos dias”, frisa Bruno Moraes.

Serviço de Alerta

O alerta emitido da manhã do domingo (23), com vigência para 48h, segue até esta terça-feira, dia 25. Em caso de emergência ou possíveis riscos ocasionados pelas chuvas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Aracaju através do número 199, que funciona 24h, todos os dias da semana

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuva, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais