Meliantes de alto poder aquisitivo furtando água.

     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça 
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

De parabéns o Ministério Público da cidade de Tobias Barreto (SE) em abrir investigação – a pedido da Deso – e acionar a polícia para realizar uma operação para prender 10 pessoas que furtavam água da Deso em um bairro da cidade. De parabéns a diretoria da Deso que percebeu algo estranho no volume de água que é distribuído em Lagarto para atender Tobias Barreto. A empresa fez uma fiscalização in loco e constatou diversas irregularidades mandando a denúncia ao MP que acatou o pedido e montou a operação com a força policial.Parabéns também para o delegado da Polícia Civil de Tobias Barreto, o competente Francisco Gerlândio que comandou a operação.

O mais horrível – o crime do furto de água não se justifica em qualquer situação – é que os meliantes (este é o termo correto) têm um alto poder aquisitivo com casas com piscinas, dois carros na garagem. Ou seja, não são pessoas que passam fome, desempregadas e não têm como pagar a conta de água. São meliantes que no dia a dia devem se prevalecer de manobras e ações para ludibriar o próximo e o poder público.

O blog está tentando descobrir os nomes dos meliantes para divulgar. Sergipe precisa saber quem são estes meliantes que passam a imagem de cidadãos de bem e cometem um crime desta natureza que não tem outra explicação lógica do que se “dá bem”. Imagine a educação que estas pessoas passam para seus filhos.

Desta vez o barato saiu caro. E o melhor: novas operações já estão sendo programadas para serem realizadas, não só em Tobias Barreto, mas em outros municípios. Furto de água é crime e deve ser punido exemplarmente. A água que está sendo furtada, com certeza, está fazendo falta para alguém mais necessitado.

Por isso, este espaço sempre lembra: a humanidade não deu certo. A maioria só pensa no individual, esquece da coletividade. A pandemia não serviu para melhorar o relacionamento humano. Por isso, a raça humana está em extinção pelos seus próprios erros e continua destruindo a Terra.

Rio São Francisco, um cavalo de raça, uma pistola automática e a sigla CNJ. O que todos têm em comum? Um leitor da região do Baixo São Francisco enviou esta charada para o blog decifrar. O titular deste espaço está quebrando a cabeça: é preciso muita concentração e memória começando de 2020 para cá.

Como dizia João Alves: contra fatos e fotos não tem argumentos E não é que os leitores do blog, via Brasília, enviaram algumas fotos interessantes de confraternizações “em família” de um político sergipano com o clã Bolsonaro! O problema é que o político não é de direita, pelo menos nas redes sociais, onde ele destila críticas vorazes ao governo Bolsonaro. Porém, nos bastidores, principalmente com o senador Flávio Bolsonaro, não tem um mês sem comemorações. As madames fazem questão de tirar fotos juntinhas, como se fossem comadres de longo tempo… A verdade é quem só briga é o pequeno que ainda acredita nesta turma…

Foto: site da arquidiocese de Aracaju


1 ano sem Tânia Hoje, 29, faz 1 ano do falecimento de Tânia Maria, que trabalhou por mais de 15 anos na cúria metropolitana da arquidiocese de Aracaju e foi a secretaria do polêmico arcebispo d. João Costa. Da parte do arcebispo nenhuma referência ou recordação, porém o ministro da propaganda, utilizando a imprensa marrom e oficiosa, insiste em dizer que ele é sensível. Se alguém quiser saber o grau de sensibilidade do arcebispo e a verdade dos fatos é só ligar para a filha ou o genro da saudosa Tânia. Ou perguntar a qualquer funcionário da arquidiocese.

O rei da insensibilidade Quem conhece em profundidade o arcebispo de Aracaju só tem uma conclusão: ele é insensível e só pensa em dinheiro. “Ele não está nem aí para as pessoas. Ele só se aproxima de pessoas ricas e que possam dar algum retorno para ele”, disse um forte aliado do vigário-geral da arquidiocese.

Onde está o dinheiro? Será que “o gato comeu” o dinheiro da venda do colégio arquidiocesano? Ontem, na reunião com o clero, o arcebispo disse que o dinheiro só deu para pagar as dívidas. E por que ele não presta contas aos fiéis católicos de Sergipe? O blog insiste em perguntar: quanto foi o valor da comissão da venda e quem recebeu? Arrepare, Osmário, o arcebispo tem medo de responder.

Imprensa oficiosa e marrom Além de bajulador, um conhecido jornalista da imprensa oficiosa e marrom não se deu por satisfeito com a entrevista dada pelo ministro da propaganda e passou a ser uma espécie de marqueteiro do atual arcebispo de Aracaju, d. João Costa, cuja imagem está tão desgastada quanto ao do presidente fanfarrão da república Bolsonaro. Com o objetivo de tentar passar uma imagem de líder, divulgou que o arcebispo “líder” será recebido pelo Papa “líder. Ainda bem que em Sergipe todos se conhecem e a imprensa oficiosa e marrom não tem nenhuma credibilidade. O jornalista deveria saber que a visita que o arcebispo fará é uma visita obrigatória para todos os bispos.

Comportamento estranho Ontem, na reunião do clero, o comentário geral era sobre o comportamento estranho do arcebispo d. João Costa. Ele não fala mais nada. Entra mudo e sai calado. Alguns dizem que ele está muito doente e poderá ser obrigado a renunciar. A reunião foi conduzida pelo 1º ministro, enquanto o chefinho sonso vigiava os seus colegas e também ficou calado. Dizem que o arcebispo está muito preocupado com a visita obrigatória que fará ao Papa Francisco em maio. Será que ele está com medo do Papa chamar a sua atenção por causa dos maus comportamentos à frente da arquidiocese de Aracaju? Crendeuspai.

INSS: greve dos médicos peritos prejudica o trabalhador que não tem culpa de nada Triste do trabalhador que se afastou do emprego por acidente de trabalho ou alguma cirurgia. Se o patrão não for benevolente e ajudá-lo está passando fome. Um exemplo de um caso em Sergipe: o trabalhador fez uma cirurgia em janeiro de 2022 e marcaram a perícia para esta semana. Como os médicos estão em greve remarcaram para setembro de 2022. Ou seja, o trabalhador afastado só recebe o salário pelo INSS depois de passar pela perícia, retroativo a data do afastamento. E ele vai comer como? Ainda bem que tem patrão sensível que não deixa o trabalhador na mão.

Três novos juízes serão empossados no TJSE nesta sexta-feira Será realizada nesta sexta-feira, 29, às 17 horas, a solenidade de posse de três Juízes Substitutos do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O evento acontecerá no Auditório “José Rollemberg Leite”, no Palácio da Justiça, Centro de Aracaju, com transmissão ao vivo no canal TJSERGIPE, no YouTube. O edital de abertura para provimento de cargo de Juiz Substituto no TJSE foi publicado em agosto de 2015. A primeira fase do concurso, a prova objetiva, foi realizada no dia 29 de novembro do mesmo ano. Inscreveram-se para as 14 vagas, sendo 20% reservadas para candidatos negros e 5% para deficientes, 4.428 candidatos, uma concorrência geral de 316 candidatos por vaga.

Nomes Os candidatos que participaram da primeira etapa, somente 441 foram habilitados para a segunda (prova escrita discursiva). As etapas seguintes foram relativas às provas de sentença cível e de sentença criminal, realizadas em 2016. Por fim, os candidatos passaram por prova oral, avaliação de títulos e exames psicotécnico e de saúde. Na oportunidade serão empossados os bacharéis Gilvani Zardo, Roberta Campos Corrêa e Gil Maurity Ribeiro Lima.

Governo de Itabaiana autoriza novas ordens de serviços estruturantes para o município Na manhã de ontem (28), o Governo de Itabaiana, através do prefeito Adailton Sousa, assinou nove ordens de serviços estruturantes que irão beneficiar em grandes proporções o município. As nove ordens de serviços são as seguintes: Instalação de luminária LED inteligente em cerca de 64 ruas; Reforma e ampliação de três escolas municipais (Escola Municipal Maria Elizete Santos no conjunto Gilton Garcia, Escola Municipal Liberato Menezes no Povoado Várzea da Cancela e Escola Municipal Luiz Floresta no Povoado Bom Jardim. O município também vai construir uma Creche e Pré-escola no Bairro Queimadas.

Povoados O prefeito Adailton Sousa também assinou uma ordem de serviço para construção de um Pit Stop para ciclistas no Povoado Serra e uma ordem de serviço para a construção de uma praça no povoado Zanguê. O Governo de Itabaiana também realizará a pavimentação asfáltica em diversas ruas do Povoado Bom Jardim; a pavimentação a paralelepípedo e construção de uma passagem molhada na região da Baixa Fria no Povoado Mangabeira.

Continuidade do trabalho O prefeito Adailton Sousa celebrou mais um avanço na infraestrutura do município e o comprometimento na continuidade do bom trabalho. “Estamos felizes por estarmos avançando cada vez mais nas obras do nosso município. Além de termos confirmado a realização da nossa festa dos caminhoneiros, apresentamos aos nossos itabaianenses novas ordens de serviço que irão melhorar ainda mais a vida do nosso povo”, destacou. Além do prefeito Adailton Sousa, participaram do ato de assinatura, a secretária de obras, Deilza de Assis; o presidente da câmara de vereadores, Marcos Oliveira; a vereadora Paulinha da Saúde e os vereadores Joãozinho do Lagamar, Moisés de Aciole e Breno de Vardo.

Enviado pela assessoria do ex-senador Eduardo Amorim: “Bom-dia Claudio. É de ficar triste com esse julgamento enviesado, distorcido, torcedor e longe da verdade, principalmente quando vem de quem prega um jornalismo justo que não deixa misturar sentimentos de torcida. Antes disso, meu respeito sempre você teve! Pois bem, de fato o meu grupo político hoje é menor, mas aprendi que não adianta ter centenas de lideranças se o povo não entender ou aceitar a verdade. A história está repleta de políticos que tiveram todas as lideranças e prefeitos, mas não tiveram aceitação do povo e, portanto, foram derrotados; e outros que tinham apenas a compreensão popular e foram escolhidos. De fato Cláudio, o tempo sempre foi meu aliado e aliado da verdade: é só querer olhar o que pregamos e, mais do isso, o que vivemos. Se quase tudo que falamos nas nossas campanhas o tempo vem confirmando a verdade, é porque nunca abrimos mão dela em nenhum momento. Estou muito tranquilo e crente na nossa pré-candidatura porque temos histórias e trabalho prestado para mostrar. Fui escolhido o melhor senador de Sergipe e honrei o povo sergipano com um mandato ético, transparente e propositivo, seja com a apresentação de projetos de lei, de emendas constitucionais, na defesa firme dos interesses dos sergipanos da tribuna do Senado, na busca de recursos de investimentos para obras e demandas de interesse do nosso Estado. Portanto colega, tenho não apenas cacife, mas muito mérito e histórico para apresentar-me como pré-candidato ao Senado.”

Estância: Prefeitura abre vagas para processo seletivo do Grupamento Guarda-Vidas A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, por intermédio da Guarda Municipal de Estância, torna público o edital referente ao processo interno de inscrição para cadastro reserva do Grupamento Guarda-Vidas da GME. As inscrições serão realizadas de forma presencial de 2 a 20 de maio na Secretaria da Defesa Social, localizada à Rua Capitão Salomão, 135, no centro de Estância.

Turismo “A evolução dos atrativos turísticos da região litorânea de Estância, aliada a melhoria da malha viária realizada por meio do governo estadual, aumentou consideravelmente o número de turistas e visitantes que frequentam as praias em busca do banho do mar, portanto visando potencializar a ação preventiva desses banhistas, lançamos, atendendo determinação do Gestor Municipal, o edital do presente processo seletivo, visando aumentar o contingente de Guarda Vidas para aumentar o potencial de atuação e Segurança aos banhistas”, destacou o Coronel Enílson Aragão, secretário municipal da Defesa Social e Cidadania. Os interessados poderão acessar o edital completo com todas as informações no link:
https://www.estancia.se.gov.br/Handler.ashx?f=f&query=9ecdb74e-44d6-441d-ac3a-adbecb27ef72.pdf

Procuradoria da Mulher da Alese realiza Roda de Conversa O empoderamento feminino, cada vez mais presente nos dias atuais e o autoconhecimento, fundamental no controle das emoções, foram temas de uma Roda de Conversa realizada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe ontem, 28, na Escola do Legislativo João de Seixas Dória. O evento faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Mulher, comemorado no próximo sábado, 30. Na programação, um coffe-break, palestras com a psicoterapeuta Bia Munaretto, a empresária Lilian Teles e a terapeuta holística Alana Aynore, além da apresentação da bailarina Anna Kadosh.

Vertentes A procuradora da Mulher na Alese, deputada Goretti Reis (PSD), ressaltou a necessidade de trabalhar não apenas a questão da violência contra a mulher, mas todas as vertentes do universo feminino. “Falar sobre o empoderamento da mulher é importante para mostrar que ela tem potencial e capacidade para galgar qualquer espaço que queira dentro do contexto de viver em sociedade. É importante trazer essas temáticas com a proximidade do Dia Nacional da Mulher em referência a uma das mulheres que fizeram história, a enfermeira mineira Jerônima Mesquita, que liderou o movimento feminista no país colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres, passando a ser uma referência de luta e conquistas”, observa.

Empoderamento Segundo a coordenadora da PromuAlese, a advogada Patrícia Erlichman, destacou o Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril. “Essa data geralmente é esquecida porque as pessoas se apegam muito ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Nesse evento nós tivemos o cuidado de não focar muito na violência contra a mulher, mas ela precisa se conhecer e hoje estamos debatendo o autoconhecimento, o empoderamento feminino porque quando a mulher se conhece, ela cresce, ela sabe os seus direitos, onde se colocar e onde procurar ajuda e consegue sair do ciclo vicioso. O mental da mulher também é muito importante e a nossa procuradora Goretti Reis sempre está em busca de melhorias de atendimento tanto jurídico quanto psicológica, importantes para a saúde das mulheres”, complementa.

Autoconhecimento A psicoterapeuta Bia Munaretto ressaltou a importância do autoconhecimento para o empoderamento feminino, de conhecer os próprios valores e ideais. “Conhecer o que realmente quer, quais são os desejos da alma porque nós mulheres fomos ensinadas que para sermos boas o suficiente, precisamos estar sempre agradado a todos e quando a gente agrada a todos, se desagrada e ai começa a entrar num processo de não ser leal ao que a gente sente e quer verdadeiramente. O autoconhecimento promove esse contato com a nossa consciência para que melhore a nossa relação com nós, com o outro e com o mundo. Tudo muda quando você cuida de você e se prioriza”, enfatiza.

Consciência A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT), Érika Leite Santana, enfatizou que a responsabilidade da luta que as mulheres carregam dentro das trajetórias de trabalho e de vida só aumenta quando se tem a consciência de quantas não puderam se fazer presentes ao evento. “Essa ação hoje que marca o Dia Nacional da Mulher, só reforça que nós mulheres, dentro de um país tão grande, continental, somos tão diversas. Nosso estado é pequeno, mas tão rico de mulheres que nos seus municípios trazem consigo no seu bojo, a luta e o nosso papel dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é compreender essa diversidade e as dificuldades que são postas, para assessorar, sensibilizar e propor políticas públicas para as mulheres quilombolas, indígenas, trans e cis de diversas idades, fortalecendo e construindo uma rede que deve ser tecida cotidianamente e quando é rasgada é preciso estarmos dispostas a reconstruir juntas para tecer novamente em favor dessa luta”, entende.

Aracaju: Através da Emurb, em cinco anos, Prefeitura investe quase R$ 50 milhões em obras no Santa Maria O Bairro Santa Maria vem sendo vem sendo transformado pela atual administração de Aracaju. De 2017 até aqui, foram realizadas mais de 20 obras no bairro, em várias frentes: da mobilidade à saúde, passando por educação e assistência social. Já foram finalizadas a interligação das avenidas 4 e Alexandre Alcino; complementações da infraestrutura dos conjuntos Padre Pedro, Valadares e Marivan; infraestrutura da comunidade Santa Maria, residencial São Lucas, loteamentos Senhor do Bomfim e Paraíso do Sul; e a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Ferrari: aportes fundamentais para o desenvolvimento No momento, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução dos projetos, executa mais obras na localidade: as construções de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Infantil (Emei), além da infraestrutura da avenida Alexandre Alcino e estrada da antiga lixeira. Nos últimos cinco anos, já foram R$ 49.317.318,60 investidos no bairro e, para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, estes são aportes fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

Lama e poeira “É um trabalho que muda a vida das pessoas. Já fizemos muita coisa no Santa Maria, tiramos muita gente da lama e da poeira, entregamos o CRAS para facilitar o acesso das pessoas a políticas assistenciais, estruturamos eixos viários, e todo esse conjunto se converte em qualidade de vida”, frisa o gestor.

Mais três obras No último mês de março, durante as celebrações do aniversário de 167 anos de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou ordem de serviço para início de mais três obras: a reconstrução Unidade Básica de Saúde Elizabeth Pita, que foi demolida e funciona em prédio adaptado desde 2019; a reurbanização da praça 01 e urbanização da praça 02. “São mais três grandes presentes para a comunidade do Santa Maria. O posto de saúde havia sido desativado pela gestão anterior, então, estamos devolvendo o acesso à atenção primária qualificada para parte do bairro. Com as praças, a população terá lazer de qualidade, com horta, equipamentos de ginástica e bela área de convivência”, explica Ferrari.

2ª Expo Indústria é aberta com entrega da Comenda Zeca Mesquita A 2ª Expo Indústria, Comércio e Serviços iniciou na quinta-feira, 28, com a entrega da Comenda Zeca Mesquita, honraria destinada a autoridades, empresários e pessoas que prestam um grande serviço para a sociedade. O evento segue até o sábado, dia 30 de abril, no Shopping Peixoto, em Itabaiana, com exposições, debates, palestras, tecnologia, visitas técnicas, cursos e muitos negócios.

Presenças O troféu foi entregue para o prefeito Adailton Souza; para o deputado federal e presidente da Fecomércio, Laercio Oliveira; Superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César Santana; superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado; o presidente da FACIASE, Marcos Pinheiro; o presidente da FIE, Eduardo Prado de Oliveira; presidente da ANOREG-SE, Henrique Maciel; presidente da ACESE-SE, José Carlos Tavares dos Santos.

Homenagens Além disso, também foram homenageados os empresários Messias Peixoto, Jeferson Machado, Márcio Gibsom Araújo Dias, Carlos Eloy Filho, José Queiroz Filho, Marcos Henrique de Lima, Sandra Mendonça, Altamiro Brasil, Jamisson Ferreira, José Goes Filho, José Joaquim de Jesus, Josué Nascimento Cunha, Luiz Carlos Santana, Taís Cristina (Representando Portal e TV ITNET), Thais Nascimento Prudente (Gerente do Shopping Peixoto), Edilson Barroso Guimarães (Coordenador Geral do Agreste Central Sergipano do SEBRAE) e Gabriel Machado (Representando as MEI´S).

Cadeia produtiva A feira reúne oito setores da cadeia produtiva em prol do fomento da economia sergipana. Para melhor comportar toda a estrutura, foram montadas quatro áreas distribuídas pela Praça de Eventos, Praça de Alimentação, estacionamento, corredores centrais e o auditório do shopping. Os locais são denominados em: Feira da Indústria; Indústria do Turismo e do Conhecimento; Pavilhão das Exposições e Praça de Alimentação.

Prestigio Para o organizador do evento e vice-presidente da Acese/Itabaiana, Luiz Bispo, a abertura já mostrou toda a força da feira. “Foi bem prestigiada, onde marcou presença os gestores do Sistema S e comerciantes que vieram conferir como é importante a Expo Indústria, que coloca na vitrina todo o potencial econômico do nosso município. Aqui todos podem ver o que Itabaiana tem de melhor”, declarou.

Desenvolvimento O deputado federal e presidente da Fecomércio, Laercio Oliveira, externou sua satisfação em participar da feira. “Tenho uma satisfação enorme de trabalhar pelo desenvolvimento do Estado e tenho o privilégio de ter acreditado na Expo Indústria, porque precisamos colocar luz sobre o parque industrial de Itabaiana, porque todo mundo canta em prosa e verso o comércio, mais a indústria é forte e consolidada”, frisou.

Oportunidade O superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado, falou que este é um momento de muita oportunidade. “Itabaiana certíssima de realizar estes eventos presenciais que envolvem não só a indústria, como também toda uma cadeia produtiva, como comércio e serviços que precisam ser estimulados porque sofreram muito durante a pandemia. Este momento tem algo de especial, que vai além de oportunidade de negócios, mais sim de consolidar uma posição empresarial que é tão forte em Itabaiana”, relatou.

Belivaldo Chagas determina implantação dos serviços de hemodinâmica no Huse O governador Belivaldo Chagas informou, nesta quinta-feira (28), que o Estado implantará o Setor de Hemodinâmica no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). A implantação do serviço vai permitir diagnosticar e tratar, com maior segurança e a partir de métodos minimamente invasivos, pacientes com problemas agudos, como infartos e AVCs. O anúncio aconteceu durante visita à unidade nesta manhã.

Divisor de águas Belivaldo afirmou que a instalação da hemodinâmica será um divisor de águas na qualidade da assistência aos pacientes do Huse. “Reforçamos o nosso compromisso com a saúde pública do estado, já que a tecnologia em saúde é essencial. Vamos ofertar a criação de novas linhas de cuidados especiais para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que estão entre as doenças que mais matam no mundo. O Huse terá o que há de mais moderno na medicina para salvar vidas, pois essa é a nossa missão, cuidar dos sergipanos”, afirmou.

Esforço A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, destacou o esforço da gestão para qualificar e humanizar o atendimento à população assistida pelo Huse. “O trabalho feito no Huse é constante. Temos um grande desafio de oferecer o melhor atendimento às pessoas que procuram o hospital e, para isso, estamos sempre buscando uma gestão eficiente, ampliando serviços e qualificando os profissionais”, enfatizou Mércia. Toda matéria aqui.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



E no fim de semana o Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques: https://www.instagram.com/botecoaruana/
Reservas e delivery: 79 99912 – 25-25.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


OPINIAO

O futuro do SUS. Por Antônio Samarone, médico sanitarista


Os resultados do combate a Pandemia no Brasil foram negativos. A nossa prioridade foi o atendimento aos casos graves. Os recursos foram destinados a criar leitos de UTI e hospitais de campanha. A atenção primária e as ações de vigilância epidemiológica foram esquecidas.

Claro, analisar por que chegamos a mais de 620 mil óbitos, requer uma abordagem mais profunda. Estou levantando apenas os efeitos da Pandemia sobre o SUS.

A necessária concentração de esforços no combate à Peste desmobilizou as ações rotineiras de Saúde Pública. Os programas de Saúde Pública foram desativados. Estou falando da vacinação de rotina, pré-natal, combate as DST, diabetes, hipertensão etc.

Da mesma forma que os hospitais suspenderam as cirurgias eletivas, as Unidades Básicas congelaram a atenção primária.

Talvez a principal missão na Saúde Pública dos futuros governantes seja retomar e ampliar as ações da Atenção Primária. Antes da Pandemia a cobertura da Atenção Primário no Brasil era de apenas 40%, onde o necessário é cobrir 90% da população. Exige-se mudanças profundas.

Saindo do sonho: a conjuntura aponta em direção contrária, ao avanço na privatização do SUS. Hoje, 38% dos profissionais de saúde do SUS possuem vínculos com as “OS”, empresas terceirizadas, contratadas pera gerir o SUS. Os políticos adoram, pelo possibilidades de clientelismo e outras mazelas.

O Brasil gastou em 2017 com a Saúde 9,2% do PIB (600 bilhões). Não é pouco, os países ricos gastam em média 10 por cento. Entretanto, no Brasil tem um detalhe perverso. Desses gastos 52% são privados, para atender a 22% da população e 48% dos gastos são públicos destinados a 78% da população.

A desigualdade de acesso aos Serviços de Saúde no Brasil é faraônica.

A partir de 2017, o financiamento do SUS foi sufocado. Durante a Pandemia foram aportados recursos extras. Em 2021 injetou-se 40 bilhões, desses, 90% para ampliar os leitos de UTI. A medicina de mercado bebeu nessa fonte.

Ressalte-se que a Pandemia deixou sequelas a médio prazo, em especial sobre os idosos. A demanda da população ao SUS será crescente e complexa. Não me peçam otimismo! Os futuros governadores herdarão um grande problema.

A necessidade do SUS ficou evidente durante a Pandemia. Como reconstruí-lo? Não tenho uma receita. O sonho de uma Sistema de Saúde público e gratuito continua. Mas por enquanto, é só um sonho. No Brasil, a medicina de mercado se tornou dominante.

Quanto custa um Sistema de Saúde universal com esses propósitos. Quem vai empunhar essa bandeira? Quem vai pagar essa conta?


PELO TWITTER

www.twitter.com/MarceloLins68 Numa Democracia, quando o assunto é eleição, cabe às forças armadas, no máximo, garantir a segurança da votação. A ideia de uma justiça eleitoral militar seria apenas ridícula não fosse ela combustível real para a estratégia da confusão em curso no Brasil.

www.twitter.com/DomVicenteF O coração arde é por liberdade. Não aceitamos gaiolas, ora bolas! Venha com a gente, construir outro projeto de país e voltar a ser um povo feliz. Abrir, nem que sejam janelas secretas. Somos poetas! A afirmação “temos um chefe do Executivo que mente” é um ato falho ou confissão?

www.twitter.com/palmeriodoria Bolsonaro inconsolável: nenhuma criança morreu após tomar vacina contra a Covid.

www.twitter.com/Barreto269 Enquanto o Brasil discute Daniel Silveira e os sigilos de 100 anos a gasolina aumentou de novo e o dólar voltou a subir. Bolsonaro não tem competência para lidar com os problemas do país e prefere brigar com o STF. Ele está empenhado em virar ditador e não em cuidar do povo.



Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 




Frase do Dia
“A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem.” Textos Judaicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-04/papa-francisco-membros-papal-foundation-saudacao.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais