Valor do debate

A Via Mídia TV promove, hoje à noite, o primeiro debate ao vivo entre os candidatos a prefeito de Aracaju. Será uma grande oportunidade para o eleitor tirar dúvidas, analisar as propostas e, quem sabe, escolher aquele que lhe pareça mais preparado para administrar a capital sergipana. Diferente do horário eleitoral, produzido para apresentar o prefeiturável como o mais competente, o debate ao vivo permite ao cidadão observar as reações do candidato, suas surpresa, insegurança, firmeza, serenidade e domínio da situação. Os confrontos de idéias entre adversários desempenham um papel fundamental para a cidadania. Portanto, quem possui propostas concretas não foge de debate, deixando a cadeira vazia. Aquele que faz isso afronta a população, demonstra despreparo e falta de coragem para encarar os opositores. O candidato fujão não merece o respeito nem o voto do eleitor consciente e preocupado com o futuro de sua cidade.

Não vai

Dos sete prefeituráveis de Aracaju, apenas João Alves Filho (DEM) não participará do debate de hoje à noite na Via Mídia TV. A agenda do candidato demista informa que ele foi ao Recife tratar de “compromissos referentes à prefeitura”. Mesmo estando ontem na capital, João se recusou em participar de uma entrevista previamente agendada pelo Portal Infonet. Alegou falta de tempo, pois estava se preparando para a viagem ao Recife. Então, tá!

Maria desagrada

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) irritou seu 1º suplente Ricardo Franco (DEM) ao não votar no destaque sobre a preservação dos diretos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “A posição da senadora e dos demais que votaram pela manutenção dos direitos de Dilma foi um atentado contra a Constituição”, criticou Franco. Por estranhar o comportamento do partido em Sergipe em relação às decisões nacionais, o moço sem votos avalia, inclusive, a hipótese de deixar o DEM. Misericórdia!

Ovos na cara

O senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal Jony Marcos (PRB) foram recepcionados com ovos ao desembarcarem no aeroporto de Aracaju. Jovens contrários ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) atacaram os parlamentares na madrugada de hoje, quando os dois chegavam à capital. Jony levou tapas nas costas e empurrões, enquanto o senador, protegido pelos seguranças do aeroporto, foi atacado com ovos no rosto.

Motim intolerável

O comando da Polícia Militar não aceitará indisciplina nem movimentos de protesto da tropa. O recado foi dado pelo comandante da PM, coronel Marcony Cabral, durante reunião da cúpula da SSP com representantes dos oficiais e praças. A maioria dos policiais militares e bombeiros está de braços cruzados por melhores salários e condições de trabalho. O comandante alertou que a recusa de participar do desfile de 7 de Setembro será considerada como um motim. Aff Maria!

Missa de 7º Dia

Duas missas serão celebradas nesta quinta-feira em sufrágio da alma do ex-prefeito de Aquidabã, Manoel Joaquim Porto, o “Maneca do Posto”, como ele era popularmente tratado. Em Aracaju, a missa de 7º Dia está marcada para as 19h, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora do Colégio Salesiano. Em Aquibadã, o ato religioso pela alma do ex-prefeito acontecerá na Igreja Matriz da cidade, também às 19h. Prestigie!

Atraso prevalece

Caiu a liminar obrigando o governo de Sergipe pagar aos juízes aposentados no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça paga os salários dos magistrados em atividade. Ao derrubar a decisão, o desembargador Luiz Mendonça disse que a obrigatoriedade seria devastadora à ordem pública e econômica: “Todos os setores do Estado que enfrentam semelhante situação, certamente, utilizarão da mesma ferramenta processual, causando a falência dos cofres públicos estaduais", assentou Mendonça.

Terror a bordo

Passageiros de um ônibus viveram ontem, momentos de terror na zona norte de Aracaju, quando sete bandidos fizeram um arrastão dentro do coletivo, roubando relógios, celulares e dinheiro. Depois, os criminosos mandaram as vítimas desembarcarem e atearam fogo no veículo. Para se ter uma ideia de como é perigoso usar transporte coletivo na Grande Aracaju, de janeiro até agora já ocorreram 1.282 assaltos a ônibus. Lastimável!

Picaretas

“A solução para a crise brasileira não é Michel Temer nem esse Congresso de picaretas que, até pouco tempo, estava de mãos dadas com o PT”. Quem pensa assim é a candidata a prefeita de Aracaju, Vera Lúcia (PSTU). Segundo ela, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) já vai tarde: “Os trabalhadores e o povo não derramarão uma lágrima por quem os enganou”. Cruz Credo!

Ó com copo

Entre os 5.762 candidatos a prefeito, vice e vereador registrados em Sergipe, 2,53% se enquadram no campo “lê e escreve”. 2.327 deles possuem o ensino médio, enquanto 18% têm nível superior completo. Segundo a Justiça Eleitoral, 5.302 candidatos disputam cadeiras nas câmaras municipais, enquanto 460 querem se eleger prefeitos e vices no pleito de outubro próximo. É gente pra sair pelo ladrão!

Além mar

Tem gente espalhando que o chefe deste governo temerário foi à China visando atrair investidores para o Brasil, entre os quais produtores de cavaco chinês. E dizem mais: as fábricas da iguaria feita à base de farinha de trigo, água, óleo e canela, serão instaladas nos estados governados por aliados do presidente tampão. Durma com um barulho desse!

Recorte de jornal

Publicado no Correio de Aracaju, em 29 de dezembro de 1918

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais