Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Em Sergipe começa a se consolidar a discussão sobre uma possível Parceria Público-Privada (PPP) como solução para a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso – modelo defendido pelo então candidato e atual governador Fábio Mitidieri – através do projeto de saneamento do BNDES, iniciado no governo Belivaldo Chagas através de uma parceria que vem gerando diversos debates técnicos.
O blog entende é que o problema maior não é se a Deso continuará totalmente pública ou passará para uma PPP, é preciso que os gestores de plantão tenham realmente vontade política para tratar de um tema que não tem visibilidade eleitoral e, por isso, muitos preferem empurrar o problema com a barriga.
No Brasil estima-se que 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada. Uma situação realmente lamentável em pleno século XXI. Outros 100 milhões não dispõem de coleta de esgoto e, destes, 4,4 milhões não contam com qualquer forma de esgoto. Segundo os dados, apenas 12% são servidos por sistemas adequados e isso leva a uma situação vexatória do Brasil ficando na 102ª posição do ranking de saneamento segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Em Sergipe, segundo dados passados pela assessoria da Deso, a empresa atende 95,35% da população urbana que está na sua área de atuação. São 1,5 milhões de pessoas na área urbana e 1,9 milhões em todo o estado. O restante da população é atendida pelos sistemas autônomos dos municípios, como o SAEE de Estância, São Cristóvão, Capela e Carmópolis. Dessa população, 48% já possuem esgoto coletado é tratado, sendo que com as obras em andamento, a Deso espera alcançar 68% até o final de 2025, dentro da meta prevista para o período e dentro no cronograma previsto para universalização até 2033.
As eleições de 2022 fizeram surgir muitas caras novas na política de Sergipe e o próprio governador, Fábio Mitidieri, representa um novo ciclo da política.
Será que há esperança que o saneamento básico seja tratado como um problema de saúde pública? Algo de extrema urgência e necessidade.
Ou será mais uma vez empurrado com a barriga porque não dá visibilidade eleitoral como algumas obras que muitas vezes se derretem na primeira chuva forte que caí?
Aracaju: vice-prefeita renuncia O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu ontem, 24, a carta-renúncia da vice-prefeita Katarina Feitoza. Ela deixará o cargo para assumir, no próximo dia 1º de fevereiro, o mandato de deputada federal para o qual foi eleita nas eleições de 2022. Ao receber o comunicado de Katarina, Edvaldo agradeceu “pela lealdade e parceria na gestão de Aracaju, nos últimos dois anos”.
Hoje entrega carta na Câmara Municipal Já hoje, a vice prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza, apresentará sua renúncia, às 11h, na Câmara Municipal de Aracaju. A partir de hoje, 25, se o prefeito Edvaldo Nogueira necessitar se ausentar ou tirar licença da Prefeitura assume agora o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos.
Coletiva Banese E o presidente do Banese, Helom Oliveira, vai apresentar a imprensa hoje, 25, a partir das 7h, no auditório do Museu da Gente Sergipana um balanço do trabalho realizado por ele e toda equipe do grupo Banese nos últimos anos. É notório que a área de transformação digital do banco nos últimos anos não deixou a desejar a nenhuma outra instituição financeira de grande porte. Esse diferencial foi fundamental para a expansão dos negócios na atual realidade com a chegada de diversos bancos digitais.
Ponto de ônibus retirado e não reposto Além da dificuldade de poucas linhas do transporte urbano para a Zona de Expansão, principalmente na região da Avenida Inácio Barbosa (antiga Sarney), os usuários sofrem também com o sol escaldante. Por exemplo, em frente ao Condomínio Portal dos Coqueiros, foi retirado o ponto de ônibus, com promessa que seria construído um novo. Isso tem “apenas” quatro anos. Acorda SMTT!
Linda Brasil prepara equipe para Alese A deputada estadual diplomada, Linda Brasil (Psol), iniciou na segunda-feira, 23, o planejamento estratégico da nova mandata da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Os encontros estão acontecendo no Palácio Fausto Cardoso, onde funciona a Escola Legislativa.
Grupos de trabalho No primeiro dia do ‘Seminário de Planejamento 2023’, Linda reuniu os membros que farão parte da equipe, que será dividida em grupos de trabalhos relacionados à Legislação, ao Jurídico, à Educação, à Cultura, às questões Socioambientais e à Comunicação, para um momento de apresentação, discussão acerca do cenário político no âmbito nacional e local, pensar a mandata enquanto um instrumento transformador, além de iniciar o processo de alinhamento das equipes, funções, metas e ações específicas para cada área de atuação.
Diversidade e Inclusão A parlamentar registrou a importância de formar uma estrutura diversa para a mandata. “É a primeira vez que uma mulher trans assume uma cadeira na Alese. E essa mandata não poderia ser diferente. Temos uma equipe inclusiva, diversa, com pessoas de diferentes identidades de gêneros, raças, religiões, da periferia, da universidade, dos movimentos sociais. Tenho certeza de que esse time fará história na Casa do Povo Sergipano”, finalizou a deputada estadual, que toma posse no próximo dia 1°.
Participações O primeiro dia do seminário contou com a colaboração da Nadja Carvalho, representante da executiva do Psol; Luciana Araújo, representante do Conselho da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco; Heitor Pereira, petroleiro aposentado e um dos fundadores do Psol; professora Sônia Meira, vereadora suplente, que assume a vaga deixada por Linda na Câmara de Aracaju.
Barra dos Coqueiros: Prefeito Alberto Macedo lança programa de obras para pavimentação A manhã da terça-feira, 24, foi marcada pela solenidade de lançamento do “Avança Barra (PAB)”, programa que envolve a realização obras de pavimentação e sinalização em diversas regiões da Barra dos Coqueiros, a exemplo dos bairros Marcelo Déda, Rio das Canas, Moisés Gomes, o entorno da Praça do Prisco Viana, entre outros.
Quase meio milhão Para dar início à execução do programa, o prefeito Alberto Macedo assinou a ordem de serviço para o recapeamento asfáltico e a sinalização urbana do bairro Marcelo Déda. Orçada em mais de R$ 405 mil – em recursos próprios-, a obra prevê a pavimentação de 28 ruas, além da instalação de faixas de pedestres e placas de trânsito.
Localidades Nesta primeira etapa, será realizado o recapeamento e sinalização das seguintes localidades do bairro Marcelo Deda: Avenida A, Avenida B, Rua A, Rua B, Rua C, Rua D, Rua E, Rua F, Rua G, Rua H, Rua I e Travessa A. “Este evento veio para alavancar o desenvolvimento da Barra. O programa vai atuar praticamente em todo o município. Estamos iniciando ações no Marcelo Déda com o asfaltamento e a sinalização, mas a previsão é que a gente lance ainda este ano cerca de 20 grandes obras”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Marcel Furst.
Dia histórico O Avança Barra chega para presentear moradores barracoqueirenses com obras estruturantes e que garantirão dignidade à população. “Hoje é um dia histórico e importante para a Barra dos Coqueiros. Estamos lançando o ‘Avança Barra’, o programa que realizará obras de pavimentação asfáltica e a sinalização urbana em diversas regiões da Barra dos Coqueiros. Além de pavimentação, outras ações serão realizadas”, destacou o prefeito Alberto Macedo.
Walter Pinheiro se reúne pela primeira vez com Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, é também o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) e pela primeira vez se reuniu com a Mesa Diretora do órgão do controle social. O encontro ocorreu na manhã da terça-feira, 24, na sede do CES/SE e serviu para conhecer os trâmites, as instalações do Conselho, e também para discutir assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) que poderão ser pautados na próxima reunião do CES/SE, no dia 31 de janeiro.
Prioridades Para Walter Pinheiro foi muito importante conhecer as pessoas que trabalham com o controle social, foram debatidos assuntos relevantes e ele acredita que, neste novo ciclo, esta gestão pode contribuir bastante. “Vamos traçar algumas prioridades, estudar como estão sendo os processos, identificar os gargalos e buscar resultados. A importância das decisões tomadas no Conselho tem que realmente atender os anseios da população. Então é importante fazermos estas reflexões: qual é o significado de estarmos aqui e qual é o resultado que estamos alcançando com as nossas ações?”, refletiu.
Controle O CES/SE é um órgão do controle social formado por entidades da sociedade civil, dos trabalhadores e do governo, ou seja, 50% são representantes dos usuários do SUS, 25% dos trabalhadores e 25% dos gestores. “É importante que essa representatividade do Conselho atenda os anseios de quem precisa mais. Isso favorece o fortalecimento do SUS”, pontuou o presidente. Além do presidente, participaram da reunião os conselheiros estaduais de saúde: Oscar Rocha (vice-presidente), Iara Senna (1ª secretária), Jorge dos Santos (2ª secretário), Josevaldo Mota (2º Coordenador de Finanças), Rita Mota (Coordenadora de Educação Permanente); a secretária executiva, Cicy Bezerra; e o diretor de Atenção Especializada e de Urgência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Vinícius Vilela.
Praça no Orto do Carvalho II reduz depressão e isolamento tecnológico” , comemora Nitinho “A partir de 2023, os moradores do Horto do Carvalho II voltarão a desfrutar do espaço livre da praça para a realização de atividades culturais, manifestações artísticas e festivas, esporte, comércio, descanso, lazer e recreação”. O anúncio foi feito pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), autor de emenda impositiva que destina recursos do orçamento municipal de Aracaju à recuperação da praça pública, localizada na rua Sabino Ribeiro Chaves, no bairro Aruana. A emenda impositiva assegura R$ 273. 850,00 para a obra de reestruturação do logradouro e aquisição de equipamentos.
Demanda “A praça já existe e é um patrimônio da comunidade, um espaço importante de lazer e convivência. Só estamos assegurando recursos para fazer uma reestruturação, aquisição de novos equipamentos, dando mais segurança ee conforto para as crianças, os idosos e as famílias, que podem ter na praça um espaço de socialização”, explicou. O vereador relembra que a indicação dos recursos atende à demanda da própria comunidade nos diversos contatos que estabelece em suas visitas de rotina. “Todo espaço público negligenciado gera evasão da comunidade, apropriação desordenada e práticas estranhas ao convívio do grupo”, alertou. Na avaliação do vereador, outro importante papel desempenhado pelas praças é a possibilidade de revelação de talentos culturais, artísticos e gastronômicos.
Com o apoio do governo do Estado, carcinicultura pode gerar até três mil novos empregos, explica Cristiano Cavalcante Por intermédio do deputado estadual eleito Cristiano Cavalcante (UB), produtores de camarão do Baixo São Francisco, principalmente do município de Brejo Grande, que concentra boa parte dos produtores da região. “Atualmente são gerados cerca de mil e quinhentos empregos, entre permanentes e sazonais. Com o apoio do Governo do Estado, a produção de camarão no Baixo São Francisco empregar até três mil pessoas na região, o que é muito significativo”, explicou Cristiano.
Produtividade A plena produtividade dessas áreas de cultivo da carcinicultura, se alcançados os parâmetros adequados de água mediante a implantação do projeto que se propõe, resultará na produção anual de mais de 8 mil toneladas de camarão, gerando, somente com a comercialização in natura do produto, receita bruta de R$ 164,5 milhões ao ano. Agregando-se valor ao produto final mediante seu beneficiamento, estima-se receita superior a R$ 350 milhões de ao ano.
Ações Para que esse incremento na produção seja possível, foi proposta uma série de ações pelos produtores. Entre as quais está a construção de um canal de transposição, que dará suporte ao produtor e auxiliará na ampliação da produção na região. “Essa obra é muito importante para o desenvolvimento da região e temos todo o interesse em ajudar”, afirmou o governador Fábio Mitidieri, colocando-se à disposição como articulador para buscar os recursos necessários para sua construção.
Reunião O presidente da Associação Sergipana de Aquicultura, Amilton Amorim, reconheceu o esforço de Cristiano na defesa do pequeno produtor da região. “Agradeço ao deputado estadual Cristiano Cavalcante que, desde quando era prefeito, lutou por nossa sobrevivência”. A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Luciano Bispo e Adailton Martins, bem como o deputado federal Gustinho Ribeiro, dos prefeitos Clysmer Ferreira,de Brejo Grande; Robson Martins, de Ilha das Flores; e Manuela Martins, de Pacatuba; além de ex-prefeitos, presidentes de associações, produtores, professores e técnicos.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Pinhão: população não aguenta mais a constante falta de água Moradores estão denunciando nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais que em Pinhão, a falta de água é constante, chegando a durar 60 dias em algumas localidades, mas o talão para pagamento chega certinho. Segundo os moradores a Deso apenas faz é abastecer as caixas d’água instaladas pela prefeitura. “Mas mesmo com esse paliativo não dar pra suprir e a população sofre todos os dias tendo que fazer filas pra tentar conseguir alguma água. A população não aguenta mais tanto sofrimento. Vou encaminhar um vídeo da situação em que se encontra a cidade”, denunciou o morador. O vídeo recebido:
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
www.twitter.com/DevotosSaoBento
Que se afastem de perto de mim todas as forças malignas.
São Bento, libertai-nos do mal!
São Bento, libertai-nos da inveja!
São Bento, libertai-nos do pecado!
Amém.
A gente sempre esquece, e a vida não cansa de nos fazer relembrar, que não temos nenhum controle sobre o instante seguinte. Por mais planejado que seja, é sempre mistério. Sempre surpresa! Sempre possibilidade.
Temos agendas, sonhos, projetos, receios, expectativas; controle, não.
O genocídio da terra ianomâmi se dava assim: um grupo de garimpeiros cercava uma UBS, não deixava que os profissionais trabalhassem e depois queimava o posto. Aconteceu em 2021. O governo sabia de tudo e nada fazia.
www.twitter.com/Rafael_Parente
A mulher estuprada por Daniel Alves:
– apresentou exames
– gravações do circuito interno
– não mostrou o rosto
– não procurou revistas
– não pediu um centavo
E ainda assim, tem gente dizendo que ela só denunciou para ganhar fama e dinheiro do jogador.
Cultura do estupro é isso.
Conhecer a História é ter a certeza de que o amanhã nascerá sem erros.
O hoje que olha o passado é o mesmo olhar que projeta o futuro.
Olhar-se é instrumento de sobrevivência!.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“É melhor ser um leão por um dia do que ser um carneiro toda vida.” – Elizabeth Kenny, enfermeira australiana que promoveu uma abordagem controversa para o tratamento da poliomielite.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-01/papa-francisco-mensagem-dia-mundial-comunicacoes-sociais.html