Vai virar moda? Delegados sob suspeição. Assassinato delegado Ademir

                                                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


A sociedade quer saber: quem é o delegado que mandou matar o também delegado Ademir?

O blog vai continuar insistindo em respeito à sociedade sergipana e, principalmente, a digna classe dos delegados de Sergipe. Leia também nota pública do Sinpol/SE publicada nesta edição do blog.

Uma reflexão do delegado Wanderson Bastos na entrevista concedida a Luiz Carlos Focca, na TV Itnet. Ouça:

 

Perguntar não ofende Qual o segredo, que ainda não colocaram o posto da PRF em São Cristóvão em funcionamento?

Perguntar não ofende II A quem interessa que o exame médico do Detran, realizado nas clínicas conveniadas, seja pago apenas em dinheiro? Nem Pix aceitam. Muito estranho! O blog já cobrou do MPE e nada. Só pedindo a interferência do MPF e da PF. 

(Des) Ocupação viral O jornalista Luiz Eduardo Costa (Dual para os íntimos), é uma relíquia da imprensa sergipana. Seus textos, sempre carregados de parnasianismo e erudição barroca, são comumente virulentos, mesmo que ele, de público, condene a belicosidade do presidente Jair Bolsonaro. Comissionado na cota pessoal do governador Belivaldo Chagas – aliás, teve CC em quase todos os governos nos últimos 30 anos –, LEC integrava até meses atrás o elenco do portal de notícias F5, como colunista político. Agora tem uma nova ocupação: combater (quem sabe, graciosamente!) os adversários da delegada Danielle Garcia, que busca se juntar ao parceiro político senador Alessandro Vieira em Brasília.

 Ex-caçadora de malfeitores E por falar na candidata Danielle Garcia, uma coisa é certa: caiu por terra o seu discurso de “novidade antipolítica” e de “combatente anticorrupção” – mesmas bandeiras de Alessandro Vieira em 2018, agora usadas como pano de chão de banheiro! A ex-caçadora de malfeitores do dinheiro público tem como primeiro suplente ninguém menos que o notório ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite, condenado na Justiça por improbidade administrativa a devolver aos cofres do município mais de um milhão de reais. Como segundo suplente da delegada figura Adriano Barbosa, um nome estranho à política de Sergipe, que poderá lhe trazer dores de cabeça mais adiante.

Capela: Prefeitura ajusta pagamento do retroativo do piso do magistério Desde o início da atual gestão, o Governo Municipal de Capela vem demonstrando compromisso com a educação do Município e executando ações que fortalecem a Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a Prefeita Silvany Mamlak deu mais um importante passo, garantindo o pagamento dos valores retroativos referentes ao reajuste do piso nacional do Magistério, instituído por Lei.

 Nova revisão Ao ser anunciada a nova revisão em 2022, de 33,24%, a Gestão, em reunião com o Sintese, negociou que o piso com o reajuste seria pago a partir de maio, pois, a economia do Município ainda sofria com os fortes impactos da pandemia. E então, com o devido planejamento, o piso reajustado já está sendo efetuado conforme foi pactuado e o pagamento dos valores retroativos da atualização acaba de ser acordado com a categoria.

 Sintese Na reunião realizada nesta terça, 16, entre a Prefeita, o Secretário de Finanças, Álvaro Buery, e representantes do Sintese, ficou alinhado que os valores retroativos dos 4 primeiros meses de 2022 serão efetuados em duas parcelas, uma em agosto e a outra em setembro. Já uma dívida passada, referente aos retroativos do início de 2020, será dividida em 5 parcelas, pagas a partir de agosto. Ou seja, um total de mais de R$2,7 milhões será quitado até o final deste ano.

 Momento inédito A Prefeita Silvany explica que esse é um momento inédito para o Município e isso impactará na melhoria da qualidade do ensino. “Sempre tivemos uma relação de muito respeito com o Sintese e tudo ocorreu com muita calma e transparência. Nós valorizamos muito a garantia dos direitos dos trabalhadores e temos um comprometimento com a melhoria da educação e com a categoria do magistério, por isso, vamos honrar o acordo firmado nessa tarde e sanar esse débito”, explica. 

Reconhecimento Segundo a Coordenadora geral da subsede do Sintese Vale do Cotinguiba, Rita de Cássia de Oliveira, essa ação representa o retorno da valorização destes profissionais e isso influenciará positivamente os resultados educacionais. “Essa notícia representa mais uma conquista da nossa categoria, através do nosso sindicato, o Sintese, e o reconhecimento, por parte da Gestão, do trabalho que está sendo desenvolvido pela Educação em nosso município”, afirma.

 

 

 

 Proerd em Macambira Na última terça-feira,16, a Polícia Militar de Sergipe em parceria com a Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal de Educação, começou a implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas unidades de ensino do município.

 Proerd em Macambira II Foi realizada uma palestra sob o tema “Escolhas Seguras e Responsáveis”, na Escola Municipal Cecílio Eugênio Alves, tanto para os alunos do turno da manhã quanto da tarde. A previsão é de que as ações comecem a serem executadas com as turmas do 5° Ano, do próximo ano. O prefeito Carivaldo Souza  e a secretária de Educação, Alessandra Meireles, acompanharam de perto as apresentações.

 

 

 Estância: Assistência Social finaliza curso de licores Com o fito na criação de oportunidades para as pessoas que têm disposição para empreenderem, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, encerrou na tarde de terça-feira (16) o curso de licores, realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Núbia Nabuco Macedo.  Na oportunidade foram alcançados 15 alunos e alunas.

 Baixa renda Dentre outros já realizados de cunho profissionalizante, o citado curso faz parte de uma ação corrente da pasta, voltado para famílias de baixa renda e registradas no Cadastro Único, ação que tem como parceiro o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). De acordo com o professor, Antônio Luiz, o curso oportuniza as pessoas que já sabem fazer o licor, mas vêm em busca de aperfeiçoar a técnica de fabricação, como também para as pessoas que buscam aprender, buscam pela primeira vez conhecimento.

 Fomento de renda O prefeito Gilson Andrade esteve presente e reputou de grande valor a realização do curso: “É uma oportunidade que a prefeitura proporciona visando o fomento de renda para os senhores e senhoras, quiçá, nas horas de folgas, terem uma renda extra. Sabe-se que o licor é um produto muito procurado no período junino, sem dúvida, muitos dos que estão aqui, no próximo São João, estarão participando do concurso de licor. A Prefeitura por meio da Assistência dá essa oportunidade de os senhores e senhoras serem futuros empreendedores”, salientou.

 Ensinando a pescar “Eu reputo essa ação como uma das mais bonitas da Assistência, porque na verdade é uma das ações que visam proporcionar para vocês uma independência financeira, como o dito popular, ‘Melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar’. O que estamos a fazer é trazer conhecimento para vocês para que vocês o coloquem em prática e obtenham resultados positivos”, salientou a secretária da pasta, Gabriela Menezes. Na conclusão do curso foram fabricados licores de vários sabores: acerola, abacaxi, cereja, morango, laranja, banana, coco, café, amendoim, chocolate, doce de leite, caju, morango, cereja, jenipapo, goiaba, etc.

 Adepol Debate: entrevistas com candidatos Na próxima segunda-feira, 22, a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol) dará início a um bate-papo com candidatos que disputarão o pleito eleitoral em Sergipe. Marcada para os dias 22 e 29 de agosto, e 05 de setembro, a sabatina tem o intuito de oportunizar aos candidatos a apresentação dos planos de governo, especialmente no que toca à Segurança Pública e, aos associados da Adepol, uma interlocução direta com os pretendentes. Nos três dias, a sabatina terá início às 8 horas, no Celi Hotel.

 1ª rodada A primeira rodada de entrevistas, no dia 22, contará com a participação dos candidatos ao Governo do Estado Alessandro Vieira (PSDB) e Fábio Mitidieri (PSD). Na rodada seguinte, no dia 29, será a vez dos candidatos Rogério Carvalho (PT) e Valmir de Francisquinho (PL).

 2ª e 3ª rodadas No dia 5 de setembro, a terceira e última rodada da sabatina está reservada aos delegados que são candidatos nas eleições deste ano: André David (Republicanos), que concorre ao cargo de deputado federal; Danielle Garcia (Podemos), candidata ao Senado; Fábio Pimentel, que disputa uma vaga de deputado estadual; e Katarina Feitoza (PSD), outra candidata a deputada federal.

 Processo democrático “Este é o segundo Adepol Debate que realizamos. Em 2018, recebemos os candidatos da ocasião e pudemos conhecer as propostas de cada um dos concorrentes, principalmente aquelas voltadas para a Segurança Pública. Neste ano, foram convidados os candidatos mais citados nas pesquisas de intenção de voto ao Governo de Sergipe, além dos delegados que estão concorrendo nas eleições deste ano a qualquer cargo. O evento contribui com o processo democrático e oportuniza ao nosso associado um contato próximo com os candidatos, podendo formular perguntas e ouvir as respostas diretamente de quem poderá ser seu representante a partir do próximo ano.

 Neuroimunologia avança tratamento e qualidade de vida de pacientes com esclerose múltipla A Neuroimunologia, que se dedica ao diagnóstico, tratamento e investigação de doenças neurológicas autoimunes ou imunomediadas, vem avançando o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes com esclerose múltipla.

 Cérebro e os nervos De acordo com o neurologista Gilvan Hora, especialista em neuroimunologia, essa é uma área que estuda as doenças imunológicas que afetam o cérebro e os nervos. “Dentre essas doenças, a mais conhecida é a esclerose múltipla, que é uma doença com causas genéticas, fatores ambientais e alimentares”, disse o neurologista da Onco Hematos, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia.

 Sem cura Para o neurologista, apesar da esclerose múltipla não ter cura, o tratamento vem avançando bastante com o uso de medicações imunobiológicas. “Essa doença é considerada uma doença inflamatória crônica, porém, a medicina avançou bastante, temos medicações chamadas imunobiológicos, que conseguem levar uma boa qualidade de vida para o paciente com esclerose múltipla e, para isso, demanda acompanhamento de especialistas. A neuroimunologia está crescendo cada vez mais para trazer qualidade de vida e tratamento direcionado e individualizado para cada paciente”, explicou.

 Sobre a doença A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica, autoimune, onde o sistema imunológico ataca o revestimento dos neurônios, no sistema nervoso central. É um processo inflamatório que, ao longo do tempo, pode causar algumas incapacidades.

 Sobre a doença II “A causa da doença é genética, ativa por fatores ambientais e alimentares, e é mais comum em mulheres. A média de idade para diagnosticar é entre 20 e 40 anos, mas pode afetar pessoas em qualquer fase da vida, inclusive crianças”, ressaltou o neurologista. Os sintomas da doença são variados, mas os mais comuns são: fadiga; perda de força muscular nos membros; tonturas; alterações na visão; formigamentos e dormências; dificuldades de atenção e memória; alterações no equilíbrio e na marcha.

Alese aprova Projeto de Lei que institui o Dia do Gestor Governamental em Sergipe Os deputados estaduais de Sergipe aprovaram nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei 206/2022, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o Dia do Gestor Governamental. A partir de agora, a data será comemorada, anualmente, no dia 30 de agosto, em homenagem aos servidores estaduais especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Em Sergipe, a carreira que está prestes a completar 20 anos, é formada por 80 profissionais que atuam em funções de assessoria e direção em escalões superiores de 16 órgãos da Administração Estadual.

Visibilidade Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei que cria o Dia do Gestor Governamental em Sergipe visa dar visibilidade à atuação desses servidores e também promover a conscientização social sobre a importância da profissionalização da gestão pública em Sergipe. O dia escolhido – 30 de agosto – tem um significado especial para os servidores da carreira, pois representa a data (30 de agosto de 2002) na qual a primeira turma tomou posse em Sergipe.

Importância O presidente do Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública do Estado de Sergipe (Singeps), Fábio Dantas, destaca que os gestores são de fundamental importância para o aperfeiçoamento da gestão pública. “Durante esses 20 anos, nós gestores mantivemos o compromisso de atuar no aprimoramento das políticas públicas e na otimização da aplicação dos recursos públicos para atendimento das necessidades sociais. Além disso, ao longo de nossa trajetória, desenvolvemos trabalhos que resultaram em melhorias em diversas áreas no Governo Estadual, a exemplo da gestão administrativa e financeira, do planejamento e execução de políticas públicas, da melhoria dos processos e sistemas de gestão, da atuação em cargos estratégicos, bem como na assessoria direta aos escalões superiores”.

Homenagens O Projeto de Lei aprovado na Alese permite ainda que a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado realizem atividades em homenagem aos gestores que são destaque em suas atividades, bem como promovam ações que fomentem o debate sobre a melhoria da gestão pública no âmbito estadual. Autor do PL, o deputado estadual Zezinho Sobral, conta que a iniciativa é uma forma de valorizar os gestores governamentais e de mostrar para Sergipe o compromisso com a boa gestão pública.

Futuro “O gestor público contribui com o futuro de Sergipe. É o gestor que vai manter vivas a nossa história administrativa e a nossa história de evolução. É o planejamento estratégico a longo prazo que está na mão da gestão pública sergipana. Todo mundo que quer algo bom para o seu estado sabe que precisa ter gestão de qualidade e planejamento para que as coisas aconteçam. E investir no gestor, é investir em tudo isso”, comenta o parlamentar.

NOTA PÚBLICA SINPOL/SE – CASO ADEMIR MELO

 O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – Sinpol/SE vem acompanhando atentamente os fatos noticiados nas mídias sociais e televisivas em relação ao julgamento pelo Tribunal do Juri (semana passada) do caso que teve como vítima fatal o Policial Civil, então ocupante do cargo de delegado, Ademir Melo, assim como, acompanha as movimentações de todos os atores do processo.

No dia 10 do mês em curso, o advogado Josephe Barreto veio a público, em entrevista aos meios de comunicação locais, fazendo acusações levianas e irresponsáveis em relação ao Policial Civil do cargo de agente Ademilson da Conceição Santos (falecido) e de um outro Policial Civil, cujo nome não foi por ele revelado (mas disse saber), afirmando apenas tratar-se de um “Delegado de Polícia” (quem é esse Delegado de Polícia? Por que, ao contrário do Agente de Polícia Civil falecido, o seu nome não foi revelado, já que disse sabê-lo?), atribuindo-lhes abertamente a suposta autoria do crime em questão.

  1. O Sinpol tem a certeza de que todos os fatos noticiados nessa recentíssima quadra serão devidamente esclarecidos por quem de direito, que é a Polícia Civil do Estado de Sergipe, e que as conclusões decorrentes dessa apuração serão remetidas ao Ministério Público e se for o caso, processadas no âmbito do Poder Judiciário de Sergipe para que justiça seja feita!
  1. As famílias das partes e supostos envolvidos, já estão acumulando muita dor e sofrimento. Somente um esclarecimento técnico, imparcial e objetivo trará paz para as famílias e amigos, e mostrará a realidade dos fatos confirmando o dinamismo da atuação da Polícia Civil do Estado de Sergipe no caso concreto, desfazendo esse frágil cenário cinematográfico criado apenas para fins de aproveitamento útil perante o Conselho de Sentença e a sociedade, cujo precário êxito (não transitou em julgado), está sendo questionado tecnicamente e que será alvo de decisão pelo Poder Judiciário sergipano.
  1. O agente de Polícia Civil Ademilson da Conceição (in memoriam), conhecido pelos amigos como Rastafari, em toda sua carreira na Polícia Civil sergipana, prestou relevantes serviços à Segurança Pública de Sergipe e desta forma, é imprescindível que sua honra seja defendida com necessário rigor, ainda mais que o julgamento do caso em questão segue em andamento e a acusação feita ao agente público foi leviana e inconsequente, sem ser apresentado qualquer indício ou prova por quem fez as alegações, seja no Tribunal do Júri, seja nos veículos da imprensa.
  1. O Sinpol não somente prioriza, como exige que ao acusado no processo penal seja garantida a ampla defesa com os meios e recursos a ela inerentes. Mas, se utilizar desse meio para, em desenfreado transbordo, agir com deslealdade e má-fé processual, aproveitando-se do fato de que o Policial Civil do cargo de agente Ademilson da Conceição Santos não pode se defender em razão de já falecido, atribuindo-lhe autoria a crimes sem o necessário suporte probatório mínimo, não nos parece legítimo. Isso precisa ser apurado para que justiça seja feita!
  1. Por fim, o Sinpol/SE ressalta seu respeito a todos os Órgãos e Instituições Democráticas, o Estado Democrático de Direito, assim como, defende que a verdade seja totalmente esclarecida e que não mais seja utilizado o nome de quem não mais está aqui para se defender, apenas como forma de defesa em favor daquele que tem um histórico criminoso forte, contundente e que, de acordo com as provas técnicas contidas nos autos, demonstram claramente toda a dinâmica dos atos que culminaram na morte prematura (criminosa) do agente público Ademir Melo no ano de 2016.

Aracaju/SE, em 15.ago.2022 

Diretoria Sinpol Sergipe

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil construiu uma Carta aos Candidatos de Propostas para as eleições 2022! Do Conselheiro Federal Por Sergipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Ricardo Mascarello: Ela está dividida em 7 eixos contendo 20 Propostas para o futuro das cidades, envolvendo planejamento urbano, mobilidade, melhoria habitacional, educação, gestão urbana, cidades inclusivas, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros temas. Estamos divulgando a carta em todo o Brasil! No dia 04/08 fizemos uma divulgação no Congresso Nacional e agora estamos com a Propostas de divulgar nos estados. A carta aqui:CARTA-AOS-CANDIDATOS-2022-2

Aracaju/SE del Rey! Já sabe como chegar no Folha de Louro? Estamos localizados no Bairro Luzia, em Aracaju, bem pertinho do Colégio Purificação. Excelente localização Melhor cardápio. Atendimento diferenciado  Folha de Louro – Só a gente faz assim

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

O voto já foi sagrado. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 Pelo menos em sua origem, o voto era um pedido solene, uma promessa dos devotos aos deuses. O “ex-voto” é o pagamento de uma promessa. Se fazia votos de pobreza, de obediência e de castidade. “Faço votos que você se recupere dessa doença”, era um dito corrente.

 Com as democracias, o voto passou a ser a vontade livre dos eleitores. O voto como mercadoria é recente.

 Na contramão de muita gente, eu gosto da política, gosto de votar. Não estou falando da política enquanto filosofia, ciência, teoria, não, eu gosto da prática, sobretudo da política eleitoral. Estou com saudade dos comícios, uma velha tradição romana. “Zoada e empurrão eu só tolero em comícios”, dizia o finado Zeca Cego.

 Em Roma, os “candidatus” se vestiam de branco. Uma referência ao cargo que iriam ocupar no Fórum Romano, onde usavam uma toga branca, devido a crença de que o branco era a cor da pureza e da probidade. Hoje quem usa branco são os médicos, barbeiros, pais de santo e o Papa Francisco.

 Só somos iguais na vida em duas ocasiões: na morte e nas eleições. Da morte ninguém escapa e o voto tanto faz dos magnatas como dos miseráveis, têm o mesmo peso. Somos iguais apenas no voto secreto e unitário.

 A igualdade perante a lei é uma utopia jurídica. Somos iguais apenas perante as urnas. Elegemos periodicamente essa fauna de políticos, por nossa conta. Os eleitos refletem a sociedade, nem mais, nem menos.

 Se um espelho reflete uma imagem degradante, quebrá-lo não resolve, não altera a realidade.

 Reconheço que mesmo atentos, podemos errar. Tem candidato que engana bem. Apresentam-se com um discurso de mudanças, que são diferentes, nem políticos são. Quando se elegem, são farinha do mesmo saco.

 Outro ponto: a democracia representativa só garante o direito a eleição. Em caso de arrependimento, o direito a revogação do mandato não é o de eleitor.

 Alexis de Tocqueville acreditava que a força da democracia americana estava na democracia direta. Agora, com as tecnologias de comunicação, a democracia direta precisa voltar a pauta.

 Muita gente não gosta de eleições por sua natureza igualitária. O voto universal foi uma conquista. No Império o voto era censitário, só votava quem possuía renda elevada. Até 1937, as mulheres não tinham direito ao voto. Os votos dos analfabetos e dos maiores de 16 anos são recentes.

 Bertolt Brecht condenou os analfabetos políticos. Os mais sofisticados são contra o voto obrigatório. O direito a omissão.

 O Brasil precisa encontrar o seu caminho pela via democrática.

 Somos a maior nação latina do mundo, herdeiros de Roma (língua, direito, religião). Herdeiros dos povos originários e dos povos africanos. Somos uma civilização híbrida, complexa e criativa. Como Darcy Ribeiro, acredito que o Brasil termina dando certo.

 

PELO TWITTER

  www.twitter.com/frednavarro Agressões variadas envolvendo bois, burros, jumentos, antas. A Associação Nacional de Defesa dos Quadrúpedes (Anadequa) vai processar os agressores. Em pleno século 21 não há motivo que justifique tanto desrespeito covarde aos animais que, inclusive, não podem se defender.

 www.twitter.com/AroeiraCartum  A Posse…

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/hilde_angel “Liberdade de expressão não é destruição de instituições nem propagação de discursos de ódio, inclusive em período de propaganda eleitoral, ou propagação de notícias falsas, as fake news”, diz o presidente. TSE Alexandre Moraes. E o coiso firme ao lado, congelado. #Frozen

 www.twitter.com/anterogreco Na hora dos pênaltis, tem técnico que beija a Santa; tem aquele que coloca as mãos nos ombros dos colegas; tem técnico que fica só sentado; tem quem vai ouvir música nos vestiários. Nada contra esses gestos. Cada um lida como quer com convicções e superstições. O resto é ciúme.

 

 

Frase do Dia

“Se um homem me engana uma vez, a vergonha é dele. Se ele me engana duas vezes, a vergonha é minha.” Provérbio Chinês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O testemunho dos idosos é credível para as crianças: os jovens e os adultos não são capazes de torná-lo tão autêntico, tão terno, tão pungente, como os idosos podem.”

São as últimas catequeses sobre a velhice, como anunciado pelo Papa na Audiência Geral da última quarta-feira. E na de hoje, Francisco de uma forma quase poética falou desta aliança entre os idosos e as crianças, aliança esta que salvará a família humana.

Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-08/papa-francisco-audiencia-geral-alianca-idosos-criancas.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais