Estado brasileiro é laico. Púlpito não é palanque eleitoral

                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Estado brasileiro é laico. A religião não é instrumento para captura de voto, como tenta fazer o bolsonarismo. A Lei das Eleições proíbe o proselitismo eleitoral em templo religioso.

A história mundial está cheia de genocídios praticados em nome de alguma religião. Nos tempos atuais, o fanatismo religioso se fortaleceu com a ganância pelo poder. A exploração política da religião pela cobiça e o poder é a tônica de muitos políticos.

O insano presidente reforçou ainda mais neste ano eleitoral seus discursos messiânicos se aproveitando de uma parcela do eleitorado que insiste em não romper o cabresto e acreditam que a fé pode ser usada politicamente.

O Brasil é um país plural e diverso. E essa diversidade religiosa precisa ser respeitada. Em excelente editorial, o Estadão deixou claro:

“No domingo passado, a primeira-dama Michelle Bolsonaro mostrou que, na tentativa de angariar votos, não há limites para a confusão entre política e religião. Em culto evangélico na Igreja Batista Lagoinha em Belo Horizonte, Michelle Bolsonaro exaltou seu marido como enviado de Deus na guerra do bem contra o mal….

…A liberdade política é também uma garantia fundamental. Por isso, entre outras restrições, o Código Eleitoral proíbe propaganda eleitoral destinada “a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. Prevê ainda que “a interferência do poder econômico e o desvio ou abuso do poder de autoridade, em desfavor da liberdade do voto, serão coibidos e punidos”.

Na República, todos estão abaixo da lei. Todos os candidatos, também Jair Bolsonaro, devem respeitar a Constituição e a legislação eleitoral. Religião não é instrumento para captura de voto.” (todo editorial aqui).

O ato da semana passada em defesa da democracia foi um recado muito bem dado ao insano presidente.

Bolsonaro continuará rosnando contra a democracia, fazendo politicagem com a fé de muitos brasileiros, mas continuará na pequenez dele, do presidente que passará pela história como um insano genocida que quase destruiu o Brasil.


“Faça o que eu diga, mas não faça o que eu faço”. Apesar de querer negar, Rogério também tem assessora que apoia Bolsonaro Deu no Imprensa 24 horas: Bolsonarista e correligionária do presidente Jair Bolsonaro, Vanda Costa, assessora parlamentar do senador petista Rogério Carvalho, participou de ato político em apoio à candidatura do deputado federal Laércio Oliveira (PP) ao Senado. O evento foi realizado na semana passada, em Nossa Senhora do Socorro. Vanda é esposa de Bosco Costa, deputado federal aliado de Rogério que se apresenta como o parlamentar da bancada sergipana no Congresso Nacional mais alinhado aos interesses do governo Bolsonaro. Ela recebe quase R$ 12 mil pelo cargo em comissão que ocupa no gabinete do candidato a governador pelo PT. Toda matéria aqui.

Comitê Nesta quarta-feira, 17, o candidato ao governo de Sergipe pelo PSD, Fábio Mitidieri, lança Comitê Central de campanha, às 18 horas. O espaço está localizado na Barão de Maruim, Centro de Aracaju, e será ponto de apoio para distribuição de material, reuniões. O lançamento promete reunir lideranças políticas de todos o estado e apoiadores de Fábio Mitidieri, cujas principais propostas para administrar Sergipe são geração de emprego e renda, inclusão social e melhoria dos serviços de saúde.

Alessandro Vieira afirma que vai ampliar acesso à água nas regiões sergipanas Em filme mostrando o drama de moradores do Povoado São Pedro, no município sergipano de Telha, que vivem a 2 km de distância do Rio São Francisco, mas sofrem com a falta d’água, ambientaliza a crítica de Alessandro Vieira, candidato ao governo de Sergipe pela Federação PSDB – Cidadania.

História O vídeo publicado nas redes sociais, conta a história de D. Maria, uma dos milhares de cidadãos sergipanos que enfrentam a dificuldade de viver sem acesso à água. No depoimento, a agricultora denuncia que paga a tarifa de água enviada pela Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, mas a água não chega.

Situação “A gente só tem água no inverno, no verão a gente não tem, porque a água não chega e a gente paga por pagar, mas nós não tem. No inverno ela ainda chega um pouco, meia-noite a gente se levanta pra encher alguma vasilha. Aí a gente tem que pegar mesmo da cisterna pra beber, cozinhar, lavar. Se eu não pagasse – a conta da Deso – tudo bem, mas eu pago todo mês certinho, e não tenho nem o gosto de abrir a torneira e encher uma garrafa de água pra colocar na geladeira. Eu deixo de comprar outra obrigação pra dentro de casa, mas pago. Se eu não pagasse ela eu não me incomodava não”, revela a moradora do Povoado São Pedro, em Telha.

Juventude sergipana terá voz e participação no governo de Fábio e Zezinho Fortalecer o protagonismo dos jovens sergipanos e colocar políticas públicas em prática para que eles avancem na sociedade são algumas das prioridades do governo de Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral. Em Nossa Senhora do Socorro, no último fim de semana, o candidato a vice-governador Zezinho Sobral participou do Ato com a Juventude com representantes de entidades estudantis, movimentos sociais e culturais.

Primordial “A juventude é primordial para Sergipe avançar. São os jovens que afirmam e lutam pelo modelo de sociedade que desejam. E eles têm espaço garantido conosco porque é por meio do diálogo, do respeito, da diversidade, da criatividade e da voz ativa que é possível construir um novo estado. Fábio é jovem, está ao lado da juventude, tem coragem para fazer as mudanças que precisam ser feitas, competência e experiência no Executivo e transita bem em Brasília para conseguir recursos para que os jovens sergipanos realizem seus sonhos”, destacou Zezinho Sobral.

Encontro Durante o encontro, jovens de Cedro de São João, Canhoba, Laranjeiras, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, São Miguel do Aleixo, Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Aquidabã e Nossa Senhora de Lourdes mostraram seus anseios, as necessidades de presente e futuro e confirmaram que estão engajados com Fábio e Zezinho na construção de um novo tempo para que consolidar seus espaços na política.

Carta de Compromisso Eles apresentaram uma Carta de Compromisso, elaborada por movimentos sociais e que dialoga com o Estatuto da Juventude, com oito eixos voltados ao fortalecimento da juventude sergipana para integrar o Plano de Governo. Dentre os tópicos estão: institucionalizar e fortalecer a política da juventude, comunicação, diversidade, educação, esporte, cultura, meio ambiente, participação em conselhos, câmaras temáticas, programas, mercado de trabalho, dentre outros.

PGM realiza I Encontro Jurídico de Procuradores de Aracaju Em celebração ao Dia do Procurador Municipal, comemorado em 11 de agosto, e aos 10 anos de estruturação da carreira jurídica na capital, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) realizará o I Encontro Jurídico de Procuradores de Aracaju, no próximo dia 16, a partir das 9h, no Museu da Gente Sergipana.

Tema O evento, que tem como tema “As Novas Tendências da Advocacia Pública”, abordará a democracia e o impacto das tecnologias no direito público com a realização de palestras e painéis que terão a participação de importantes nomes do Direito no país. Entre eles, o jurista Marcelo Neves, autor de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Democracia “Em um primeiro momento, discutiremos a democracia, sob a perspectiva de um importante professor e estudioso do tema, Marcelo Neves, jurista muito importante no Direito Constitucional Brasileiro. Em seguida, as atenções se voltarão para as rotinas da PGM, com enfoque nas novas tendências na advocacia pública, quando serão debatidos os processos digitais e as novas tendências de interconexão entre as práticas tradicionais e o mundo digital”, explica o procurador-geral Sidney Amaral Cardoso.

Palestra A programação contará ainda com a participação do procurador do Município de Recife (PE), Ravi Peixoto, que ministrará palestra “Consensualidade e Fazenda Pública”; com o procurador do Município de Salvador (BA), David Bittencourt Luduvice Neto, que abordará a temática “A Nova Cobrança da Dívida Ativa e o Impacto da Inteligência Artificial na Advocacia Pública”. Por fim, caberá à procuradora Federal Maiana Pessoa apresentar o painel “Governança Digital na Advocacia Pública – Conhecendo as Tecnologias e Diretrizes do Modelo Federal”.

Troca de ideias “Será uma oportunidade de rever colegas, especialmente pós-pandemia, quando predominou o teletrabalho. Minha participação no primeiro Encontro de Procuradores de Aracaju será um diálogo, uma troca de ideias, uma oportunidade de estarmos nos entrosando, fazendo contato entre a Procuradoria do Município e a Procuradoria Federal. Apresentarei o sistema da AGU e trocaremos ideias sobre governança, tecnologia na advocacia pública, inteligência artificial, robotização, gestão de riscos, transparência e toda parte de transformação digital na advocacia pública”, antecipa Maiana.

Presenças Também participarão do evento procuradores-gerais de vinte cidades brasileiras: João Pessoa (PB), São Luís (MA), Teresina (PI), Salvador (BA), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), entre outras) que, sob a coordenação do procurador-geral de Aracaju, estarão na capital sergipana para reunião da Diretoria da Frente Nacional de Procuradores-Gerais das Capitais.

Modernização Ao apontar a modernização da PGM em Aracaju, o procurador-geral do Município fala sobre a importância do encontro para o intercâmbio de conhecimento entre as procuradorias municipais. “Teremos painéis que discutirão o que há de mais moderno, tanto do ponto de vista das práticas da própria PGM de Aracaju, que está na vanguarda de modernização dos processos, mas também com experiências provenientes de outras capitais e municípios, bem como da administração pública federal”, ressalta Sidney.

Posse Senac/SE Na manhã de ontem (15), o presidente do Sistema ecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, deu posse ao novo diretor regional do Senac Sergipe, Marcos Sales. Nesta gestão, Sales conduzirá a entidade educacional do comércio que completou 75 anos em 2022. Marcos Sales, é empresário e já atuou em cargos de liderança na esfera municipal, estadual e federal.

Excelência O presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, iniciou sua fala parabenizando o Senac pelos seus 75 anos de história. “Temos aqui no Senac uma história de lutas e vitórias. Somos um sistema de excelência e temos o dever e a obrigação de sempre perfeiçoar. Quero, ao final da minha gestão, ter a certeza de que entreguei um trabalho de excelência, pois com humildade, simplicidade e diálogo, nós chegaremos ao objetivo”, destacou.

Coletivo “Fico feliz que você, Marcos, chega aqui igual a mim chorando de emoção e sorrindo de felicidade. Temos uma missão difícil, mas que não é impossível. Daremos o máximo de nós. Estou feliz por ter encontrado pessoas como você e Aparecida, que posso ter a certeza de que irão se somar e buscar o que há de melhor para cada instituição. Marcos Sales, você veio para acrescentar ao nosso coletivo, à nossa gestão, porque o trabalho que desenvolvemos é de excelência”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Colaboradores Marcos Sales agradeceu a todos os presentes e em especial a sua família, que segundo ele é a sua razão de existir. O diretor aproveitou, também, para fortalecer o relacionamento com os colaboradores do Senac. “Começo, hoje, uma jornada de muito desafio. Quero me somar a vocês e aprender. Estarei sempre de portas abertas para colaborar com o que eu acumulei em minha vida com estudo e experiência. Somos, a partir de hoje, um time e nosso futuro será de vitórias. Para chegar ao nosso objetivo, vamos arregaçar as mangas e trabalhar. Conto com cada um de vocês”, celebrou.
Reflexão “Agradeço a confiança depositada pelo presidente, Marcos Andrade, em meu trabalho. Não foi fácil a decisão, mas tomada com reflexão e aconselhamento de meus amigos que muitos estão aqui não faremos menos do que o melhor. Conheço o perfil de trabalho do presidente, e por isso sei que devemos sempre fazer mais. Por isso, reafirmo que podem contar comigo, estou aqui para auxiliar a cada um que precisar e, principalmente, crescermos juntos”, agradece o diretor regional.

Presenças O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, conduziu a posse acompanhado da diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, do conselheiro da Fecomércio, José Raimundo, e do prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz. Estiveram presentes colaboradores do Senac e Sesc, amigos e familiares de Marcos Sales, e o deputado estadual Adailton Martins.

Encontro com a Educação vai reunir prefeitos e secretários municipais Com o objetivo de orientar os municípios sobre as condicionantes necessárias para o recebimento da complementação do Valor Aluno Ano Total (VAAT) 2023, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), através da Escola de Gestão Governador João Alves Filho, realizará em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Encontro com a Educação, que será realizado no dia 22 de agosto, às 9h, no Teatro Atheneu, Aracaju.

Apoio O evento que também recebe o apoio do Pacto pela Educação vai reunir prefeitos, prefeitas, procuradores, secretários e secretárias de Educação e Finanças dos municípios de Sergipe, para a discussão de pautas educacionais conduzidas pelo palestrante Paulo Lira, mestre em Políticas Públicas e Sociedade e consultor em Gestão Pública.

Regularização De acordo com o último levantamento da CNM, mais de 500 municípios em todo o país, ainda não tinham regularizado as informações contábeis referentes ao exercício de 2021, o requisito necessário para o recebimento da complementação de recursos da União para a Educação. Além de promover a discussão sobre o cumprimento das condicionantes para a garantia do VAAR, o encontro vai debater sobre a revisão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério (PCRM) e a municipalização das matrículas do 6⁰ ao 9⁰ ano.

Expectativa Com a realização do evento, a expectativa da FAMES é de que os municípios recebam os devidos esclarecimentos para que possam estar aptos a receber a complementação de recursos para a aplicação na educação, e assim ofertar melhorias para o ensino da rede pública municipal.

Prazos O presidente da FAMES, Alan Andrelino, lembra sobre o prazo para que os municípios estejam habilitados para o recebimento do acréscimo da parcela do VAAT, que vai até o dia 15 de setembro. “Temos um prazo para cumprir e executar os requisitos necessários para que possamos obter esse importante recurso para a educação. Por isso, é fundamental a participação de todos os gestores e agentes envolvidos no processo educacional dos municípios”, disse o presidente. Para participar do Encontro com a Educação é necessário realizar a inscrição disponível no site da Federação: www.fames.org.br.

Seguirei sendo um defensor das categorias profissionais no Congresso”, afirma Nitinho Candidato a deputado federal, o vereador Nitinho (PSD) carrega em sua trajetória parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju – CMA o respeito e a defesa das pautas apresentadas pelas categorias profissionais. Um compromisso que ele pretende levar também para sua atuação em um mandato no Congresso Nacional.
Apoio “A gente sempre acompanhou as bandeiras defendidas pelas categorias das mais diversas áreas e manifestamos nosso apoio. Fizemos isso por meio de discursos e manifestações nas redes sociais, mas também solicitando a realização de audiências públicas na Câmara de Aracaju para que os profissionais pudessem manifestar seus anseios, debater com a sociedade e garantir mais apoios à luta pelas demandas”, salienta Nitinho.

Projetos O vereador e candidato a uma das vagas a que Sergipe tem direito na Câmara Federal ressalta ainda seu apoio aos projetos apresentados no Legislativo Municipal voltados aos servidores. “E essa postura seguirá no Congresso Nacional. Votarei a favor das matérias que tratem da criação e/ou ampliação de direitos das categorias. Inclusive, cobrando para que esses projetos tramitem e sejam aprovados com maior celeridade”, enfatiza.

Projetos II “O nosso mandato estará sempre aberto para receber os mais diversos profissionais do nosso país para debater as necessidades de suas áreas de atuação. Serei um defensor dos projetos já existentes e dos que forem criados, me colocando à disposição também para elaborar e apresentar matérias neste sentido”, complementa o vereador Nitinho.

Homenagem A Prefeitura de Aracaju realizará hoje (16), às 17h, no Farol da Marinha, na Coroa do Meio, um ato em homenagem às vítimas dos navios Baependi, Araraquara e Aníbal Benévolo, torpedeados na costa aracajuana durante a Segunda Guerra Mundial, há 80 anos. O evento contará com a execução dos hinos nacional e do estado, e da canção dos expedicionários; descarga de fuzilaria; instalação de placa alusiva; projeção do nome de todas as 607 vítimas e ativação do canhão de luz do farol.

Bandeira Vereador de Aracaju em primeiro mandato, Pastor Diego (PP) está confiante que ocupará uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa a serem definidas na eleição de outubro. O parlamentar integra a nova safra de políticos nascida no seio evangélico de Sergipe e tem como plataforma principal a defesa da família e dos princípios e valores cristãos.

Direitos básicos Membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, onde exerce o ministério pastoral desde 2014, Pastor Diego quer garantir aos mais necessitados o direito a uma vida digna. “Nosso mandato trabalha pela efetivação dos direitos básicos àqueles que mais precisam, uma bandeira que queremos ampliar para os demais municípios. Estamos confiantes na vitória”, comentou.

Senado Para ele, o mais preparado para o Senado é Laércio Oliveira (PP). “o deputado demonstrou preparo, capacidade e hoje é o melhor nome para representar Sergipe no Senado. Vamos fazer um grande trabalho e Laércio será eleito o senador da família, para trazer mais desenvolvimento, mais empregos e melhorar a vida dos sergipanos”, enfatizou Pastor Diego.

Audiência Pública sobre a “Importância de Brincar para o Desenvolvimento das Crianças” Ontem (15), o vereador Ricardo Vasconcelos realizou uma Audiência Pública sobre a “Importância de Brincar para o Desenvolvimento das Crianças”, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. O evento teve como objetivo, discutir o essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

Formação O vereador Ricardo Vasconcelos ressaltou durante o evento a importância do brincar para a formação inicial das crianças, “Muitas vezes queremos lá na frente questionar uma série de coisas, apontar problemas, ou discutir a causa de determinadas consequências, diante dessa inversão de valores em que a nossa sociedade vive, mas não queremos olhar para o problema inicial, que foi ter abandonado nossas crianças na sua principal fase. Sabemos que o cérebro da criança até os sete anos funciona como uma esponja, e é o momento em que mais a criança absorve conhecimento e forma sua personalidade, sendo então o momento mais delicado da formação do cidadão. Então nós temos que dar nossa contribuição nesse sentido, o debate sobre a importância do brincar foi enriquecedor e sabemos que há uma solução, há uma porta larga e aberta para que a gente possa de verdade propiciar condições melhores e um futuro promissor para nossas crianças.

Reconhecimento Um dos temas abordados na audiência foi sobre o reconhecido do brincar como direito em normas internacionais e nacionais, a exemplo da Convenção sobre os Direito da Criança, promulgada no Brasil pelo Decreto nº 99.710, de 21 de novembro de 1990; e da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Entretanto, para que o direito de brincar possa ser garantido, faz-se necessário articular e integrar políticas públicas que possibilitem espaço e tempo para o brincar, compartilhando responsabilidades e conscientizando a sociedade acerca da importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças.

Amanhã, 17: Juiz e acadêmico lança novo livro O juiz de direito e membro das Academias Sergipana de Letras, Sergipana de Letras Jurídicas, Sergipana de Educação e Capelense de Letras e Artes, José Anselmo Oliveira, vai lançar no próximo dia 17 de agosto de 2022, a partir das 17h30 no Quality Hotel de Aracaju, ao lado do Shopping Riomar, o livro Diário de uma Pandemia – Políticas Públicas e Direitos, pela editora Tirant lo Blanch, uma das maiores editoras jurídicas do mundo, com sede na Espanha e filial em São Paulo.

Pandemia O livro reúne os artigos do magistrado e escritor durante os dois primeiros anos da pandemia da COVID-19 publicadas no jornal Correio de Sergipe de Aracaju, de forma objetiva e em linguagem coloquial mas com informações verdadeiras registrou o que aconteceu no Brasil durante o período mais grave da pandemia.

Palestras O autor, Anselmo Oliveira, além de magistrado e escritor, é professor universitário com mestrado em direito constitucional pela Universidade Federal do Ceará, foi presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais – FONAJE (2010-2011) e presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros. Atualmente faz palestras no Brasil e no exterior na área do direito constitucional, sendo membro da Associação Argentina de Justiça Constitucional.

Lab de Inovação acontece no SergipeTec nesta terça O SergipeTec vai promover na tarde desta terça-feira, 16, o Lab de Inovação Aberta “InovAtiva Conecta”, evento executado pela Fundação CERTI, cujo objetivo é ensinar a prática de inovação aberta e facilitar a aproximação entre empresas e startups. Será realizado no auditório do parque tecnológico a partir das 13h30 e seguirá com programação até as 19h.
Palestras O Lab será composto por palestras sobre a prática e teoria da inovação aberta, cases de sucesso, problemas comuns na relação entre empresa-startup e como funciona a inovação aberta na prática, dinâmicas de apresentação de pitches e interação entre startups e empresas.

Conexões O InovAtiva Conecta é o braço do InovAtiva Hub que facilita conexões entre startups e outros atores do ecossistema de inovação e o Lab é um evento que se propõem a levar conhecimento e conexão através de palestras e workshops com especialistas na área e rodadas de negócios entre corporates, startups e organizações, facilitando assim um dia de imersão e negociações em prol das soluções e negócios inovadores. O evento já foi realizado em Fortaleza (CE) e em Caxias do Sul (RS) e após a edição sergipana, acontecerá em Goiânia-GO no dia 14 de setembro.

Diretor da série documental “Em busca de Anselmo” participa de evento na ADUFS Janeiro de 1973. Dois dias após completar 28 anos, e grávida de quatro meses, Soledad Barrett Viedma foi capturada por agentes da Ditadura Militar em um ação comandada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Delações Em depoimento prestado à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, no ano de 1996, a advogada Mércia de Albuquerque Ferreira, que teve acesso aos corpos de vítimas da Chacina da Chácara São Bento, relatou que o corpo de Soledad foi encontrado em um barril com quatro tiros na cabeça, muito sangue nas coxas, pernas e no fundo do recipiente havia o feto de seu filho. Soledad havia sido entregue por José Anselmo dos Santos, conhecido por Cabo Anselmo, seu então namorado.

Delações II Essa é talvez a mais conhecida das inúmeras delações do Cabo Anselmo, ex-militar expulso da Marinha após um motim e preso pela Ditadura Militar. Em troca da liberdade e por dinheiro, delatou perseguidos políticos ao delegado Sérgio Fleury, do Dops, incluindo Soledad. A trajetória infame de Cabo Anselmo, que se infiltrou em movimentos de resistência à repressão, é o fio condutor da série documental “Em Busca de Anselmo”, dividida em cinco episódios e disponível no HBO Max.

Discussão Para discutir a série, mas sobretudo a relação entre Ditadura, Memória e Cinema, a Associação dos/as Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS) traz ao estado o jornalista e documentarista Carlos Alberto Jr., que escreveu o roteiro e dirigiu a série “Em busca de Anselmo”. A atividade com Carlos Alberto Jr. integra a programação do Seminário Cristianismo, Anticomunismo e Cinema, que acontecerá na terça e quarta-feira desta semana, dias 16 e 17/08, no Auditório da ADUFS. A entrada é gratuita.

Confira a programação Hoje, 16: 14h – Exibição dos três primeiros episódios da série documental; 19h – Mesa “Cristianismo, Anticomunismo e Eleições”, com Pr. Alexandre de Jesus (IPU / Pós-graduação em Ciências da Religião da UFS) e Carlos Calvanni (Ciências da Religião da UFS). Amanhã, 17: 14h – Exibição dos dois últimos episódios da série documental; 19h – Mesa “Ditadura, Memória e Cinema”, com Carlos Alberto Jr. e Andrea Depieri (Departamento de Direito da UFS).

IX Jogos Nacionais da Magistratura A AMASE ficou na terceira colocação dos IX Jogos Nacionais da Magistratura, realizada, em Aracaju. A associação vencedora foi a do Rio Grande do Sul, a Ajuris trouxe uma das maiores delegações para participar dos jogos. A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte ficou na segunda colocação.

Troféus Os Jogos encerraram na noite do sábado com uma grande festa no restaurante Staleiro, na Rodovia dos Náufragos onde foram entregues os troféus aos vencedores. Neste ano o troféu homenageou o primeiro presidente da AMASE e um dos 33 fundadores da associação há 50 anos. O desembargador Antônio Vieira Barreto deu no aos troféus. O presidente da AMASE, Roberto Alcântara lembrou da generosidade da AMB e agradeceu a sua presidente Renata Gil que aceitou a homenagem.

Diferencial Os esportes individuais, a exemplo do atletismo, foi o diferencial para que a associação com menor número de associados do país alcançasse a disputada terceira colocação. Um dos destaques do atletismo foi a juíza de Direto, Isabella Santana, que conseguiu cinco medalhas de ouro em várias categorias.

Destaque Já o diretor de Esportes da AMASE, Isaac Soares foi o destaque no masculino com várias medalhas, ao lado Gilson Guedes. Inclusive, o filho do diretor da AMASE também saiu vencedor nos Jogos Kids. São de uma geração inspirada pela matriarca da família, a juíza de Direto, Fátima Soares, com atuação no Rio Grande do Norte. Além de inspirar a carreira do filho, ela também começou cedo a se destacar no atletismo.

Modalidades Uma das modalidades com maior número de participantes foi o Beach Tênis. Foram 70 atletas em disputa com mais de 30 partidas realizadas em três categorias: dupla mista, dupla feminina e dupla masculina. Os jogos aconteceram na arena ASA, que conta com três quadras em um espaço aberto. As juízas Dauqíria Ferreira e Carol Valadares, formaram a dupla vice-campeã no feminino.


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO


ABERTA, A TEMPORADA DO RISO! 

— 16 AGOSTO —  Por Clarkson Ramos Moura 

No corrente período de propaganda eleitoral, inclusive nos respectivos horários gratuitos do Rádio e da TV (a partir de 26/8), nos carros de som, nos palanques, nos espaços limitados e onerosos dos periódicos das mídias impressa e digital, nas redes sociais; o que, na minha falível percepção, NÃO VAI FALTAR mesmo, conforme a ocasião, é o previsível e inevitável “VALE-TUDO consistente em:

ORATÓRIA TELEPONTUAL,

ZURRO DE MULAS,

LADAINHA CRÔNICA DE CANDIDATURA DE PASTORES E BEATOS FINGIDOS,

IMPOSTURA ENCOMENDADA DE FICHAS-SUJAS,

PESQUISA “XING LING”,

APARIÇÃO DE “PAPAGAIO DE POLÍTICO”,

“FAKE NEWS”,

SORRISO POSTIÇO,

DENTADURA EXPOSTA,

APARELHO DE ORTODONTIA,

PALEIO-OCO,

BATE-BOCA,

DEMAGOGIA OPORTUNA,

CINISMO ABUSIVO,

CARA DE PAU,

TESTA DE FERRO,

CAIXA-DOIS,

CONTABILIDADE CRIATIVA,

CAIXA-PRETA,

PROMESSA VÃ,

MENTIRA DESLAVADA,

ESTATÍSTICA FORJADA,

CURRÍCULO FALSO,

CUSTEIO DE ORTODONTIA,

FINANCIAMENTO DE PRÓTESE,

DOAÇÃO DE MATERIAL,

OBRA DE FACHADA,

ABORDAGEM FORÇADA,

ONIPRESENÇA SOCIAL,

BOM-TRATO,

ACENO DE MÃO,

BOM-DIA,

BOA-TARDE,

BOA-NOITE,

CONVERSA FIADA,

MÁ-FÉ,

COM LICENÇA,

POR FAVOR,

MUITO OBRIGADO,

INCURSÃO DOMICILIAR,

“LIVE”,

FOTO ELEITOREIRA,

“SELFIE”,

POSTAGEM NAS REDES,

NEGOCIATA DE APOIO,

MÃO-ABERTA,

ABRAÇO APERTADO,

CAFUNÉ EM VELHO,

ACALENTO DE BEBÊ,

TROCADO A CRIANÇA,

PRESENTE DE CELULAR,

PATROCÍNIO DE FESTA,

AVIAMENTO DE RECEITA,

PAGAMENTO DE FATURA,

OFERTA DE CARONA,

TRANSPORTE DE DOENTE,

REGA-BOFE,

APERTO DE MÃO,

TAPINHA NAS COSTAS,

FISIONOMIA PRODUZIDA,

CABELO TINGIDO,

IMPLANTE DE CABELO,

PLÁSTICA FACIAL,

ENXERTO DE BOTOX,

MÁSCARA COSMÉTICA,

LIPOASPIRAÇÃO ABDOMINAL,

ESBELTEZ MODELAR,

GESTICULAÇÃO ROBÓTICA,

ROUPA DE GRIFE,

CHINELO VELHO,

SAPATO DESGASTADO,

CAMISETA DE PROPAGANDA,

BERMUDA OU CALÇA ENCARDIDA,

CALÇA OU BERMUDA AMARROTADA,

BEIJA-MÃO,

RAPAPÉ,

BOM-MOCISMO,

BOM-SAMARITANISMO,

PREGAÇÃO ITINERANTE,

POSTURA ARTIFICIAL

ETC.

(Por Clarkson Ramos Moura)

PELO TWITTER

www.twitter.com/DalaiLama We need to think of each other as sisters and brothers, and to be concerned with each other’s welfare. We must seek to lessen the suffering of others. Rather than working to acquire wealth, we need to do something meaningful, directed toward the welfare of humanity as a whole.

www.twitter.com/frednavarro A partilha do dinheiro do fundo partidário entre os candidatos e as direções tem sido, na verdade, uma briga de foice num quarto fechado. Com a luz apagada.

www.twitter.com/chico_pinheiro Eles dizem que são cristãos e que o Lula vai fechar igrejas, essa baboseira toda. Mas sorriem para fotos com o ditador/esquartejador saudita, que proíbe igrejas e apóia assassinos de cristãos sírios.

 

 



Frase do Dia
“Embaixo de um folgado tem sempre um sufocado” Içami Tiba, médico, colunista e escritor brasileiro, morreu em 02 de Agosto 2015 (n. 1941).


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Virgem Maria profetiza: profetiza que a ter o primeiro lugar não é o poder, o sucesso e o dinheiro, mas o serviço, a humildade e o amor”. Foi o que disse o Papa Francisco no Angelus desta segunda-feira, Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, e que no Brasil celebraremos no próximo domingo.

O Evangelho – disse Francisco – nos propõe o diálogo entre Maria e sua prima Isabel. “Quando Maria entra em casa e saúda Isabel, diz-lhe: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. Estas palavras, cheias de fé, alegria e encanto, passaram a fazer parte da “Ave Maria”. Cada vez que recitamos esta oração tão bonita e familiar, fazemos como Isabel: saudamos Maria e a bendizemos, porque ela nos traz Jesus. Maria acolhe a bênção de Isabel e responde com o cântico, um presentes para nós, para toda a história, o Magnificat. é um canto de louvor, que poderíamos definir como “o cântico da esperança”.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais