Sindipetro entrega contraproposta dos trabalhadores à Unigel

(Foto: Arthuro Paganini Sedetec)

Uma contraproposta foi entregue ao grupo Unigel pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE) nesta terça-feira, 30, após a empresa anunciar a suspensão temporária por 90 dias dos contratos de trabalho dos colaboradores da unidade de fertilizantes nitrogenados de Laranjeiras e apresentar uma proposta, que foi rejeitada por unanimidade durante duas assembleias realizadas entre o sindicato e a categoria.

De acordo com o presidente do Sindipetro, Fernando Borges, a contraproposta prevê a manutenção de vários benefícios para os trabalhadores durante o lay-off, ou seja, período de hibernação da unidade sergipana. Dentre eles, a manutenção dos salários, indenização ao final do período de suspensão, a manutenção do plano de saúde e auxílio educacional.

“A Unigel quer suspender seus serviços e não quer arcar com nada. Ficamos sabendo há pouco tempo o que era o lay-off, que nada mais é que uma suspensão de 2 a 5 meses dos contratos de trabalho. Só que a Unigel quer suspender os serviços e pagar ao trabalhador apenas as parcelas do Seguro Desemprego. O que não foi aceito por ninguém”, afirma.

Fernando conta ainda que com a proposta inicial da Unigel, as férias, o 13º salário, o benefício do INSS por tempo de serviço não seriam computados durante esse período de suspensão dos serviços.

“O lay-off só pode ser implementado se houver anuência dos trabalhadores. Se os trabalhadores aceitarem. Durante esse período eles teriam que fazer um curso, o que impossibilitaria a busca por outros empregos. Isso que a Unigel está fazendo é uma chantagem contra o trabalhador, para que ele peça demissão, e ela não precise arcar com suas obrigações. Os trabalhadores não devem sofrer pela má gestão da empresa”, afirma.

O presidente afirma ainda que espera que essa contraproposta seja aceita, uma vez que são pedidos razoáveis para a manutenção do sustento dos trabalhadores durante esse período, que está previsto para ser iniciado nesta quinta-feira, 1º.

Entenda

Em proposta apresentada ao Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE), o grupo Unigel anunciou a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos colaboradores da unidade de fertilizantes nitrogenados de Laranjeiras. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 17, pela Unigel.

Em nota, o grupo informou que a proposta foi apresentada ao Sindipetro durante uma reunião e que ficou definido que a suspensão será iniciada no próximo dia 1º de junho, tendo duração de 90 dias. A medida se faz necessária em função da discrepância entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada e o preço dos produtos fabricados na Unigel.

A Unigel

O Portal Infonet entrou em contato com o grupo Unigel, mas até o fechamento desta matéria não obteve seu posicionamento. A redação segue à disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais