Brasil no grupo dos 15 países q estão em risco de polarização severa

                                                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os maiores e menores níveis de polarização em uma cesta de 28 países de todas as partes do mundo em 2023.

Os dados da Edelman (agência global de comunicação) sobre quais países são os mais polarizados vêm de resultados de pesquisas que fazem duas perguntas muito simples aos entrevistados:

Quão dividido está o país deles?
Quão arraigada é a divisão?

As perguntas ajudam a trazer à tona as questões sociais que um determinado país enfrenta e a falta de consenso sobre essas questões.

Além disso, no relatório, Edelman identifica quatro métricas a serem observadas e medidas que ajudam a quantificar a polarização.

 

 

Ansiedades econômicas
• Minha família estará melhor em cinco anos?
■ Desequilíbrio Institucional
• O governo é visto como antiético e incompetente.
■ Divisão de classes
• As pessoas com rendimentos mais elevados têm uma maior confiança nas instituições.
■ Batalha pela verdade
• Câmaras de eco e baixa confiança na mídia.

Aqui estão todos os seis países considerados severamente polarizados:

Argentina
Colômbia
Estados Unidos
África do Sul
Espanha
Suécia

O Brasil aparece no grupo dos 15 países que estão em risco de polarização severa:

 Brasil

Coreia do Sul

México

França

Reino Unido

Japão

Holanda

Itália

Alemanha

Nigéria

Tailândia

Quênia

Canadá

Austrália

Irlanda

Países com perspectivas econômicas justas e alta confiança em instituições como China, Singapura e Índia estão no setor inferior esquerdo do gráfico:

Indonésia

China

Emirados Árabes Unidos

Cingapura

Arábia Saudita

Malásia

🇮Índia

Nesse caso também é importante dizer que China, regida por um único partido, Emirados Árabes Unidos e Árabia Saudita, regidos por uma monarquia absoluta, não têm espaço para polarização como em países regidos pela democracia.

 Olhando para frente, Edelman observa que a polarização é “causa e consequência da desconfiança”, criando um ciclo autorrealizável. Além das quatro métricas mencionadas acima, as preocupações com a erosão da civilidade e o enfraquecimento do tecido social também levam à polarização. (Fonte: investidores Brasil).

 

 

Casa de ferreiro, espeto de pau: em frente onde mora Edvaldo Nogueira, SMTT mostra desdém com os pedestres: botoeiras dos semáforos para pedestres quebradas  Em frente ao Edifício Opará, na Avenida Beira Mar, onde diariamente dezenas de pedestres têm que atravessar a via, não só para o trabalho, mas para o lazer no calçadão da 13 de julho, tem dois semáforos para pedestres (um em cada lado). Porém, os dois estão com as botoeiras (dispositivo de acionamento manual), quebradas, uma delas pendurada pelo fio.

Prefeito mora em frente É uma pena que o prefeito Edvaldo Nogueira, que mora no edifício Opará, não frequente o calçadão, nem precise atravessar a via a pé. Já teria mandato trocar o equipamento. Edvaldo, os frequentadores do calçadão da 13 de Julho agradece se o senhor “solicitar” ao superintendente da SMTT, para tomar as devidas providências.

 

 

Praias de Aracaju: dezenas de postos elevados para salva-vidas construídos e inacabados. Obra do governo estadual. Da praia logo após a Passarela do Caranguejo, passando até a praia de Aruana, depois da sede da AABB/SE, percebe-se que foram construídos pelo governo estadual durante a reforma da orla, vários postos avançados para salva-vidas como na foto ao lado. Agora não foram acabados porque não tem escada para os profissionais subirem. De quem é a responsabilidade? Qual a autoridade não está fiscalizando e cobrando? Aliás, pela quantidade de concreto cada posto elevado não foi barato não…

 

 

 

 

 

Prestação de contas projeto Na tarde de ontem, 23, a Diretoria da ABIH-SE reuniu hoteleiros para fazer a prestação de contas do projeto VIVA Aracaju realizado em parceria com a Prefeitura, no período entre outubro de 2021 e novembro de 2022. Também foi detalhado todo o projeto que será executado esse ano, com valores, cidades visitadas, perspectiva de agentes impactados pelas ações, plano de mídia e outras informações. Durante a reunião, os hoteleiros apresentaram sugestões que foram levadas para possíveis ajustes no projeto. Esse ano, o VIVA Aracaju pretende investir mais de R$ 1 milhão (recursos da Prefeitura) na divulgação do Destino em várias cidades do país e com ações de marketing direcionadas. Segundo o presidente Antônio Carlos Franco, a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira, em firmar essa parceria com a Associação, tem sido algo fundamental para incrementar o setor na capital. E os resultados já estão sendo sentidos, fazendo de Aracaju um dos destinos mais buscados entre o final de 2022 e início desse ano, de acordo com sites especializados de busca.

Hoje, 24, será publicado edital de concurso para Coordenadoria de Perícia SSP/SE Nesta segunda-feira, 23, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou o edital para o concurso público destinado ao provimento dos cargos efetivos pertencentes ao Quadro de Carreiras de Atividades Periciais da Coordenadora Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O lançamento do edital será nesta terça-feira, 24, e o período de inscrição vai de 30 de janeiro a 06 de março.

 60 vagas No total, são 60 vagas voltadas aos cargos de Agente Técnico de Necropsia, Papiloscopista, Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal e Perito Odonto-Legal. O concurso terá cinco fases, sucessivas, além de Perícia Médica para candidatos que possuem alguma deficiência (PCD) e heteroidentificação para candidatos negros/pardos. A empresa responsável pelo concurso é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan).

1º concurso Fábio destaca que este é o primeiro concurso da gestão e também reforçou que já estão abertas as inscrições para o Concurso Público da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), ligada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca. “São 60 vagas para a Perícia com o edital sendo divulgado amanhã e 55 vagas para a Emdagro. Esse é mais um compromisso de campanha sendo cumprido em nosso dia a dia”, enfatiza o governador.

Reforço necessário A secretária Lucivanda fala sobre a importância do lançamento do edital e diz que este é um concurso bastante esperado. “Estamos felizes de estarmos com o governador e com o coronel Andrade representando a SSP. Esta é uma área que necessita de reforço de pessoal já há um bom tempo e esse reforço em todas as áreas da carreira da Perícia Criminal vai possibilitar a melhoria dos serviços relativos ao IML, Investigação Criminal e outros”, pontua a secretária.

4 Institutos O coronel José  Andrade explica que a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) é formada por quatro institutos: Instituto de Identificação, Instituto de Análise Forense, Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal (IML). As 60 vagas ofertadas, por meio do edital para o Concurso Público da Cogerp, serão preenchidas por profissionais que atuarão nesses institutos.

 Carência “A Segurança Pública já necessitava desse concurso há algum tempo. Todos esses institutos carecem de profissionais no momento, e as 60 vagas vêm para suprir parte dessa necessidade. Hoje, nós temos um IML moderno, um Instituto de Identificação muito bom, a Perícia também está com um local novo, além de termos recebido muitos equipamentos, mas havia carência de recursos humanos”, concluiu o coronel destacando a relevância deste edital.

Concurso Emdagro As inscrições para o concurso público da Emdagro vão até o dia 23 de fevereiro. As 55 vagas são destinadas aos cargos de Técnico Agrícola, Engenheiro Agrônomo e Médico Veterinário. A empresa responsável pelo concurso é o Instituto AOCP.

‘A Vingança’ nova publicação da Edise. Livro do jornalista Toinho Vieira será lançado nesta quinta-feira, 26, no Museu da Gente Sergipe Dia 26 de janeiro, às 17h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju, acontece o lançamento do livro ‘A Vingança, primeiro romance do jornalista e professor, Antônio Vieira de Araújo. Toinho Vieira, como é conhecido pelos amigos, com certeza, reunirá a velha guarda do jornalismo sergipano neste lançamento.

Poderosos coronéis A obra retrata comportamentos de então poderosos e influentes coronéis que fizeram e refizeram a rota mítica do nosso sertão do século passado, assim como a fidelidade e seriedade inquestionáveis de subordinados. Fatos marcantes permeados por uma delicada história de amor, vivida no século passado, quando se lavava com sangue a honra maculada.

 Prefácio de Milton Alves O prefácio do jornalista Mílton Alves ressalta um enredo rico “sofrimento, luta pela vida, amor e paixão na saga de personagens da história contada por Antônio Vieira de Araújo, um romance muito bom de ser lido”.

Médico Hamilton Maciel assina a “orelha” do livro A orelha do livro assinada pelo médico José Hamilton Maciel Silva apresenta informações sobre a escrita de Antônio Vieira “de pena leve, mas firme, corajoso, explicativo e até minucioso, o autor descreve vivências sertanejas, utilizando-se de elementos conflitantes e inconciliáveis na contramão de práticas religiosas, amorosas e de bom senso”.

Apresentação de Jorge Carvalho A apresentação do professor Jorge Carvalho do Nascimento chama a atenção para o texto fluído e escorreito “o autor nos apresenta a trama que compôs, rica em sua complexidade, com heróis, vilões e algumas figuras apáticas, todos muito bem construídos e caracterizados, além de cenários e contextos ricos em detalhes fascinantes. Tudo embalado ao ritmo de uma boa história de amor e ódio com personagens que fascinam quem gosta de estudar o comportamento humano. Li e gostei de ‘A Vingança’. Espero que os novos leitores apreciem a competência e a riqueza deste romance de estreia do escritor e bom contista que é Antônio Vieira de Araujo”, elogia Jorge Carvalho.

Força da narrativa Em ‘A Vingança’ é impossível ficar indiferente à riqueza descritiva da pobreza vivida pelo personagem Luciano no casebre de taipa coberto de palha em que este residia. Menos ainda em relação à força narrativa presente nos detalhes contados acerca da enchente do rio, do rompimento da barragem e da destruição da choupana quando da tragédia que ceifou a vida dos seus pais.

 Emoções diversas Dando spoiler, a obra nos provoca as emoções mais diversas: pode ser um comichão, uma agonia derradeira, quando os personagens se envolvem em incessantes pelejas, ou, por outro lado, o conforto de uma sombra debaixo de árvore frondosa, quando os conflitos se resolvem de um modo ou de outro.

 

Antônio Vieira de Araújo Nasceu na cidade de Neópolis (SE), em 26 de agosto de 1948. É professor graduado no curso de Licenciatura Plena em História, na Universidade Federal de Sergipe – UFS. Foi presidente do Diretório Acadêmico de História da UFS e o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes, em 1976, após a reabertura política no Brasil. É também jornalista profissional tendo iniciado no jornal Gazeta de Sergipe. Atuou em diversos órgãos de comunicação, como Tribuna de Aracaju, Jornal da Cidade, emissoras de rádio Difusora, Liberdade e Atalaia e as emissoras de televisão Sergipe e Atalaia. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Aracaju. Exerceu vários cargos e funções na administração pública estadual e municipal, tais como: professor da rede estadual de ensino; coordenador estadual do Programa de Alimentação Escolar; secretário de Comunicação de Aracaju e criador do jornal Diário Oficial de Aracaju. 

 

 

 

 

Programação definida da Festa de São Benedito em Rosário do Catete Com o tema “Que o exemplo do São Benedito, sejamos intrépidos anunciadores do amor de Deus”, a população de Rosário do Catete celebra, de 26 a 29 de janeiro de 2023, a festa do co-padroeiro São Benedito. Além da programação religiosa, promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promove na sexta e no sábado, 27 e 28 respectivamente, a programação social com diversas atrações no Largo São Benedito. Durante o tríduo preparatório, haverá terço mariano e oração de São Benedito, a partir das 18h30 e celebração eucarística, às 19h. No domingo (29), haverá terço mariano e oração de São Benedito, às 15h30. Às 16h, haverá celebração eucarística e procissão pelas ruas de Rosário do Catete.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

DIA MUNDIAL DO JORNALISTA

– 24 DE JANEIRO –

DIA DO PADROEIRO DOS JORNALISTAS

“Onde a Imprensa é livre e todo homem é capaz de ler, tudo está salvo.”

Thomas Jefferson

“O Jornalista é o natural ouvidor e porta-voz dos sem-poder, sem-cidadania, sem-vez, sem-voz, sem-bem, sem-família e sem-justiça.”  Por Clarkson Ramos Moura


NESTA SIMBÓLICA DATA, PELO MENOS, NOS PAÍSES CATÓLICOS, COMEMORA-SE O ” DIA DO JORNALISTA” EM HONRA DO SEU PATRONO, SÃO FRANCISCO DE SALES, CUJA FESTA É CELEBRADA EM 24 DE JANEIRO, DIA EM QUE O ENTÃO PAPA PIO XI, POR UMA CARTA ENCÍCLICA, INSTITUIU O “DIA DO JORNALISTA” E NOMEOU O REFERIDO BISPO E DOUTOR DA IGREJA ROMANA “PADROEIRO DOS JORNALISTAS”.

COMO SE FAZ NOTÓRIO, A CONSAGRAÇÃO DA DATA DE HOJE (24/1), PARA HOMENAGEAR OS JORNALISTAS TRANSCENDE AO SIGNIFICADO RELIGIOSO E DENOTA, EM SÍNTESE APERTADA, A VIDA OUSADA, PERICULOSA, ESTRESSANTE, VOCACIONAL, EXAURIENTE, DESAFIADORA E, ATÉ MESMO, INSALUBRE DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, QUE SE ENTREGA, DE CORPO E ALMA, À VIDA , À VERDADE, À LIBERDADE, AO ALTRUÍSMO, À DIGNIDADE HUMANA, À DEMOCRACIA, À CIDADANIA, À SOLIDARIEDADE, À FILANTROPIA, À EMPATIA, AOS DIREITOS HUMANOS, AO SENSO DE JUSTIÇA E A TANTOS OUTROS VALORES UNIVERSAIS, SEMEADOS E CULTIVADOS EM SUAS MATÉRIAS VEICULADAS, DIUTURNAMENTE, POR JORNAIS, REVISTAS, RÁDIOS, TELEVISÕES E DEMAIS MÍDIAS ULTRACONTEMPORÂNEAS.

A ENTREGA, A DEVOÇÃO, O COMPROMISSO, A ÉTICA DO JORNALISTA — ENQUANTO AGENTE LABORAL, ARTISTA E CIENTISTA DA INFORMAÇÃO — CONSISTEM EM PROCURAR, PERQUIRIR, INVESTIGAR, DESCOBRIR, FLAGRAR, GARIMPAR, LEVANTAR, COLIGIR, CUMULAR, ANOTAR, CONTEXTUALIZAR, REDIGIR (DESCREVER, RELATAR, DISSERTAR) E TRANSMITIR FATOS DO DINÂMICO, EVOLUTIVO E COMPLEXO COTIDIANO DA SOCIEDADE EM QUE SE ACHA INSERIDO OU PARA QUAL FOI ENVIADO, SEMPRE COLOCANDO SUA PRODUÇÃO PROFISSIONAL A SERVIÇO DOS PROGRESSOS CULTURAL, SOCIAL, INTELECTUAL E ECONÔMICO, DA HUMANIDADE, COMO NOSSA GRANDE FAMÍLIA, E DO PLANETA TERRA, COMO NOSSO GRANDE LAR.

ORA, POR CONSEQUÊNCIA LÓGICA E REFLEXA, NESTA MESMA DATA, INJUNGE-SE QUE SE CELEBRE, TAMBÉM, AQUI ENTRE NÓS, BRASILEIROS, A DECANTADA, IMPRESCINDÍVEL E AMPLA “LIBERDADE DE IMPRENSA — RESTABELECIDA E CONSAGRADA PELA CONSTITUIÇÃO “CIDADÔ, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, PROMULGADA, EM 5 DE OUTUBRO DE 1988, PELA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, COMO VALOR, DIREITO, GARANTIA FUNDAMENTAIS E PEDRA ANGULAR, DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, CONFORME INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA E TELEOLÓGICA DOS SEUS ARTS. 5°, “CAPUT”, INCISO IX, E 220, “CAPUT” E PARÁGRAFOS — EM VIRTUDE DA RECORRENTE E DELIBERADA CENSURA À IMPRENSA ESCRITA, FALADA E TELEVISADA, DESDE O ESTADO NOVO, PASSANDO PELA DITADURA MILITAR, ATÉ OS NEBULOSOS E DESASTROSOS DIAS DO RECÉM-FINDO DESGOVERNO DO PSEUDOPRESIDENTE DO BRASIL — OFENSOR-MOR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA COMPROMETIDOS COM A VERDADE E INIMIGO CONFESSO DOS JORNALISTAS RESPONSÁVEIS, IMPARCIAIS E ÉTICOS DESTE PAÍS.

SE BEM QUE EU SEJA INEVITALMENTE SUSPEITO E INEGAVELMENTE POSSUIDOR DE PARCIALIDADE, PASSIONALIDADE E SERGIPANIDADE JUSTIFICÁVEIS, OUSO SUSTENTAR, SEM QUALQUER SENTIMENTO DE MELINDRE E/OU REVIDE EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CORREGIONAIS, QUE “SERGIPE DEL PUEBLO” (E NÃO, “SERGIPE DEL REY”) — ATÉ UM PASSADO NÃO MUITO REMOTO, LAUDATORIAMENTE CHAMADO DE “A ATENAS BRASILEIRA” — TEM DADO, AO LONGO DE SUA COEXISTÊNCIA INSTITUCIONAL, UM RELEVANTE CONTRIBUTO À IMENSURÁVEL E PRECIOSA PRODUÇÃO CULTURAL, PRINCIPALMENTE IMATERIAL, DO PRÓSPERO, PROGRESSIVO E INESGOTÁVEL UNIVERSO INTELECTUAL E CULTURAL DA REGIÃO NORDESTE DESTE PAÍS.

ALIÁS, NESTE “SERGIPE DEL PUEBLO”, GOSTO DE LER OS TEXTOS DA LAVRA DOS SEGUINTES “GIGOLÔS DAS PALAVRAS”:

LUIZ EDUARDO COSTA, CRISTIAN GÓES, JOZAILTO LIMA, CLAÚDIO NUNES, ADIBERTO DE SOUZA OLIVEIRA, CLÁUDIO MESSIAS, CLÁUDIO LEITE, JOSÉ FIRMO DOS SANTOS, DR. FRANCISCO ROLLEMBERG, JOSÉ ROLEMBERG NETO, JERÔNIMO PEIXOTO, JOSÉ LIMA, ANTÔNIO SAMARONE, ELITO VASCONCELOS, GILVAN MANOEL, MARCOS CARDOSO, EDUARDO MARCELO SILVA ROCHA, ALONSO GOMES CAMPOS FILHO, MARCOS MELO, KÁTIA SANTANA, EDSON ULISSES, ANTÔNIO SARACURA, ANDERSON NASCIMENTO, MURILO MELLIN, TEREZINHA OLIVA, AGLAÉ D’ÁVILA FONTES ETC.

SE A ANOSA, FALÍVEL, DESGASTADA E REGRESSIVA MEMÓRIA NÃO ME TRAIU, EIS QUE DE REPENTE, ACABEI POR CONSEGUIR A PROEZA DE ENUMERAR, EXEMPLIFICATIVAMENTE, UM REPRESENTATIVO GRUPO DE 26 JORNALISTAS, ARTICULISTAS, AUTORES E/OU LITERATOS, CUJOS TEXTOS — NA MINHA HUMANA E, POR ISSO, ERRANTE INTELECÇÃO — COSTUMAM TRAZER CONTINENTE CLARO, CORRETO E CONCISO, BEM COMO CONTEÚDO RELEVANTE, CONVINCENTE E PERTINENTE.

EM TEMPO, PEÇO AZADAS ESCUSAS AOS POSSÍVEIS INJUSTIÇADOS OMITIDOS POR “LAPSUS MEMORIAE”, E, SOBRETUDO, AOS NOTÓRIOS “JABACULEZEIROS”, “FOCAS” E ESCREVINHADORES DA TERRA DO “CACIQUE SERIGY”, PELO MEU INCONTIDO E CORRIQUEIRO ROMPANTE DE SINCERIDADE.

POR REMATE REALÇANTE DESTE LACUNOSO E SÓBRIO TEXTO, TRANSCREVO EXTRATO DA CRÔNICA LITERÁRIA “O GIGOLÔ DAS PALAVRAS”, DO GENIAL ESCRITOR GAÚCHO, LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, “IN VERBIS”:

“Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que eu conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas reflexões inomináveis para satisfazer um gesto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. Não me interessa seu passado, suas origens, sua família nem o que outros já fizeram com elas. Se bem que não tenha também o mínimo escrúpulo em roubá-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.”

ABAIXO! OS INCONTÁVEIS E LEVIANOS ATAQUES AOS JORNALISTAS BRASILEIROS, DESFERIDOS PELO RECÉM-DESPEJADO INQUILINO DO PALÁCIO DO PLANALTO!

SALVE! A IMPRENSA LIVRE E DEMOCRÁTICA!

PARABÉNS! DESTEMIDOS E VOCACIONADOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO!

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto

 

O futuro da Democracia guarda relação direta com o futuro de quem contra ela criminosamente atenta.

O  violador precisa saber que o seu ato golpista jamais poderá ser anistiado ou perdoado pelo lapso temporal.

Apenas assim o Brasil ficará livre de um golpe de Estado.

www.twitter.com/padregleiber

“CATÓLICOS” armados com bulas, cartas apostólicas, breves, exortações, constituições e encíclicas, vomitando o Catecismo e arrotando o Direito Canônico, contudo, sem haver degustado o Evangelho, iguais aos mestres da Lei que acusam Jesus de ser um demônio. Não são católicos!

www.twitter.com/RitaLobo

A volta da fome no país é reflexo do retrocesso dos últimos anos. Quando acabar com a fome foi uma prioridade, o país venceu. Por isso, acredito que estamos no caminho certo pra que todos os brasileiros tenham acesso à comida, comida de verdade, sem ultraprocessados…

…. É uma indecência que o Brasil tenha voltado ao Mapa da Fome. Mais de 30 milhões de brasileiros não têm o que comer e metade da população enfrenta algum tipo de insegurança alimentar. Em 2003, com o Programa Fome Zero, o Brasil começou um jornada de sucesso (cont.)

Defender a comida de verdade não é fácil. Em nenhum lugar do mundo. Significa ser contra os ultraprocessados e a favor de aprender a cozinhar. Mas no Brasil é mais difícil. Obrigada a todos que fazem parte dessa longa caminhada.

www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“O maior pecado para com os nossos semelhantes, não é odiá-los mas sim tratá-los com indiferença; é a essência da desumanidade.” George Bernard Shaw.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais