Parte I Didaticamente: passo a passo do sistema associativo

                                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
              “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Qual o motivo do debate em Sergipe sobre o sistema associativo de obras?

A Justiça vem negando ações mostrando que o sistema é legal.

Será que os gigantes da construção civil em Sergipe não aguentam a concorrência salutar, legal e transparente?

 

Passo a passo para criar uma cooperativa para construção de condomínio:

  1. Reunir um grupo de pessoas interessadas em formar uma cooperativa para construir um condomínio.
  2. Definir o objetivo da cooperativa e estabelecer as regras básicas para a sua governança.
  3. Elaborar um projeto de construção do condomínio, incluindo o orçamento preliminar, a localização, o tamanho das unidades, entre outros aspectos relevantes.
  4. Registrar a cooperativa nos órgãos competentes, como a Junta Comercial, Receita Federal, Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, dentre outros.
  5. Realizar assembleias periodicamente para discutir as decisões relevantes e tomar decisões em conjunto.
  6. Mobilizar recursos financeiros para viabilizar a construção do condomínio, podendo ser feito por meio de funding (financiamento) privado ou público.
  7. Contratar uma equipe de profissionais especializados para elaborar o projeto arquitetônico e de engenharia.
  8. Iniciar a construção do condomínio, acompanhando de perto todas as etapas do processo e tomando decisões em conjunto com os demais membros da cooperativa.
  9. Finalmente, após a conclusão da obra, cada membro da cooperativa terá direito a uma unidade no condomínio, conforme as regras estabelecidas na sua governança.

Ou seja, qualquer empresa ou pessoa física podem fazer. Então, ao invés de criticar, o correto seria entender e fazer também, caso contrário vão ficar fora do mercado.

Aguarde, a segunda parte ainda esta semana.

 

Muita gente esperando apartamentos de incorporadoras e construtoras que “faliram”  E desde a quinta-feira, 06, o blog vem recebendo e-mails e mensagens de leitores que têm parentes esperando apartamentos de incorporadoras/construtoras que “faliram”. O blog está fazendo um pequeno relatório para divulgar com os respectivos processos. Será que os que bradam contra o sistema associativo vão encampar a luta deles? Aí sim, seriam verdadeiros Robin Hood, não como hoje, às avessas…

Repercussão positiva artigo sobre os 100 primeiros dias do governo Mitidieri  E repercutiu entre os leitores o artigo deste espaço da última quinta-feira, 6,sobre os 100 dias do governo Mitidieri. Muitos leitores destacaram o planejamento estratégico como uma das importantes ações do novo governo.

 Iniciativa do planejamento estratégico  Como o blog lembrou, desde o governo Déda não se falava em planejamento estratégico no governo estadual. Ou seja, Mitidieri vai errar, como todos humanos erram, mas pelo menos está tentando acertar com um trabalho sincero, intenso e com iniciativa. O planejamento estratégico é vital para um governo que não só deseja nortear suas ações, mas pensa no futuro, independentemente de quem estará como gestor, em prol do desenvolvimento econômico sustentável, da justiça social, da saúde eficaz e da educação em ensino integral e de excelência.

 

 

 

 

 

 

Já faz algumas semanas que foi realizado um serviço no trecho da Avenida empresário José Carlos Silva (esquina com a Rua Guarapari), que divide os bairros Farolândia/Atalaia e uma parte do bloco de concreto que divide as duas vias foi retirada e não recolocada. Ficou um espaço aberto onde carros e motos fazem a chamada “Roubadinha” irregular provocando problemas no trânsito e até acidentes. Está na hora da PMA, através da SMTT e da Emurb recuperar o local urgentemente.

Esclarecimentos Deso. Blog aguardará os próximos meses E ontem, 09, após um alerta do blog pelo twitter, a Deso informou que após processo administrativo conduzido pela companhia a empresa que apresentou certidão (processo licitatório) com teor dissonante foi, sim, punida, ficando impossibilitada de trabalhar com a Deso. Após interposição recurso administrativo, a diretoria da Companhia deliberou pela manutenção da restrição imposta à referida empresa.

Punição de apenas 90 dias? Blog não acredita. MP já está de olho! Um funcionário da Deso, leitor deste espaço, disse que acompanhará os futuros contratos e que monitorará o blog se a empresa, mesmo punida, retornar a participar de licitações não só na Deso, mas em todo o governo estadual. O blog não acredita que mesmo apresentando uma certidão falsificada tenha sido punida apenas por 90 dias. Ontem, um membro do MPE, disse que vai pedir a documentação. O blog pede a assessoria da Deso que encaminhe uma cópia da punição. Será que este caso “vai Plantar” problemas?

 

Yandra visita maior feira de Turismo da América Latina e defende fortalecimento do setor em Sergipe A deputada federal Yandra Moura (União) tem acompanhado diversas pautas através de um mandato plural e participativo. Defensora do Turismo sergipano, a parlamentar participou da 10ª edição da WTM Latin América, em São Paulo. A deputada defendeu o fortalecimento do Turismo e destacou a participação do estado de Sergipe na WTM, evento mundial da indústria de viagens e turismo. “Serei uma defensora das políticas que favoreçam o Turismo. Temos atrativos em nosso estado que não há em nenhum outro lugar do mundo. A nossa cultura é rica e precisa ser difundida”, disse Yandra.

Diálogo com o trade Em visita ao estande de Sergipe, a deputada ampliou o diálogo com o trade turístico. “Parabenizo o governador Fábio Mitidieri, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, e todos os envolvidos pelo sucesso do estande do nosso estado. Quem passou por lá pode conferir apresentações musicais do nosso autêntico forró, nossos atrativos turísticos e até apreciar a culinária sergipana”, informou a parlamentar.

Ajuda aos projetos A parlamentar já dialogou com o secretário de Estado do Turismo e fez questão de colocar seu trabalho à disposição da pasta. “Estamos em Brasília prontos para recepcionar os projetos que ajudem na divulgação e que alavanquem o nosso turismo, além da destinação de recursos para investir na nossa infraestrutura turística. Nosso gabinete está de portas abertas para este setor, potencial gerador de emprego e renda”, destacou Yandra Moura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção! Amanhã, 11, Roda de Conversa: Acolhendo e sendo acolhido na doença de Parkinson. Público alvo: pessoas com doenças de Parkinson, familiares, amigos e cuidadores. Local: campus da Universidade Federal de Sergipe em São Cristóvão. A partir das 14h. Uma realização do Laboratório de Pesquisa em Neurociências – Lapene (UFS). Acesse para conhecer mais: https://www.instagram.com/lapene.ufs/

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Aracaju: Orlinha Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi. Estrutura de degraus para o retorno dos passageiros dos catamarãs precisa de um piso antiderrapante. Mesmo sem chuva, um degrau é mais alto, e vários turistas têm caído no local. Atenção PMA não é somente quando chove, é sempre. Aliás, foi a PMA que ao invés de resolver o problema do local mandou pintar de vermelho o degrau da fatalidade anunciada?

 

Especial! A Vingança, livro do jornalista e agora escritor, Toinho Vieira. Uma grata surpresa!

O titular deste espaço, como não viajou no feriadão da Semana Santa, colocou a leitura em dias. Entre os livros lido, o do amigo e jornalista Antônio Vieira de Araújo – Toinho Vieira para os amigos mais velhos – lançado recentemente. “A Vingança”, é um romance cheio de nuances entre os protagonistas, Luciano, Marta e Ubaldino, no Nordeste e no tempo dos famosos “coronéis” sem patentes.

Além de retratar fielmente aqueles tempos, passando pela história não só analisando o tempo dos coronéis, mas da escravidão, da segunda guerra mundial e manifestações culturais com como os festejos juninos e o “Cruzeiro”, Toinho Vieira conseguiu incorporar o estilo do grande Guimarães Rosa, mostrando o linguajar nordestino num estilo que parece uma prosa numa roda de conversa em qualquer cidade nordestina.

Um trecho como exemplo do linguajar certeiro de Toinho Vieira no livro:

“Como um sopro do vento com uma moléstia na cacunda, o ano passou voando, ligeiro. Antes, porém, numa noite chuvosa, o ventre de Marta se abriu, e o filho escapuliu no mundo, nascendo para a vida inteiro e saudável. Já nasceu marrento, esperneando feito cabrito novo, querendo andar. Também desatou um choro amuado, talvez, quem sabe, revoltado com a chatice da lei da natureza de obrigá-lo a crescer – nem que fosse um pouco mais -, para depois andar.”

 

Enfim, como bem descreveu o jornalista Milton Alves no prefácio do livro: “A forte narrativa do envolvimento de Luciano com as duas jovens nos concentra no trabalho literário de “A Vingança”. A decisão de Luciano e Marta de fugirem para viver a vida a dois transforma Ubaldino, um pacato rapaz, num vingador sanguinário que renuncia uma vida tranquila para se tornar num cruel criminoso. Não aceitou ser abandonado por Marta, um dia antes do casamento. Uma traição que deveria ser vingada com a morte dos dois.”

 

O leitor que gosta de um bom romance vai gostar. Toinho Vieira se tornou um romancista de altíssima qualidade. Que venha o próximo da mesma forma, misturando a história, fatos reais da cultura e do nordestino com uma estória que dê o gosto de não parar a leitura como é o livro “A Vingança.”

Quem desejar obter o romance é fácil: livraria Escariz do Shopping Jardins, em Aracaju.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

PELO TWITTER

 www.twitter.com/cezar_britto

 Acabei de escrever um novo livro: Era uma vez a Palestina.

A narrativa tem como ponto central duas famílias (judia e palestina), que, por gerações, vivem o conflito repleto de massacres, violência, ódios e muros segregacionistas.

O novo ataque a Gaza é agressão repetida.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

Twitter

 

 Frase do Dia

Quando percebo que uma pessoa gosta de “fazer barraco”, não lhe ofereço o terreno e nem o material de construção. Padre Dalmário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem completa com a voz do Papa Francisco:

 https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-04/papa-francisco-missa-pascoa-mensagem-urbi-et-orbi.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais