PT/SE: Rogério definha e do céu Déda lança luzes para Márcio e Lula

                                                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Um breve histórico do PT em Sergipe nas últimas eleições até chegar ao atual momento. De quem nunca foi petista, mas “Dedista” com muito orgulho. Com o professor Déda, o titular deste espaço teve embates, elogios, comemorações com o Flamengo, mas com a admiração de sempre. Quando o jornalista Célio Nunes faleceu (agosto de 2009), Déda, já governador, foi ao velório e ao sepultamento. Lá discursou e entre os registros disse: “Célio é um dos poucos homens a quem o título de mestre cabe sem qualquer ressalva”. Pois bem, professor Déda, mestre da oratória, peço-lhe autorização para fazer esse registro sobre o PT que você tanto amava em Sergipe:


Após as mortes de Marcelo Déda (2013) e Zé Eduardo (2015), o Partido dos Trabalhadores ficou fragilizado nos itens liderança e inteligência política de comando. Houve momentos pra lá de tensos entre os grupos de Rogério Carvalho, Márcio Macedo e Eliane Aquino.

Clima ruim

O clima ruim de Rogério começou em 2012, com Marcelo Déda ainda vivo, após ter sido tirado da disputa pela Prefeitura nesse ano. Rogério, inclusive, havia vencido a professora Ana Lúcia no Processo de Eleições Diretas (PED) do partido. Mesmo assim, Déda usou de sua liderança de comando na sigla e também como governador para colocar Valadares Filho (PSB) como o candidato do bloco na disputa pela Prefeitura. Mal-estar geral no bloco de Rogério no partido.

Máquina compactadora sobre Eliane

Em 2014, e com a morte de Déda, em 2013, Rogério Carvalho se assenhorou de novo líder do PT e passou a máquina compactadora sobre Eliane na definição do nome do partido para a disputa ao senado. Eliane, ainda sensibilizada com a morte do esposo Marcelo Déda, abandonou a acirrada disputa interna em emocionado discurso no Iate Clube, mas deixou claro que ela e seu grupo, incluindo aí Márcio Macedo, Zé Eduardo e Sílvio Santos, não votariam em Rogério. Após as eleições, circulou um vídeo do grupo, em frente ao Colégio Amadeus, reforçando o ROGÉRIO NÃO! E o resultado não foi outro: derrota de Rogério para Maria do Carmo por uma diferença de 3%.

Mosca Azul

Com a eleição de Rogério Carvalho ao senado, em 2018, a mosca azul parecer ter inoculado nele o veneno mortal da política, que é a ambição desmedida. Ele cumpriu o primeiro turno do seu mandato com episódios polêmicos, o pior deles, sem dúvida, o voto decisivo no orçamento secreto, contrariando Lula e a orientação do partido, recebendo uma reprimenda pública da presidente Gleisi Hoffmann.

Lula não é nem um pouco bobo

Como Lula não é nem um pouco bobo, percebeu que Rogério nada tem de Déda ou Márcio e que seus planos colidem com os dele. E não adiantou puxar Lurian para o seu gabinete, pelo contrário, até agravou a situação com o tratamento hostil que ela vem recebendo.

Márcio construiu um caminho alicerçado na confiança

Já Márcio Macedo, ao contrário, construiu uma história mais sedimentada. Fez parte do círculo de amizade muito particular de Déda, inclusive pertencia à mesma tendência interna da sigla. Foi convidado a integrar a executiva nacional do partido e tirou a tesouraria do PT das páginas policiais, ganhando, assim, prestígio nacional. Também esteve ao lado de Lula durante os 580 dias de prisão do líder petista no processo da Lava Jato e, finalmente, coordenou as finanças da campanha de Lula em 2022, recebendo 100% de aprovação do TSE.

Resultado de tudo é que virou o Ministro próximo de Lula com prestígio e muita tinta na caneta. No momento está tratando com habilidade e maturidade as feridas da campanha de 2020.

Influência de Márcio em 2024 que deve retornar ao comando do PT/SE

Hoje, 15, comandará a visita do presidente Lula em Sergipe, transitando como uma pluma entre as várias correntes políticas que participarão dessa visita.

Márcio Macêdo terá enorme influência em 2024 e já pode estar preparando o tênis para a corrida de 2026. Quanto ao senador Rogério Carvalho, restando ainda 4 anos de mandato, tem que mudar sua forma de pensar e fazer política. Ela é muito dura e particular. Essa construção política forçada de Candisse, por exemplo, que chegou ontem no partido, acende luzes de intriga na sigla.

 O PED 2023 do Partido dos Trabalhadores vem aí e os sinais parecem claros de que Márcio Macedo voltará a comandar a sigla em Sergipe, ganhando mais musculatura política.

Talvez, do céu, uma estrela chamada Marcelo Déda esteja lançando luzes para o Ministro Márcio Macêdo e para o compadre Lula.

 

Sergipe em alta O presidente Luiz Inácio da Silva escolheu Sergipe para retomar oficialmente as obras estruturantes do País, a exemplo da duplicação da BR-101. A presença do presidente, que cumpre agenda em Maruim e almoçará com o governador, demonstra habilidade política de Fábio Mitidieri em dialogar, independente de palanque eleitoral. Se de um lado, Lula quer construir relacionamento com os governadores, do lado de cá, Mitidieri trabalha para atrair investimentos e obras em Sergipe.

Peso político Para Fábio Mitidieri, a presença de Lula traz peso político ao gestor. “Estive três vezes com o presidente, sempre muito atencioso conosco. Na última visita à Brasília, fomos recebidos pelos ministros, conseguimos melhorias como a certificação das queijarias, permitindo que os produtores revendam para outros estados. Estamos construindo uma boa relação”. 

Ações judiciais da Aseopp contra Associações Pró-Construções tem ranço absurdamente ditatorial, visando reprimir decisões que são pra lá de pessoais Já pensou se os taxistas barrassem o Uber? Se os hotéis fechassem o Air BNB? Ou mesmo se Silvio Santos, do jurássico Namoro na TV, saísse bradando contra o Tinder? Loucuras absurdas, né? Taxistas, hotéis e apresentadores de TV, ainda que possam ser queixosos, procuraram mesmo foi se reinventar e melhorar seus serviços, ora pois! Aqui: https://andersonsblog.com.br/acoes-judiciais-da-aseopp-contra-associacoes-pro-construcoes-tem-ranco-absurdamente-ditatorial-visando-reprimir-decisoes-que-sao-pra-la-de-pessoais/     Anderson levantou uma questão. Será que querem reserva de mercado? Blog vai tomar posição, amanhã, 16.  

Uma chantagem que os amigos e o próprio chantageado não aguenta mais Um político com mandato e casado tem uma filha secreta extra conjugal com uma mulher também casada, mas não tão secreta para alguns assessores e amigos dos dois envolvidos. Uma história de cerca de mais de 10 anos. O caso parece mais um, porém, é uma saga parecida com a mitologia grega, em Tróia, com chantagem e segredos e gordos cargos para pagar “a pensão” ultra secreta e não registrada. Desde o nascimento é assim.

Uma chantagem que os amigos e o próprio chantageado não aguenta mais II O problema é que amigos próximos do político não aguentam mais as chantagens contra ele da atual esposa (na época da gravidez secreta o político era casado com a 1ª esposa) que é oportunista, descobriu a filha secreta e usa como moeda de troca. Isso tudo é fichinha, quando se sabe que tanto a filha quanto o marido da senhora, imaginam serem pai e filha biológicos, pois desconhecem a verdade.  O político chantageado não aguenta mais e só atura a chantagem da atual esposa porque se tudo for divulgado vai sobrar para a filha, hoje adolescente, e o suposto pai que não sabem de nada.  

Solidariedade O blog presta solidariedade a todos envolvidos, menos a quem está fazendo chantagem com algo que pode mudar a vida de 3 pessoas. O ser humano realmente não tem jeito. Que Jesus ilumine a cabeça e o coração da chantagista e deixe todos em Paz!

 

3 quartéis do PPC e um da ADA em Aracaju Um alerta do jornalista Marcelo Brandão, que fez história no jornalismo policial em Sergipe, principalmente na extinta Gazeta de Sergipe. Sempre ativo Brandão alertou nas redes sociais: “3 quartéis do PPC e um da ADA em Aracaju. Os vendedores de droga que não se  filiarem serão expulsos do “ramo”, Muitos estão abandonando porque não querem ficar reféns de alguma facção”.

“Terceirizar o serviço da Deso é penalizar quem mais necessita”, afirma Ricardo Vasconcelos Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan), estiveram reunidos na segunda-feira, 13, com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (Rede). Os sindicalistas representam os funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e foram pedir ajuda para evitar uma possível privatização da empresa – ou uma Parceria Público-Privado (PPP).

Posição contrária Funcionário de carreira da estatal, Ricardo Vasconcelos ressaltou que é extremamente contra essa privatização. “Eu sei o papel da Deso, enquanto empresa pública. Sei o seu papel social. Como funcionário da empresa, eu presenciei muitas pessoas que não tinham condições de pagar a tarifa e precisavam escolher se pagavam a água ou comiam. E se ela for privatizada, a conta é cortada de imediato”, afirmou.

 Penalizar quem mais precisa De acordo com o presidente da CMA, terceirizar o serviço da Deso é penalizar quem mais necessita. “Não quero ver a empresa nas mãos do capital privado, porque se isso acontecer, só vai ter água quem tiver dinheiro”, afirmou Ricardo.

Mobilização O parlamentar ainda destacou que essa é a hora de mobilizar toda a sociedade. “O momento é de alerta e o sindicato precisa se mobilizar e conquistar apoio dos parlamentares estaduais e federais, para que possa mostrar ao governador que esse não é o desejo dos sergipanos”, disse.

Professora Ângela Melo reafirma defesa do caráter público da Deso  A vereadora Professora Ângela Melo (PT), também participou da reunião e como servidora pública aposentada e defensora do serviço público como garantidor de direitos para a população é contra qualquer possibilidade de privatização da Deso.  “A água é um bem da humanidade, não uma mercadoria. E a Deso deve ser preservada e defendida como empresa pública porque presta um serviço fundamental à população. Por isso, são preocupantes os acenos do Governador de Sergipe sobre parceria público-privada para a Deso”, disse.

 

TV Atalaia noticia protesto do magistério de Lagarto contra proposta da gestão Hilda Ribeiro Deu no site “O Bolo é Grande”: “Na segunda-feira, 13, o Jornal do Estado, da TV Atalaia, afiliada da Record TV, noticiou o descaso da gestão Hilda Ribeiro que não apresentou uma proposta favorável aos professores do município de Lagarto, referente ao retroativo de 2022 e o piso salarial da categoria. Os educadores fizeram um protesto pelas ruas do Município, bem como no prédio da prefeitura.”

Retroativo Continua a matéria: “De acordo com o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintese), Nazon Barborsa, a prefeita encaminhou um ofício para o Sindicato dos Professores propondo dividir o retroativo de 2022 em oito parcelas, já com relação ao piso deste ano a ideia da gestão seria iniciar as discussões apenas no mês de abril. Ambas as propostas não foram aceitas pela categoria.”

Sem respeito E finaliza a matéria: “A ex-secretária Luiza Ribeiro, que é tia do deputado Gustinho Ribeiro, esposo da prefeita, compartilhou um vídeo, no qual diz que a gestão não respeita o direito dos professores. Vale ressaltar, que a prefeita não estava na prefeitura no momento do protesto, algo que não é novidade para quem a procura, e também não participa das reuniões de negociação com o magistério.” O vídeo aqui: https://www.oboloegrande.com.br/tv-atalaia-noticia-protesto-do-magisterio-de-lagarto-contra-proposta-da-gestao-hilda-ribeiro/

Laércio defende mais investimentos e modernização do Porto de Sergipe O embarque de 28 mil toneladas de milho, grande parte produzido no interior do Estado de Sergipe, marca um novo momento para o agronegócio sergipano. A operação ocorrida na manhã da terça-feira, 14, no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra dos Coqueiros, foi acompanhada de perto pelo governador Fábio Mitidieri (PSD-SE), pelo Senador Laércio Oliveira (PP-SE), Secretários Valmor Barbosa e Zeca da Silva, além de representantes do Governo, entre outras autoridades.

Segundo embarque Este foi o segundo embarque realizado em 2023, agora com destino para o Senegal. O primeiro foi concluído em meados de janeiro, quando foram movimentadas cerca de 32 mil toneladas da commodity que partiram para abastecer o mercado sul-americano. A previsão é que março aconteça uma nova operação de embarque.

Logística Localizada em uma posição estratégica, o Porto de Sergipe, que é administrado pela VLI, tem proximidade com os principais corredores logísticos da região e polos produtores, além do menor tempo de espera para atracação. O Senador Laércio Oliveira defende que sejam feitos investimentos na modernização e aumento da capacidade operacional do TMIB para que possa receber navios de maior porte abrindo perspectivas para aumento da movimentação do terminal, importante indutor do crescimento do Estado.

Contribuição “Cada navio que ancorar aqui nesse porto de alguma forma está contribuindo para o desenvolvimento do Estado, promovendo estímulos às cadeias econômicas envolvidas. Sergipe tem o privilégio de estar muito bem posicionado geograficamente. Essa é uma mais expectativa que vem se traduzindo em realidade na vida de todos que estão envolvidos. Onde tem um porto funcionando a todo vapor tem riqueza, tem crescimento e geração de emprego”, disse Laércio.

Aquecimento Segundo ele, é uma nova perspectiva que se abre para o agronegócio sergipano com o aquecimento da economia na atividade agrícola. “É um momento novo que a gente está vivendo. O governador Fábio tem demonstrado muito empenho na busca dos novos investimentos, trabalhando intensamente para divulgar as oportunidades que o Estado oferece. Vamos abrir esse porto para o mundo”, pontuou.

Incentivos Para o governador Fábio Mitidieri, o apoio do governo proporcionando incentivos, como a redução do ICMS, e ajuda aos pequenos agricultores, tem sido fundamental para o bom momento vivido pelo agronegócio. “Estou feliz aqui hoje no TMIB com a equipe da VLI podendo acompanhar mais um do embarque de grãos de milho, mostrando a força do nosso agro sergipano. O estado vem batendo recordes na produção e exportação de milho, mas também de outras culturas como a pecuária, sendo hoje o maior produtor de leite do Brasil. Quem ganha com isso é a população e nossa economia”, disse.

Centro de Reabilitação do Ipesaúde realiza oficinas de Carnaval O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco deu início na terça-feira, 14, as Oficinas de Carnaval voltadas para as crianças atendidas na unidade. A atividade segue até a sexta-feira no horário de atendimento, das 7h às 19h. O público infantil atendido no Centro de Reabilitação do Ipesaúde é formado por crianças autistas, com Síndrome de Down e outras deficiências. A oficina é uma terapia multidisciplinar que conta com o acompanhamento de diversos profissionais.

Datas comemorativas A coordenadora do Centro, Márcia Fonseca Costa, disse que nessas datas comemorativas a unidade busca sair um pouco do tradicional com a realização de oficinas como estas do Carnaval. São atividades mais lúdicas feitas com a participação efetiva dos profissionais da unidade, a exemplo dos fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. “A gente traz a criança para terapias com momentos lúdicos, com a confecção de máscaras de Carnaval, onde é possível que a criança recorte, cole, pinte e ornamente”, salientou.

Auxílio De acordo com a gestora, as crianças que não conseguem realizar a atividade sozinhas têm o auxílio do terapeuta. “São eles próprios que montam as máscaras de Carnaval, ao escolher as cores, como vão querer colorir, se vão utilizar purpurina ou não, com isso a gente vai trabalhando a parte sensorial e a coordenação motora”, explicou.

Estímulo e interação A psicóloga Alessandra Santos Lima disse que a oficina trabalha a estimulação, a interação social e o cognitivo das crianças através dessas atividades lúdicas como confecções de máscaras, pintura, brincadeiras e distribuição de pipoca. Alessandra afirmou ainda que é muito importante a realização de ações desta natureza para que as crianças saibam que existem essas datas comemorativas e participem. “Vai saindo uma turma e entrando outra, porque a oficina é realizada no horário de atendimento das crianças”, disse.

Fevereiro Laranja Conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da leucemia, tipo de câncer que afeta as células do sangue, é o principal objetivo da campanha Fevereiro Laranja. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que entre 2023 e 2025 sejam diagnosticados no Brasil cerca de 11.540 mil novos casos da doença. De acordo com o hematologista da Onco Hematos, que integra a Rede AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Geydson Cruz, identificar precocemente os sinais e sintomas da doença é essencial. “Campanhas como essa servem para alertar e conscientizar à população sobre os sinais e sintomas que podem estar relacionados às manifestações precoces da doença e conseguir realizar o diagnóstico o mais cedo possível e também ter os melhores resultados no tratamento”.

Tipos de Leucemia Dr. Geydson Cruz explica que as leucemias são heterogêneas e diversificadas. “Cada uma tem uma manifestação, algumas são mais comuns em crianças e outras em adultos. Geralmente dividimos as leucemias em dois grandes grupos: crônicas e agudas. As crônicas, muitas vezes, não se manifestam com sintomas específicos e são identificadas apenas em exames de rotina. Por isso é muito importante fazer os exames e consultas periodicamente, principalmente o hemograma completo”, ressalta o médico. Conforme explica o hematologista, as leucemias agudas surgem de forma mais rápida. “Ela pode aparecer como uma infecção que não melhora, sangramento, manchas roxas na pele, ou sangramento nasal e em locais que não deveriam ocorrer, além de palidez, fraqueza, anemia e febre”, ressalta.

Diagnóstico Assim como outras doenças, o hematologista reforça que o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento efetivo da leucemia. “É preciso permitir que as pessoas tenham acesso a esse diagnóstico. Infelizmente, muitos sinais não são reconhecidos ou acabam sendo reconhecidos de forma tardia. Então o maior gargalho da doença ainda é diagnosticá-la previamente”.

 Riscos da doença O hematologista explica ainda que a leucemia é uma doença que pode ser genética ou adquirida. “Manifestações em pacientes com genética, de forma hereditária, não é o habitual, mas pode acontecer. O habitual é o paciente que não tem história familiar da doença, mas que estão expostos a algumas substâncias e produtos químicos, como derivados de benzeno, derivados de hidrocarboneto, como petróleo, além de exposição a radiações, ou ter feito tratamento de quimioterapia. Todas essas pessoas tem a possibilidade maior de desenvolver a leucemia”, finaliza.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Professores de Poço Verde ocupam a sede da prefeitura para cobrar reajuste do piso salarial Deu no site “Simão Dias Agora”: Cansados da falta de diálogo e de respeito aos seus direitos, professores e professoras da rede municipal de ensino de Poço Verde decidiram ocupar a sede da prefeitura, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, na tentativa de conseguir audiência com o gestor municipal, o prefeito Iggor Oliveira (PSD). O objetivo é fazer com que a administração municipal abra canal de diálogo e negociação e cumpra com a atualização do piso salarial. Toda matéria com vídeo aqui: https://simaodiasagora.com.br/2023/professores-de-poco-verde-ocupam-a-sede-da-prefeitura-para-cobrar-reajuste-do-piso-salarial-853/

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 Frase do Dia

“Quem faz política sem visão de mundo, sem o desejo de servir, sem a compreensão da missão que tem, quebra a cara no primeiro poste porque não sabe para onde vai. Sem princípios não há política.” Professor Déda. Cabe p/ alguns PT/SE.

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais