Quebradeira coletiva

Ao retornarem das “merecidas” férias, os deputados estaduais terão um grande desafio pela frente: aprovar ou não o projeto do governo aumentando em 8 pontos percentuais o ICMS da energia consumida pelas indústrias sergipanas. Caso decidam-se pela aprovação, farão uma grande média com o governador Jackson Barreto (PMDB), desejoso de aumentar a arrecadação, mas serão responsáveis pela maior quebradeira coletiva de empresas, todas geradoras de renda e de milhares de postos de trabalho. O projeto prevê majorar o ICMS dos atuais 17% para 25%, ou seja, quase 50% de aumento real. Num país onde dizem que a inflação não passa dos 7%, esta proposta é um absurdo! Ora, com o consumo em queda livre e enfrentando reajustes constantes de insumos, boa parte das indústrias já está com a corda no pescoço, operando no vermelho e demitindo. Como não poderão absorver mais este compromisso, fatalmente, fecharão as portas, levando junto algumas dezenas de fornecedores. Portanto, se aprovarem a proposta do Executivo, os deputados estarão matando a galinha dos ovos de ouro da economia sergipana e então, terá sido tarde demais.

Blá-blá-blá

Parece descabida a crítica do deputado estadual Samuel Barreto (PSL) à viagem de férias que o governador Jackson Barreto (PMDB) fez ao exterior. Jackson viajou por conta própria e deixou em seu lugar o vice Belivaldo Chagas (PSB). Ademais, o ataque partiu da pessoa errada, pois o próprio Samuel está de pernas pro ar durante todo este mês.

Dou-lhe uma…

Começa nesta segunda-feira a visitação aos lotes do 34º Leilão do
Detran/SE. Os interessados poderão conhecer os 357 veículos no galpão situado na avenida Jacy Carvalho Gomes, bairro Santa Maria, em Aracaju. O pregão vai acontecer no próximo sábado, no Espaço Emes. Entre os veículos disponibilizados para leilão estão 107 aptos para circulação e 250 considerados sucata.

Bem na fita

Pesquisa do Ibobe indica que 89% da população escutam rádio. O estudo mostra que a integração com novas tecnologias e a abrangência deste veículo fazem com que ele ganhe cada vez mais força. A pesquisa aponta ainda que o pico de audiência do “papagaio” ocorre entre 10h e 11h e alcança 64% dos entrevistados.

Mesma moeda

O PSDB nacional repetiu agora com o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, o mesmo que fez com Albano Franco, em 2011. Naquele ano, com o argumento que precisava oxigenar o partido, a direção tucana tomou a legenda de Albano e entregou de mão beijada a Machadão e João Alves Filho (DEM). Agora, como pretende ter mais um senador em sua bancada, o PSDB “despejou” Machado e entregou o ninho aos irmãos Amorim. Estes, certamente, serão as próximas vítimas da tucanagem.

Mercado livre

Resta ao ainda tucano Machadão ir a uma dessas bodegas de partidos existentes por aí, escolher uma legenda do seu agrado e alugá-la por algum tempo. Não é assim que funciona?

Reajuste

Dentro de 15 ou 20 dias, o governador Jackson Barreto (PMDB) revelará se adotará um reajuste linear para todos os servidores ou se evitará a correção salarial agora para viabilizar o primeiro disparo do gatilho do Plano de Cargos, Carreiras e Valorização (PCCV). Para alguns dirigentes sindicais o disparo seria a melhor opção. Só que teria que aguardar mais alguns meses, por causa do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Desemprego

O medo de perder o emprego aumentou 5,4% no mês de junho, na comparação com março, atingindo o maior nível desde setembro de 1999. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que, na comparação com junho do ano passado, o indicador registrou alta de 36,8%. De acordo com a CNI, os indicadores mostram que as expectativas da população em relação ao mercado de trabalho “continuam se deteriorando”. Misericórdia!

Exige respeito

E a deputada estadual Ana Lúcia (PT) repudiou os adesivos colocados na tampa dos tanques de combustíveis dos carros com uma montagem reprovável da presidente Dilma Roussef (PT). Em nota, a parlamentar afirma que “a imagem utilizada contra a presidenta Dilma configura-se apologia ao estupro e um apelo à misoginia. O adesivo nos carros agride todas as mulheres”.

Olhe a tocha!

Nossa Senhora da Glória será a única cidade do interior sergipana a receber a Tocha Olímpica. A outra é capital, Aracaju. Nesta segunda-feira, o prefeito Chico do Correio deve entregar o termo de adesão ao Comitê Organizador das Olimpíadas, devendo uma equipe técnica visitar Glória nos próximos dias. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Cruzada em 27 de setembro de 1958

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais