Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Embora nos bastidores da política dizem que o desejo do atual prefeito Edvaldo Nogueira é ser candidato em uma das duas vagas em disputa em 2026 (Ocupadas hoje por Alessandro Vieira e Rogério Carvalho), a verdade é que, por conta da indefensável péssima gestão em Aracaju, não participará mais da política partidária e vestirá o pijama.
Nos últimos meses as chuvas desmancharam o marketing da Prefeitura de Aracaju.
Em 14 anos de gestão, qual foi o plano de drenagem da cidade que Edvaldo entregou?
Em 14 anos melhorou a estrutura do transporte urbano?
O blog alerta aos cegos defensores do prefeito para tentarem explicar o caso do corredor de ônibus das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco.
E o abandono da cidade está por todo o lado. O blog lembra ao leitor o caso do antigo Museu da Bandeira na Praça da Bandeira, que está abandonado, servindo de morada para drogados.
O calçadão da 13 de julho e sua extensão, o calçadão da Praia Formosa, é uma vergonha e ainda consta no roteiro turístico da cidade.
E o centro da cidade? Quem vai visitar o Palácio Museu Olímpio Campos e passar pelas praças pode perceber o abandono da Praça Almirante Barroso bem no fundo da Câmara Municipal de Aracaju, como também a Praça Olímpio Campos.
O caso de Edvaldo Nogueira é grave. Vive numa redoma protegida por meia dúzia de puxa sacos que não passam a verdade para o prefeito. Pensam que o povo não está vendo o abandono e a incompetência.
Definitivamente, Edvaldo Nogueira realmente não deseja mais participar da política partidária, vai vestir o pijama, antes que o povo o derrote nas urnas…
Corredor começará a funcionar amanhã, 01? E o blog foi informado que algumas empresas receberam um comunicado da SMTT informando que o corredor de ônibus das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco vai começar a funcionar de verdade na terça-feira, 01. E que tantos os ônibus que não usarem a via correta, quando os carros que usarem a via de ônibus serão multados. Será mesmo?
A vigilância sanitária de Aracaju está atuante nos bares, restaurante, lanchonetes e pizzaria O blog foi informado que uma famosa pizzaria localizada na Atalaia, próximos aos hotéis com mais estrelas – com preços caríssimos – foi atuada pela vigilância sanitária. Pelo jeito ganha dinheiro e não investe na área da higiene e limpeza. O blog está de olho nos absurdos desses estabelecimentos sem qualidade para cobrarem caro.
Imprensa Oficial de Sergipe com cara nova “Estamos de visual novo, mas ainda somos os mesmos”. Com esta frase o Governo de Sergipe anunciou a mudança de nome da Segrase – Serviços Gráficos de Sergipe, para IOSE – Imprensa Oficial de Sergipe. O novo site é www.iose.se.gov.br a partir de hoje, dia 31. Também o prédio da empresa, situado à rua Propriá, 227, centro de Aracaju, ganhou uma nova identidade visual na sua fachada superior. A referida mudança de nome da empresa ocorreu por força do artigo 42 da Lei Estadual nº 9.156, de 8 de janeiro de 2023.
Criação A Segrase foi criada através do Decreto Lei nº 168, de 21 de outubro de 1969, no governo Lourival Batista, sucedendo a Imprensa Oficial de Sergipe. A partir desta data ela deixou de pertencer à administração pública direta, passando a ser empresa e sobreviver com recursos próprios, adquiridos pelos serviços prestados ao Estado e à comunidade.
Denominação histórica Atualmente a instituição retorna à sua denominação histórica, Imprensa Oficial de Sergipe, que conta com a versão digital do Diário Oficial do Estado, para assim atender a necessidade de acesso a informação do público geral. No entanto, há 128 anos a empresa carrega em sua trajetória a memória do Estado, pois a legitimação dos atos governamentais somente é adquirida após publicação no Diário Oficial.
Laranjeiras garante atendimento às mulheres vítimas de violência com inauguração do CRAM Acompanhado de moradores e autoridades, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Neto (Juca) inaugurou na manhã da sexta-feira, 28, a unidade do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Licínia Izabel Oliveira da Silva (Tia Licinha). Também prestigiaram a solenidade, a juíza Coordenadora da Mulher, do Tribunal de Justiça de Sergipe, Jumara Porto Pinheiro, o juiz da comarca, José Amintas Noronha de Meneses Júnior, além de promotores de Justiça, defensores Públicos, vereadores e os familiares da homenageada.
Espaço O CRAM é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para as mulheres vítimas violência. A equipe multidisciplinar vai proporcionar o fortalecimento de decisão da mulher, o resgate de sua cidadania, além de garantir os direitos violados e a viabilização da inserção delas nas políticas públicas.
Papel articulador O CRAM deve exercer o papel de articulador das instituições e serviços governamentais e não-governamentais que integra a Rede de Atendimento. Assim, o equipamento de Assistência Social, deve, além de prestar o acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência, monitorar e acompanhar as ações desenvolvidas pelas instituições que compõem a Rede.
