Na briga com aliado, Belivaldo fica falando sozinho

Faltando apenas duas semanas para virar ex-governador, Belivaldo Chagas (PSD) arranjou briga com o deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP). O pessedista acusa o agora ex-aliado de ter se juntado ao PT para derrota-lo na disputa pelo comando do Sebrae em Sergipe. E de qual lado dessa pendenga ficará o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD), que contou com a participação ativa de Laércio em sua campanha, principalmente no 2º turno das eleições? Ora, é claro que o sucessor de Belivaldo não irá se envolver nessa escaramuça de fim de feira. Tanto isso é verdade que o pessedista fez questão de posar para foto, ontem, sentado ao lado do senador eleito. Escrita por Laércio, a legenda da imagem diz que ambos estão se despedindo do plenário da Câmara Federal “e planejando o futuro de Sergipe”. Ora, está mais do que claro que o rompimento político foi um ato solitário de Chagas, pois Mitidieri e os demais governistas não iriam embarcar nessa canoa e perder o apoio de uma importante liderança política que, como senador, tem muito para ajudar o futuro governador a administrar Sergipe a partir de 2023. Ademais, como diz o ditado popular: Rei morto, rei posto. Misericórdia!

Os 54 anos do AI-5

o Ato Institucional número 5 (AI-5) completou 54 anos ontem. Assinado no dia 13 de dezembro pelo então presidente da República Artur da Costa e Silva, o decreto é considerado o mais radical da ditadura militar (1964/1985) porque foi por meio dele que o Estado brasileiro fechou o Congresso Nacional e as assembleias legislativas dos estados, além de, entre outras medidas antidemocráticas, institucionalizar a censura. O AI-5 também instaurou a tortura contra opositores do governo. Vade retro, Satanás!

Bem na fita

O economista sergipano Antônio Carlos Borges, diretor do grupo empresarial Maratá, foi designado para compor o Conselho Deliberativo da Sudene como membro titular. O ato do Ministério do Desenvolvimento Regional foi publicado ontem, no Diário Oficial da União. A indicação de Carlos Borges foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Sergipe, Eduardo Prado. Instância colegiada, o Conselho Deliberativo é presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional e entre os seus integrantes estão todos os governadores do Nordeste. Supimpa!

PMs no lugar errado

Cerca de 500 homens e mulheres de nossa briosa Polícia Militar de Sergipe dão proteção às chamadas autoridades. Esta informação chegou à coluna após a nota aqui publicada sobre a cessão de PMs para os mais diversos órgãos públicos. Ou seja, enquanto tantos policiais estão em desvio de função, a sociedade sofre com o crescimento da violência. Pior é que, entra governo e sai governo sem que nada seja feito para acabar com essa afronta ao contribuinte, obrigado a pagar caro para proteger a quem pode e deveria contratar segurança privada. Home vôte!

Visita à Câmara

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), foi à Câmara Municipal discutir com os vereadores sobre os 14 projetos de lei que enviou para apreciação do Legislativo. Entre as proposituras, estão a redução das alíquotas do IPTU para imóveis de até R$ 400 mil e terrenos; a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a concessão de incentivos fiscais a empresas de base tecnológica e inovação e o desmembramento da secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. “Fiz questão de entregar pessoalmente esses projetos ao presidente da Câmara”, discursou Nogueira. Então, tá!

Escurinho do Congresso

O senador Alessandro Vieira (PSDB) revela que, para tentar garantir a permanência do orçamento secreto, alguns partidos articularam a apresentação de um projeto de resolução que regulamenta esse escandaloso mecanismo. Segundo o tucano, a propositura em questão nada mais é do que apropriação do orçamento público por critérios políticos. Alessandro defende o fim do atual formato de repasses dos recursos do Orçamento. “Não sendo possível, vou trabalhar pela distribuição igualitária a todos os parlamentares, de forma que o recurso chegue em todas as localidades do país”, discursa Vieira. Aff Maria!

Filha ilustre

A vereadora aracajuana Professora Ângela Melo (PT) receberá hoje da Câmara Municipal o Título de Cidadã de Aracaju. Nascida em Nossa Senhora de Lourdes e registrada como natural de Canhoba, a educadora e parlamentar reside na capital sergipana desde quando tinha nove anos de idade. A honraria foi proposta pela vereadora e deputada estadual eleita Linda Brasil (Psol). Segundo ela, o Título visa reconhecer história de Ângela Melo, uma mulher ativa na luta por uma educação pública de qualidade e em defesa da classe trabalhadora e da população carente. Legal!

Novo posto

A Câmara Federal elegeu, ontem, a nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária para o biênio 2023-2024. No mesmo ato, o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) foi eleito coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística. Segundo o parlamentar sergipano, este é um setor muito importante da economia brasileira, que representa milhões de pessoas, desde a agricultura familiar até o agronegócio. A Frente Parlamentar da Agricultura reúne mais de 300 deputados e senadores. Vixe!

Limpando a área

O Diário Oficial de Sergipe publica hoje, um decreto exonerando Kátia Regina Santos de Morais, chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. A determinação do governador Belivaldo Chagas (PSD) aconteceu 24 horas após ele ter dado cartão vermelho ao secretário da Sedetec, José Augusto Pereira de Carvalho. As exonerações ocorreram depois que, segundo o próprio governador, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) ficou contra a eleição de Priscilla Felizola para a Superintendência do Sebrae em Sergipe. A distinta vem a ser filha de Belivaldo. Ah, bom!

Senadora se despede

A senadora Maria do Carmo Alves (PP) fez, ontem, seu discurso de despedida. A parlamentar representa Sergipe no Congresso desde 1999. Ao despedir-se dos colegas, Maria do Carmo manifestou seu orgulho de contribuir para a causa das mulheres: “Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico”, discursou. A senadora também destacou seu esforço para a ampliação de oportunidades na educação. Por fim, dona Maria agradeceu a confiança nela depositada pelo eleitorado sergipano. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 29 de dezembro de 1907

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais