Aracaju apresentou médio risco para surtos ou epidemias do Aedes aegypti, segundo levantamento divulgado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última quinta-feira, 27.
O quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado entre os dias 3 e 7 de julho, indicou infestação geral de 1,7. O objetivo do estudo é mapear a incidência do mosquito para nortear as ações de combate ao vetor, promovidas pelo município.
Segundo a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, este resultado indica um diminuição em relação ao terceiro LIRAa, realizado em maio. O índice de infestação predial apresentou redução de 5,5% (de 1,8 para 1,7).
Embora haja uma diminuição nos números apontados pela pesquisa, a classificação continua sendo de médio risco. “Observamos que neste LIRAa nenhum bairro foi classificado com alto risco e dos 43 bairros de Aracaju tivemos 16 bairros classificados em baixo risco e 27 bairros em médio risco para surtos e epidemias”, diz.
Depósitos de armazenamento de água, como as lavanderias e tonéis, representam 46,5% dos pontos encontrados com foco, e o estudo apontou um aumento de 4,73% em relação a maio de 2023.
O gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, aponta que os depósitos domiciliares, vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, continuam com o segundo maior índice, com 25,4%, o que representa uma redução de 22,80% frente ao índice apresentado em maio, que foi de 32,9%.
Casos
De janeiro a abril deste ano, foram confirmados 392 casos de dengue na capital, com dois óbitos; 268 casos de chikungunya e 25 de zika.
“Neste ano, já foram realizados 17 mutirões, e 84 localidades foram contempladas pela atividade, totalizando 1.262 quarteirões tratados, alcançando um total de 74.141 imóveis”, afirma o gerente.
A SMS afirma que além das ações de combate, a população pode contribuir evitando acúmulo de água de maneira incorreta em recipientes abertos.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
com informações da PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B