Vazão em Xingó será de 1500m³/s partir deste final de semana

Vazão em Xingó será de 1500m³/s partir deste final de semana (Foto: arquivo/ Chesf)

Conforme divulgado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a partir deste final de semana a vazão na Hidrelétrica de Xingó será de 1500m³/s. A medida também valerá para os feriados. Os atuais 2.000 m³/s permanecerão nos dias úteis.

O motivo da mudança, segundo a Chesf, é processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Ainda de acordo com a Companhia, o controle das vazões na Bacia do Velho Chico vai assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou João Henrique Franklin, diretor de Operação da Companhia.

No entanto, a companhia afirmou que a situação hidrológica no Rio São Francisco é permanentemente monitorada e que pode ocorrer alteração na vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração de energia apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Companhia reforçou ainda a importância da não se ocupar as áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.

por João Paulo Schneider 

Com informações da Chesf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais