Indutores de oportunidade na Educação: Estudante Monitor, Sergipe no Mundo e Editora Seduc
Os programas Estudante Monitor e Sergipe no Mundo, instituídos por lei estadual, além do Programa Editorial da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Editora Seduc), são propostas que nasceram a partir da Educação como Política de Estado, como forma de atingir a comunidade escolar em todos os seus segmentos, níveis e modalidades de ensino. O objetivo é fazer com que ações dessa natureza sejam indutoras de oportunidades, fazendo com que alunos, professores e demais membros das escolas estaduais ampliem suas possibilidades em torno do contexto educacional, atuando em diversas frentes, sejam elas no reforço das aprendizagens, busca ativa, na publicação de livros e internacionalização.
O Programa de Monitoria para a Educação Básica da rede estadual, denominado “Estudante Monitor”, é uma iniciativa do Governo do Estado que permite a vivência do auxílio à prática docente e de melhoria do desempenho escolar dos alunos, por meio da potencialização do processo de ensino e aprendizagem. Com abrangência de 6 mil vagas, o programa oferece bolsas no valor mensal de R$ 250,00 aos estudantes da rede estadual que tenham sido selecionados para exercer a atividade de monitoria, mais R$ 168,00 mensais para transporte. Os monitores selecionados desenvolvem atividades em duas frentes de atuação: desempenho escolar, que compreende a participação dos estudantes monitores nas ações de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem; e monitoria em busca ativa e transporte escolar, cuja proposta é promover a participação colaborativa e responsável dos estudantes monitores nas atividades de busca ativa e de transporte escolar.
Criada com o objetivo de fixar e viabilizar a Política Editorial na rede estadual, publicar e divulgar revistas e livros didáticos, científicos, tecnológicos, artísticos e culturais de alunos, professores e demais profissionais das redes públicas, bem como divulgar trabalhos de outras instituições de ensino e da comunidade em geral, que interessem à disseminação de conhecimentos e experiências que contribuam para a melhoria da Educação Pública sergipana, a Editora Seduc já se consolidou no cenário editorial de Sergipe. Por meio dos editais nº 05/2020 e nº 21/2021, foi possível a publicação de 45 obras, cuja iniciativa, que é pioneira entre as redes estaduais de ensino do Brasil, contemplou trabalhos literários e científicos produzidos por alunos e professores da rede pública de ensino.
O Sergipe no Mundo é o Programa de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Ensino para estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas estaduais de Sergipe, contando com 55 bolsas. Nele, serão ofertadas as seguintes modalidades: intercâmbio que ofereça curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, na língua pátria do país de destino; intercâmbio para curso de imersão na língua pátria do país de destino; e intercâmbio para cursos profissionalizantes e de empreendedorismo em país estrangeiro.
A fim de garantir a participação dos estudantes no Programa “Sergipe no Mundo”, será disponibilizada aos intercambistas ajuda de custo, sob forma de bolsa intercâmbio, creditada em uma a seis parcelas, conforme duração do intercâmbio, sendo uma bolsa de apoio financeiro paga anteriormente ao embarque, a fim de custear despesas iniciais; e uma bolsa mensal de manutenção pelo período de seis meses.
Para potencializar as ações de internacionalização, a Seduc assinou um convênio que vai possibilitar a professores de inglês da Rede Estadual o aperfeiçoamento do ensino da língua inglesa por meio de método pioneiro do Programa UK Brazil Skills for Prosperity, iniciativa financiada pelo governo britânico, sob a coordenação da Assessoria Nova Escola.
Foto: Maria Odília