Partido de Bolsonaro perde força em Sergipe

Apesar de ter recebido um bom número de filiados na última janela partidária, o PL em Sergipe vem perdendo força política a olhos vistos. Ocorrida ontem, a posse do novo deputado estadual Robson Viana (PT) é uma prova disso. O petista assumiu a cadeira que era ocupada por Talysson de Valmir (PL), cassado e tornado inelegível por abuso do poder econômico nas eleições de 2018. Antes dele, o também filiado ao PL e hoje ex-deputado federal Valdevan Noventa perdeu o mandato pelo mesmo crime, estando também proibido de disputar as eleições deste ano. Mas o baque maior sofrido no estado pelo partido do presidente Jair Bolsonaro foi a confirmação da inelegibilidade do pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho. O distinto ainda pode recorrer contra a decisão do TSE, porém as chances de reverter a situação se aproximam de zero. Diante dessa desidratação da legenda faltando apenas 100 dias das eleições, muitos dos novos filiados já avaliam ter errado na escolha da legenda. Estes descontentes entendem que se a casa não for rearrumada logo, a sigla bolsonarista terá dificuldades até na disputa proporcional. Por fim, tem ficado evidente que as eleições para o governo e o Senado estão cada vez mais distantes do PL. Misericórdia!

Novo deputado

O pré-candidato ao governador de Sergipe, deputado Fábio Mitidieri (PSD), vai se afastar da Câmara Federal para se dedicar à campanha. Em seu lugar, assume o suplente Alexandre Figueiredo (MDB), que teve 16.167 votos nas eleições de 2018. Fábio viaja à Brasília na próxima segunda-feira, visando protocolar o pedido de afastamento temporário do mandato. No retorno a Sergipe, Mitidieri pretende se reunir com as lideranças governistas para intensificar as estratégias de campanha. Ah, bom!

Rádios desfalcadas

Desde ontem, o rádio sergipano será desfalcado de vários comunicadores, que se ausentaram do microfone para disputar as eleições de novembro. Segundo a legislação eleitoral, o pré-candidato que não se afastou do rádio e da TV terá o registro cassado e a emissora será punida com multa de até R$ 100 mil. Em Sergipe, tiraram “férias” radiofônicas Gilmar Carvalho, Ricardo Marques, Otoniel Bareta, Roosevelt Santana, André Moura, Jony Marcos, Heleno Silva, Georgeo Passos, entre outros. Na condição de candidatos, estes comunicadores vão estrelar no horário eleitoral gratuito, em agosto, além de marcarem presença na internet. E haja discurso!

Filho ilustre

Após ter sido homenageado pela Prefeitura com a Medalha Ignácio Barbosa, o forrozeiro Mestrinho recebeu da Câmara de Vereadores o título de cidadão aracajuano. Nascido em Itabaiana, o novo filho ilustre de Aracaju é neto do tocador de oito baixos Manezinho do Carira e filho do afamado sanfoneiro Erivaldo de Carira. Segundo a vereadora Emília Corrêa (Patriota), tendo tantas referências na família, Mestrinho já nasceu respirando música. A solenidade de entrega da honraria pelo Legislativo foi prestigiada por personalidades do meio artístico. Supimpa!
Pronto para trabalhar

E o pré-candidato a senador Jackson Barreto (MDB) jura que está preparado para trabalhar pelos sergipanos em Brasília. Enquanto aguarda uma definição dos governistas sobre quem será o postulante ao Senado do grupo, JB se diz pronto para encarar mais este desafio político. “Vivemos um momento de fortalecimento da democracia e meu nome sempre esteve ao lado dos trabalhadores e das causas sociais. Sei que posso contribuir ainda mais para outras conquistas dos sergipanos”, discursa um entusiasmado Jackson. Marminino!

Instagram hackeado

A mais recente vítima dos famigerados hackers foi o ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Com o instagram invadido pelos bandidos virtuais, Vavá recorreu ao twitter para comunicar o delito. Segundo ele, por ter tido o perfil alterado, ficou impossibilitado de fazer novas postagens no aplicativo. Valadares informa, por fim, já ter entrado em contato com o Instagram visando pedir ajuda para resolver a questão o mais rápido possível. Aff Maria!

Candidaturas femininas

O Tribunal Superior Eleitoral reafirmou que o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições proporcionais deve ser cumprido, de modo independente, por cada legenda de uma mesma federação partidária. No entender da ministra Cármen Lúcia, se a obrigação do mínimo percentual fosse seguida só pela federação, haveria uma “fraude um pouco informal de não se dar cumprimento a uma ação afirmativa que é igualadora”, ensinou. A posição do TSE visou responder uma consulta do PT, PC do B e PV sobre se o atendimento de ao menos 30% de candidaturas por sexo poderia ser cumprido apenas pela federação. Vixe!

Cadeiras recuperadas

Três meses depois de perder os seus dois deputados estaduais eleitos em 2018 – Iran Barbosa (Psol) e Francisco Gualberto (PSD) – o Partido dos Trabalhadores recuperou essas duas cadeiras com a filiação do deputado João Marcelo e a posse do suplente Robson Viana. Este último assumiu a vaga aberta com a confirmação da cassação de Talysson de Valmir (PL), punido por abuso do poder econômico nas eleições de 2018. A defesa do ex-parlamentar promete recorrer contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, mas juristas afirmam que as chances de vitória são mínimas. Crendeuspai!

Vaga no presídio

O senador e pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB) não economiza nas críticas ao ex-deputado federal André Moura (UB). Em recente entrevista à uma rádio, o tucano disse que Sergipe deve ser o único estado onde um cidadão condenado por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, se porta como liderança política. Segundo Vieira, André já era para ter começado a cumpri pena na cadeia e não ser tratado, inclusive pela imprensa, como se fosse um lorde. E o senador conclui dizendo que o ex-deputado e hoje condenado “é candidato a uma vaga no presídio”. Misericórdia!

Contra as carroças

Dependesse da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), não existia mais carroças de tração animal em Aracaju. Segundo a fidalga, é inaceitável, em pleno século 21, ainda se presenciar este tipo de veículo circulando pelas ruas da capital: “Isso demonstra como a Prefeitura é totalmente conivente com a exploração dos animais”, fustiga a cidadanista. Outro dia, a deputada se reuniu com ativistas da causa animal visando discutir alternativas para que o uso de carroças acabe gradativamente, desde que dando novas oportunidades aos carroceiros. Então, tá!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Duas constatações: a Covid-19 odeia vacina, a fraude eleitoral odeia urna eletrônica.”. Danôsse!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 31 de dezembro de 1938.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais