As tecnologias assistivas e metodologias ativas têm possibilitado oportunidades de acesso ao livro e à leitura para todas as pessoas. Apresentar essas possibilidades à toda sociedade é o objetivo da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe, que em 7ª edição do encontro anual, sediado na Biblioteca Central Jacinto Uchôa, da Universidade Tiradentes, nestas quarta e quinta-feira, 9 e 10.
“A Unit está sempre presente em eventos sobre a acessibilidade porque entende a importância. Esse é o 7º encontro e nós apresentamos os equipamentos disponíveis em Braile. Cada vez mais surgem novas tecnologias e nós temos aqui e isso é bom: a questão da inclusão, incluir a todos. A universidade tem esse papel: informação e conhecimento para todos”, declara a bibliotecária da Unit, Gislene Dias.
A Rede é coordenada nacionalmente pela Fundação Dorina Nowill. “Esse projeto já tem quase 10 anos e levamos a todas as capitais brasileiras. Em Aracaju tem um grupo muito potente que está fazendo esse encontro hoje. As pessoas com deficiência precisam circular em todos os ambientes, inclusive no ambiente cultural. E quando pensamos nesses eventos é justamente para dar acessibilidade cultural”, explica a coordenadora da Fundação, Perla Assunção.
Para a coordenadora de Apoio Educacional à Pessoas com Deficiência (COEPD), Joana D’arc Meireles, a Rede e os eventos que promove são uma demonstração de acesso à cidadania para as crianças com deficiência visual. “Geralmente, o contato delas com os livros é feito através da família e pela instituição, que é o nosso papel, mas são raras as oportunidades de juntá-las e ver mostrar que eles têm acesso em conjunto utilizando um espaço diferenciado. É uma alegria muito grande mostrar que eles estão sendo recebidos em uma instituição como a Unit, por pessoas que se prepararam para eles, é o reconhecimento do nosso trabalho”, conclui.
A Unit na Rede
Desde 2015, a Unit integra a Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe. Por meio da Biblioteca Central Jacinto Uchôa (campus Farolândia), a instituição demonstra uma grande preocupação com a questão da acessibilidade. A instituição possui material e acervo rico para atender diversos públicos. Linha Braille, com a qual a pessoa com deficiência visual acessa o computador ou celular com todos os comandos, a lupa eletrônica e o teclado com letras gigantes para pessoas com baixa visão, e a impressora em Braille.
Além da biblioteca inclusiva, a Unit atende alunos com síndromes e transtornos ou que vivenciam situações de conflito que interfiram no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais. Para atender às demandas, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) produz materiais informativos referentes a acessibilidade e inclusão; disponibiliza espaços adequados ao atendimento dos discentes, seja psicológico, psicopedagógico, de tutoria e monitoria; entre outros.
Fonte: Unit
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B