Complementação “Em Laranjeiras, o CRAM vem complementar as políticas públicas já desenvolvidas pela coordenadoria da mulher, com atenção à saúde da mulher, atividades de oficinas e cursos profissionalizantes, para a aquisição da independência financeira, entre outras. Porém, todas as ações estão voltadas para o acolhimento, oportunidade e dignidade”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Onete Mota.
Empenho A juíza Jumara Porto Pinheiro destacou o empenho do prefeito Juca em implantar o CRAM no município. “Assim que convidamos o prefeito Juca para uma reunião sobre o CRAM, ele se mostrou empenhado e logo criou os caminhos para hoje estarmos aqui neste dia especial. Este é mais um equipamento importante e exclusivo de atendimento à mulher vítima de violência, que, muitas vezes, têm medo e vergonha de denunciar os agressores. No entanto, hoje temos, neste espaço de amor, um local onde ela pode se sentir à vontade, se reencontrar com si mesma, se olhar no espelho e voltar a se enxergar com como uma pessoa importante”, ressaltou a magistrada.
Parceria com o TJSE O prefeito Juca destacou a parceria com a magistrada e com o Tribunal de Justiça. “A juíza é dedicada e empenhada no combate à violência contra a mulher. Por isso, não pensei duas vezes em aceitar a implantação do CRAM, já que, através da coordenadoria das mulheres já desenvolvíamos desde 2021, políticas públicas voltadas pra elas. A reunião no TJ/SE foi o 1º passo para estarmos neste dia especial e histórico para o município. Por isso, quero agradecer a todos os representantes do judiciário e à minha equipe. Sem vocês, nada disso seria possível aqui hoje”, frisou Juca.
Barra Após 16 meses de produção no jornalístico “Sergipe Verdade” na rádio SIM 94, 3 FM com apresentação de George Magalhães, o comunicador Elder Santos deixa a produção do programa para integrar a partir do mês de Agosto a comunicação da prefeitura de Barra dos Coqueiros. De boa convivência com a imprensa sergipana, Elder Santos já tem passagens em seu currículo por 09 anos na assessoria do ex-deputado federal André Moura, respondeu por 18 meses pela secretaria de comunicação da cidade de Japaratuba e, também, atua na crônica desportiva [onde responde pela diretoria de imprensa].
Acionistas e colaboradores contribuem com o Planejamento Estratégico da Sergas A Sergipe Gás S/A, concluiu na última quarta-feira 26, o Workshop de Conexão, um momento de troca de informações, no qual os gestores e colaboradores da Sergas puderam se aprofundar no mercado de gás e cenários de áreas que, direta ou indiretamente, influenciam a operação da distribuição de gás no estado de Sergipe.
Panorama do segmento O segundo e último dia contou com as participações dos representantes dos acionistas da Sergas – o estado de Sergipe, Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda e Commit Gás S.A -, que apresentaram um vasto panorama do segmento, mercado e as tendências futuras. O diretor presidente da Sergas, José Matos, considerou todo o evento como muito importante, pois levou os membros da companhia a emergirem sobre o tema do planejamento, por meio de palestras, debates e atividades de grupo.
Nível de tecnicidade elevado “Tivemos durante o evento conteúdos discutidos mundialmente, elevando cada vez mais o nível de tecnicidade, gestão e atuação inteligente que a Sergas, junto com seus acionistas e colaboradores, vem
adotando. Estamos participando de vários eventos estaduais e nacionais sobre o segmento do gás e pudemos testemunhar nesses dois dias o altíssimo nível de conteúdo apresentado pelos palestrantes que aqui estiveram. O nosso agradecimento a todos que contribuíram para a realização desse grande evento interno da Sergas. Tenho certeza que tudo que foi apresentado elevará ainda mais o nível do planejamento estratégico para o período de 2023 a 2028 e as realizações propostas”, concluiu Matos.
Visão do Governo Os representantes dos acionistas da empresa realizaram palestras. Pelo estado, o secretário-executivo da Sedetec e também conselheiro da Sergas, Marcelo Menezes, realizou uma apresentação sobre a visão do Governo de Sergipe em relação ao trabalho desenvolvido pela empresa. Na sua palestra, Marcelo abordou todo o cenário que o estado está inserido em relação ao gás, destacando a importância do papel da empresa diante das oportunidades que surgirão e da importância de criar competitividade para o estado.
Mitsui Gás O segundo palestrante foi o gerente geral da Mitsui Gás, Rafael Gomes, que iniciou sua apresentação fazendo um breve relato histórico sobre a empresa e a parceria estabelecida atualmente com o estado de Sergipe e a Commit, na Sergas. “A Mitsui procura contribuir sempre para o desenvolvimento da Sergas. Acho interessante esse modelo preparatório para o planejamento estratégico, e buscamos contribuir com informações que tragam alguns insights para toda equipe”, destacou.
Commit Gás O terceiro palestrante e representante do acionista Commit Gás, foi o diretor comercial e de planejamento estratégico, José Eduardo Moreira, que tratou especialmente sobre mercado, enfatizando as oportunidades que haverão com gás natural veicular (GNV), e seu uso, inclusive, em frotas de motores de veículos pesados (caminhões e ônibus). “Esperamos ter essa tecnologia massificada em breve no Brasil, em que pese já termos cerca mil veículos transitando no país com esse novo tipo de motor. O abastecimento não será problema, porque o motorista poderá sair do Ceará e ir até o Rio Grande do Sul que encontrará postos de abastecimento de forma contínua em toda a rodovia”, frisou, completando que trabalhando com inteligência das informações é possível, cada vez mais, alcançar o pleno desenvolvimento para o Nordeste e para Sergipe.
Gás em Sergipe O quarto palestrante do dia foi o senador Laércio Oliveira, com o tema “Cenário de Oportunidades: Gás e Fertilizantes”. O parlamentar destacou os avanços do setor a partir da nova Lei do Gás, que o próprio relatou em 2021 na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a nova legislação estabelece condições para a retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana. Ainda segundo Laércio, um dos principais benefícios da nova lei é proporcionar, a médio prazo, um preço de gás mais acessível para consumidores residenciais, industriais e comerciais.
Perspectivas para Sergipe Com a descoberta de expressivas reservas de petróleo e gás em águas ultraprofundas, Sergipe tem a perspectiva de produzir 240 mil barris de petróleo por dia e 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a partir de 2028, através do Projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), da Petrobras. O Seap também visa atrair indústrias consumidoras intensivas de gás natural, visando à geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico no estado. Neste sentido, Laércio também citou outro projeto de sua autoria, o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert).
Financiamento de projetos O quinto palestrante do dia foi o superintendente em Sergipe do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Antônio César, com o tema “Perspectivas para o Desenvolvimento do Nordeste”. A instituição é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, responsável pelo Crediamigo e Agroamigo, maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul. Na oportunidade, o superintendente elencou a participação da instituição para financiamento de segmentos produtivos, em 2022. Quase a metade do recurso do banco foi para o agronegócio, com pecuária e agricultura somando 47%. Já o setor de comércio e serviços demandou 20%, e o da indústria 9%. Os outros setores ficaram com os 4% restantes. César traçou ainda panoramas de crescimento para a indústria em Sergipe.
Aspectos Técnicos e Legais da Regulação do Gás Natural Representando a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), o diretor da Câmara Técnica de Gás Canalizado (Camgas), Douglas Costa, falou sobre os Aspectos Técnicos e Legais da Regulação do Gás Natural, a função da agência, que tem o objetivo de garantir a qualidade dos serviços e a modicidade dos preços. A regulação sobre os serviços do gás natural que a agência realiza, está embasada sob procedimentos técnicos. “A agência trabalha com indicadores, porque não dá para se medir a atuação do concessionário, sem limites estabelecidos, então são atribuídos indicadores de segurança. Mensalmente a Sergás passa esses dados para Agrese, que tábula e faz os seus controles públicos e isso é uma maneira de prestação de contas a sociedade, de que o serviço está sendo prestado de maneira adequada, como está previsto no contrato de concessão”, ressaltou. O palestrante explicou que existem as fiscalizações realizadas de forma programada e periódica, e a fiscalização específica quando há alguma intercorrência, a exemplo de denúncia.
Planejamento estratégico Com o encerramento do Workshop repleto de êxito, a Sergas irá se preparar as fases seguintes do seu planejamento estratégico que será a Pré-Jornada (escuta ativa) entre os dias 31.07 e 01.08, participarão os gestores e equipes de trabalho e o Estrategic Days entre os dias 08 e 09.08.23, com todos os gestores, que ocorrerá no auditório da companhia.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Feira do Bairro Coroa do Meio: muito calor e aperto E os frequentadores da feira do Bairro Coroa do Meio estão preparando um abaixo assinado para pedir a Prefeitura de Aracaju a mudança do local da mesma, porque há muito tempo cobram melhorias na estrutura que não chegam. O calor e o aperto são enormes. Será que não faz mal para o coração? Só chamando os cardiologistas.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
www.twitter.com/BlogClaudioNun
“A força é bruta
E a fonte da força é neutra
E de repente a gente poderá
Realce, realce
Quanto mais purpurina melhor” Realce Gilberto Gil.O q tem em comum com Sergipe del Rey?
Quantos motivos foram p/ o casal? Não se impaciente…não se desespere. Eitá SE del Rey q tudo se sabe.
Pedro estava em ligação com a família quando foi agredido pelo preparador físico do Flamengo
https://twitter.com/brasil247/status/1685727377538646016?s=20
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“O verdadeiro herói não alardeia seus feitos. Pois o fogo arde em silêncio e sem ruído brilha o sol.” Mahâbhârata, um dos mais importantes épicos clássicos do hinduísmo e, com 700 versos, o poema mais longo do mundo.