Partido frágil

Seja quem for que assuma o comando do PSDB em Sergipe vai administrar um partido fraco e, por consequência, com poucas chances de sucesso nas eleições municipais de 2012. Além de ter que reorganizar a legenda no Estado, a futura executiva tucana terá pouquíssimo tempo para filiar os candidatos a prefeito e vereador. Segundo a Justiça Eleitoral, quem não estiver filiado a um partido até o dia 7 de outubro próximo não poderá participar das eleições do ano que vem. É praticamente certo que o ex-deputado federal Albano Franco não permanecerá no PSDB, só que enquanto ele não entregar as chaves do partido, os novos dirigentes ficarão de braços atados para atrair futuros tucanos e providenciar suas filiações dentro do prazo. Portanto, quem assumir o comando da legenda corre um grande risco de dar com os burros n’água politicamente.

Mangação

Não há dúvida que a cúpula nacional do PSDB está de mangação com o ex-deputado federal Albano Franco. Depois de execrá-lo publicamente nas rádios sergipanas, os dirigentes tucanos adiaram, mais uma vez, a reunião que teriam ontem com o político sergipano. Ao chegar em Brasília, Albano foi informado que o encontro decisivo sobre seu futuro no PSDB foi transferido para hoje, isso se não houver a necessidade de um novo adiamento.

Sem grana

O Partido Social Liberal (PSL) vai ficar a pão e água durante cinco meses. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o repasse do Fundo Partidário para a legenda em razão de irregularidades na prestação de contas referentes a 2007. Sabe-se lá por qual motivo, o PSL não atendeu a três chamados da Justiça Eleitoral para consertar as contas. Como castigo, ficará cinco meses sem ver a cor da grana do Fundo Partidário. Bem feito!

Explicando

O deputado federal Márcio Macedo (PT) pediu direito de resposta à Revista ‘IstoÉ’ para explicar que sua esposa Karina Marx Macedo e a senhora Leila não foram empregadas por ele no Ibama. Segundo Márcio, Karina é procuradora federal concursada e, desde 2008, chefia a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama em Sergipe. Já Leila, que é filha de uma prima do deputado, trabalha desde 2010 em uma empresa privada prestadora de serviços para órgãos públicos, inclusive para o Ibama. Tá explicado!

Capital do coração

A rede hoteleira de Aracaju, restaurantes, bares e prestadores de serviço estão em festa. É que começam hoje na cidade os três maiores eventos de Cardiologia do Nordeste. Os eventos vão reunir cerca de mil congressistas de todo o país e mais 200 palestrantes. Até o final de semana serão realizados na capital sergipana o XXXI Congresso Norte e Nordeste de Cardiologia, o XXIII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia cardiovascular e o X Congresso Sergipano de Cardiologia.

Último dia

Os prefeitos sergipanos só têm até hoje para apresentar recurso junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) sobre os índices percentuais provisórios de ICMS. Os prefeitos podem solicitar ao Tribunal uma nova análise fiscal, mediante a apresentação de documentos que comprovem alguma inconsistência nas informações declaradas pelos contribuintes.

Deixe de fumar

Quem é fumante deve preparar o bolso. A Souza Cruz está prevendo uma pressão muito grande do contrabando e, por conseqüência, um forte reajuste de preços no mercado formal de cigarros. Isso vai acontecer bem rápido se o governo aplicar o limite máximo de 15% da alíquota sobre o preço de venda prevista na medida provisória que alterou os valores e a fórmula de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos cigarros. Quer um conselho? Deixe de fumar.

Missa e viola

Será celebrada às 19h desta quarta-feira a missa de um mês da morte do jornalista Cleomar Brandi. O ato religioso vai acontecer na Igreja Sagrado Coração de Jesus, ali no bairro Grageru. Os familiares e amigos do velho e saudoso Brandi convidam a todos para este ato de fé e solidariedade cristã. Quem não é católico vai lembrar Cleomar numa roda de viola, regada a cerveja, no restaurante do Camilo, ali na Coroa do Meio.

Bens bloqueados

O prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), teve seus bens bloqueados pela Justiça para garantir o pagamento de uma possível sentença condenatória. A medida atende ação civil movida contra o peemedebista pelo Ministério Público, que denunciou irregularidades na contratação de duas empresas responsáveis pelos shows promovidos nas Feira e Festa dos Caminhoneiros, realizadas em Itabaiana no último mês de junho.

Do baú político

Em Sergipe, a relação entre igrejas católicas, evangélicas, terreiros de candomblé e centros espíritas sempre foi conflituosa, obrigando, muitas vezes, o governo a intervir para serenar os ânimos. Em seu livro “História Política de Sergipe”, o professor Ariosvaldo Figueiredo conta que, entre 1927 e1930, o presidente do Estado, Manoel Dantas, fez das tripas coração para não criar problemas com os religiosos. Um exemplo desse clima acirrado ocorreu em 1920. Segundo Ariosvaldo, quando o evangélico Samuel de Oliveira se mudou de Laranjeiras, os católicos fizeram na praça uma enorme fogueira com bíblias protestantes. “Ante ao clarão sacrílego, Fausto Cardoso ironiza, brinca com Samuel: Os padres são teus amigos, quiseram iluminar-te a partida”, relata o professor.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais