Um negro na Casa Branca

Os olhos do mundo estão voltados para os Estados Unidos. Barack Obama toma posse hoje cercado de uma ansiedade coletiva em torno da concretização das promessas de mudança que o colocaram no topo do poder da única superpotência que ainda resta no planeta. Ele é o primeiro presidente negro do país, tendo sido eleito quase um século e meio após a abolição da escravatura, por Abraham Lincoln, e apenas 40 anos depois do fim da luta contra a segregação racial. Sua missão não será nada fácil: retirar os Estados Unidos do atoleiro econômico e, ao mesmo tempo, recuperar o seu prestígio internacional. Que Deus o ajude!

 

Mais um imposto

Os empresários do comércio tem até o dia 30 deste mês para pagar a Contribuição Sindical Patronal nas agências da Caixa Econômica Federal ou em qualquer casa lotérica. O alerta foi feito ontem pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado de Sergipe (Sindilojas/SE), empresário Marcelo Oliveira. Segundo ele, para qualquer informação sobre a tabela de preços, o lojista deve procurar a sede do sindicato.

O que é permitido

Muita gente ainda não entendeu direito esse negócio de portabilidade numérica, que vem a ser trocar de operadora sem abrir mão do número do telefone. Desde ontem, isso já pode ser feito em Aracaju. A portabilidade só é possível dentro do mesmo serviço, ou seja, de telefonia fixa para a telefonia fixa, e de móvel para móvel. A troca com a manutenção do número é permitida apenas dentro da mesma área de registro (mesmo DDD) para quem possui celular, e da mesma área local para os usuários de telefonia fixa.

Mudando de cara

Com a proximidade do Pré-Caju, que começa quinta-feira à noite, a fisionomia do bairro 13 de Julho começa a mudar. A avenida Beira Mar já está sendo decorada pela Prefeitura e a cervejaria patrocinadora do evento. Os condomínios e lojas comerciais estão colocando tapumes em frente aos edifícios. A partir de amanhã, os donos de barracas de capetas, cachorro-quente e outras cositas mais estarão se posicionando para a grande prévia carnavalesca. É a geração de empregos temporários em plena época de crise financeira.

Bancos punidos

Em 2008, a Prefeitura de Aracaju aplicou 52 penalidades contra 25 agências bancárias que não respeitaram a Lei dos 15 Minutos. Todas as apurações partiram de denúncias feitas pelos consumidores. Em alguns casos não foi instaurado o procedimento por falta de provas. “As pessoas esquecem que para denunciar é preciso ter em mãos a senha com o registro dos horários de início da espera e do atendimento no caixa”, explica o
secretário de Finanças, Jérferson Passos.

 

O sucesso do Ceac

 

As unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) prestaram um total de 1.064.544 atendimentos em 2008. Ao todo, foram realizados 381.315 atendimentos no Ceac Rodoviária e 683.229 no Ceac Riomar. Em média, as duas unidades do Ceac atenderam a 4 mil pessoas por dia. Na avaliação do secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, os resultados demonstram o empenho do Governo de Sergipe para oferecer serviços de qualidade ao cidadão.

Pronto para a dengue

O Laboratório Central de Saúde Pública Parreiras Horta já está pronto para atender à demanda de exames de sorologia para dengue. Em Sergipe, o Lacen é o único órgão público de referência especializado para o diagnóstico laboratorial de dengue. Além de realizar os testes sorológicos, o Lacen também recolhe amostras para exames de virologia, que são encaminhadas para análise no Laboratório Central do Recife (PE). Em 2008, quando foi registrada uma epidemia da doença no Estado, o Lacen realizou 12.993 testes sorológicos e encaminhou ao laboratório da capital pernambucana 1.536 amostras para exame de virologia.


Vendendo bem

Importantes matérias-primas para a construção civil, a produção de areia e pedra brita cresceu algo em torno de 7% em 2008. A informação é da Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados (Anepac). “A crise começou quando a maioria dos contratos já estava fechada e quando grandes construtoras já haviam iniciado suas obras. Como o setor de agregado depende basicamente da construção civil, também fechou o ano com crescimento”, afirma Fernando Valverde, diretor da Anepac.

De olho no cliente

Com base em pesquisas de mercado, a Gol Linhas Aéreas mapeou as necessidades de seus clientes em diferentes praças e perfis de consumo. Os estudos revelaram que o público valoriza itens como programa de milhagem, mas também gosta das facilidades de pagamento e da praticidade de voar com as companhias com gestão de baixo custo.  Para atender aos clientes de maneira democrática, a Gol optou pela estratégia de agregar serviços à sua plataforma de baixo custo, mantendo a gestão já característica da empresa.

Juros vão cair

Uma boa notícia: o Comitê de Política Monetária do Banco Central deverá reduzir a taxa básica de juro em sua próxima reunião, que acontecerá hoje ou amanhã, mas a queda não deverá ser acentuada. Se o BC quisesse fazer uma forte redução tinha bons motivos: a queda da atividade econômica e da arrecadação, o desemprego aumentando e os estoques das empresas crescendo. De uma coisa podem ter certeza: este ano o crédito ficará mais barato aos poucos, apesar dos patamares ainda elevados de juros.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais