Lagarto:parque histórico deve ser utilizado pela Prefeitura.Cadê MPE?

          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog recebeu, ontem, diversos comentários de leitores contra a venda do Parque de Exposição Nicolau Almeida, um local histórico para a cidade que já realizou grandes exposições e eventos. Inclusive, há uma lei municipal (920, de 19 de maio de 2020) tornando o Parque Patrimônio Histórico e Cultural de Lagarto (print ao lado).

Como a atual gestão municipal – comandada pelo deputado federal Gustinho Ribeiro – não tem criatividade para formular ideias e eventos para soerguer o espaço, resolveu anunciar que pretende vender o local. É por isso que os lagartenses comparam com a gestão de Itabaiana que em pouco tempo criou o evento Agroshow que hoje é referência para o Nordeste. Lagarto perdeu o título de capital do interior para a pujante Itabaiana.

Sem criatividade, a gestão de Hilda Ribeiro quer vender um patrimônio do povo sem respeitar o legado histórico do local.

Parque Urbano

Uma das ideias apresentadas pelos leitores foi de transformar o local num Parque Urbano já que o município precisa de uma área de lazer aberta que propicie a prática de diversas atividades esportivas e culturais. Um leitor enviou uma tese apresentada no Campus da UFS de Laranjeiras, por uma formada de arquitetura e urbanismo (Letícia Ferreira Santos), em março de 2018. Na tese, ela demonstra a potencialidade do local se transformar num Parque Urbano porque tem uma área aproximada de 37.721,00m². Cita diversos exemplos de parques urbanos que poderia ter um espaço para exposições, mas outros espaços de multiuso, de contemplação e cultural, possibilitando apresentações de todos os tipos.

Centro Administrativo

Já que não tem ideias para a área agrícola que tal – como sugeriu um leitor atento – construir o Centro Administrativo da Prefeitura de Lagarto no local? E manteria o nome e faria uma espécie de monumento em homenagem ao Parque e sua história.

A população está se mobilizando, fazendo abaixo-assinado e pressionando os vereadores. Bem que o Ministério Público Estadual poderia encampar esta bandeira em defesa da história cultural de Lagarto.

Já que a gestão municipal não tem compromisso com a agricultura e nem mesmo com o legado histórico é preciso que o MPE e a sociedade organizada façam sua parte.

 

Corpo de Thiaguinho Batalha é sepultado no Colina da Saudade Infonet: O corpo do ex-vereador Thiaguinho Batalha foi sepultado no Cemitério Colina da Saudade, na manhã da segunda-feira, 14. O sepultamento ocorreu após o velório na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ele é filho do radialista e diretor de Radiodifusão da Aperipê, Carlos Batalha. Familiares e amigos seguiram o cortejo até o local onde o corpo foi sepultado. O trânsito foi interrompido na Rua Itabaiana, no trecho onde fica à CMA para a passagem do cortejo.

Luto de três dias Thiago Batalha foi encontrado desacordado em casa no bairro 13 de Julho, no domingo, 13, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito. Segundo a família, a causa da morte foi um infarto fulminante.  A Prefeitura de Aracaju e a Câmara Municipal decretaram luto oficial por três dias.

 

Bacias Hidrográficas de Sergipe: cartilha revela beleza e exuberância O governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações climáticas, que tem à frente a secretária Deborah Cristina Dias, numa ação da diretoria de Recursos Hídricos, que tem à frente Ailton Francisco da Rocha, acaba de lançar uma cartilha sobre as Bacias Hidrográficas de Sergipe.

Despertar o encantamento Na apresentação, é destacado que “a proposta é revelar apenas uma pequena parte das belezas e da exuberância dessas bacias hidrográficas, buscando o reconhecimento da importância dos recursos hídricos para o nosso Estado e a necessidade de sua preservação, recuperação e cuidado, bem como despertar o encantamento aos olhos de quem tiver acesso a este belo trabalho.”

Bacias O espaço territorial do estado de Sergipe abrange integralmente  a bacia hidrográfica do rio Japaratuba e as bacias costeiras Sapucaia e Caueira-Abaís e, parcialmente, as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Sergipe, Vaza-barris, Piauí e Real.  A cartilha tem dados minuciosos de todas as bacias como também fotos. Infelizmente, o arquivo em PDF é grande e excedeu o limite de tamanho para disponibilizar neste sistema, porém quem desejar, pode enviar o celular para o e-mail: nunesclaudio@uol.com.br  para receber o arquivo.

 

Atenção Emurb: esquina importante precisa de reparo  Entre a Avenida Hermes Fontes esquina com a Avenida Edézio Vieira de Melo tem duas boca de lobos totalmente estragadas causando problemas no trânsito. Como é um problema de drenagem fluvial a responsabilidade é da Prefeitura de Aracaju, através da Emurb.

Yandra Moura participa de debate sobre proteção integral da mulher em situação de violência Através de um mandato que desenvolve um trabalho voltado em defesa da mulher, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, participou de um debate ‘A Proteção Integral da Mulher em Situação de Violência’, na sede do Ministério Público de Sergipe.

Trabalho A parlamentar destaca que, como coordenadora do Observatório Nacional da Mulher, pode extrair dados importantes do evento. “Faz parte do nosso trabalho buscar o maior número de informações possíveis para o Observatório Nacional. E esse evento trás temas importantes e que são pautados em nosso mandato”, destacou. “É importante também ressaltar a participação do Ministério Público que realiza um trabalho fundamental para a sociedade de conscientização e de proteção às mulheres vítimas de violência”, acrescentou Yandra Moura.

Tema A palestra com o tema “A proteção integral da mulher em situação de violência” foi ministrada pela Promotora de Justiça do MP do Rio Grande do Norte, Érica Canuto. O debate contou com as participações da advogada  Grasielle Borges, e da Promotora de Justiça do MPSE e Diretora do CAOp dos Direitos da Mulher, Cecília Nogueira.

Dinamismo na área agrícola E um dos secretários que continuaram do governo Belivaldo Chagas para o governo Fábio Mitidieri foi Zeca da Silva, na pasta da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca. O titular deste espaço conheceu Zeca – que é produtor rural – como presidente do legislativo de Aracaju onde fez um excelente trabalho que o levou a ser eleito deputado estadual.

Apoio do governador Zeca da Silva, que hoje celebra mais um ciclo de vida, vem dando dinamismo ao setor agropecuário e motivando a equipe, que ganhou uma nova sinergia, numa ação integrada com as empresas vinculadas Emdagro, Coderse e Pronese. Com o apoio do governador Fábio Mitidieri, Zeca tem multiplicado o volume de recursos aplicados nos programas e projetos da pasta.

Trilha de ações Segundo ele, nas entrevistas que concede, vem muito mais novidades pela frente. Zeca segue uma trilha de ações que se realizam com grandiosidade desde o início da carreira pública, como vereador, como deputado estadual, como secretário da Indústria e Comércio no governo Déda e agora na pasta da agricultura. Com certeza, um caminho que ainda tem muitos quilômetros para ajudar no crescimento de Sergipe.

Itabaiana: Mais de 200 Agentes de Saúde e Endemias finalizam capacitação do curso Saúde com Agente O município de Itabaiana aderiu ao programa “Saúde do Agente”, do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e profissionalizou mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. A solenidade de entrega de certificados foi realizada na última sexta-feira, 11, no auditório do Sest Senat.

26 disciplinas O curso contou com 26 disciplinas e teve a duração de 11 meses. “Diante das várias disciplinas ministradas, aprimoramos os nossos conhecimentos sobre primeiros socorros, vacinas, ações contra a dengue e muito mais, Tudo isso trouxe conhecimento técnico para nós, agentes, e quem ganha é a população”, disse Sérgio Luiz, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias.

Dia histórico O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, participou da solenidade e destacou a importância de capacitar cada vez mais os profissionais. “Esse é um dia histórico para os agentes de saúde e endemias. Muitos municípios aderiram ao programa do Governo Federal e Itabaiana não poderia ficar de fora. Eles passaram por uma capacitação muito importante para que tenhamos um melhor atendimento das famílias da nossa cidade”, disse Adailton.

Aprimoramento atenção primária De acordo com o Secretário de Saúde, José Suelton, Itabaiana aderiu ao programa com o objetivo de aprimorar a atenção primária. “O curso veio com o intuito de capacitar os agentes de saúde e endemias, visto que eles estão lá na ponta cuidando da população. Assim a gente fortalece a atenção básica de saúde e promove a melhoria dos atendimentos oferecidos à população”, disse. Além da entrega de certificados, a cerimônia contou com a entrega de kits com bonés legionário, colete e bolsa para fornecer mais estrutura para o trabalho dos agentes.

Queda de arrecadação dos municípios leva participação da FAMES na mobilização realizada em Brasília O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Alan Andrelino, acompanhado de prefeitos de Sergipe, participará hoje, 15, e amanhã, 16, da mobilização promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, em defesa dos interesses dos municípios na aprovação da Reforma Tributária e em busca de alternativas para enfrentar a queda de arrecadação dos entes locais.

Reuniões A mobilização inclui reuniões de bancadas dos gestores municipais de todo o país com senadores dos respectivos Estados, e também já estão previstas agendas com o relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), e os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com a finalidade de apresentar as propostas de alteração no texto aprovado pela Câmara.

Demandas O presidente Alan Andrelino explica que umas das demandas pautadas pelos gestores municipais é a queda de arrecadação enfrentada pelos municípios. “Esta é uma pauta de grande interesse dos gestores sergipanos, pois conforme informamos anteriormente, a FAMES tem recebido inúmeros protestos de prefeitos preocupados com a queda de arrecadação, não apenas do FPM como também do ICMS e royalties”, pontuou Alan.

Alternativas O presidente também informou que a FAMES promoverá neste mês, no dia 25, uma reunião com os prefeitos e representantes da CNM e da Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE), para discutir alternativas para a arrecadação dos municípios. “A CNM, em conjunto com as entidades estaduais municipalistas estão buscando soluções para agilizar a reposição das perdas da arrecadação de recursos. Entre as propostas está o aumento em 1,5% do FPM em março”, revelou o presidente, na esperança de que a problemática seja solucionada e que os municípios possam voltar a gerir a prestação de serviços públicos com segurança.

SE: Cristiano Cavalcante propõe a criação do Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Arroz Diante da importância da rizicultura para o desenvolvimento do Baixo São Francisco, o deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, apresentou o PL nº 157/2023, que tem por objetivo instituir o Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Arroz no Estado de Sergipe (PROASE).

Emprego e renda Segundo o parlamentar, o PROASE é um importante passo para o fortalecimento da cultura na região, presente de forma predominante no Baixo São Francisco, região com o menor IDH do Estado. Lá, o arroz gera emprego e renda, além de ter sua produção majoritariamente oriunda da agricultura familiar.

Realidade “Conheço a realidade do rizicultor. Através deste programa, temos a oportunidade de promover o crescimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva na região que, hoje, já é a terceira maior produtora do cereal no Nordeste, com uma produção que ultrapassou as 35 mil toneladas”, afirmou Cristiano.

Municípios Dentro do PROASE constam as diretrizes necessárias paa o fortalecimento da cultura, bem como de suas regiões produtoras, localizadas nos municípios de Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Pacatuba, Propriá e Telha, em sua grande maioria. “O que buscamos com esse projeto é o reconhecimento e compromisso com a rizicultura e com o povo ribeirinho que vive do cultivo de arroz, incentivando o desenvolvimento e crescimento social e econômico da região e tornando esses mecanismos uma política de Estado”, concluiu.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

II Encontro Literário de Aracaju acontece neste sábado, 19  Com o intuito de aproximar leitores e escritores, acontece neste sábado, 19, a segunda edição do “Encontro Literário” na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, das 14h às 17h.O evento conta também com troca de livros, bate-papo, sorteios e dinâmicas. A primeira edição do evento aconteceu em 13 de agosto do ano passado, em parceria com a Funcaju, marcando um período de retomada de atividades presenciais após a pandemia. Sentindo a falta de espaços para falar sobre livros e compartilhar a paixão pela literatura com outras pessoas, administradores de perfis literários do estado decidiram mobilizar a comunidade em um encontro que reuniu cerca de 40 pessoas. Após o sucesso do ano passado, a segunda edição proporcionará um espaço para realização de troca de livros entre leitores, apresentação de escritores do estado, bate-papo, sorteios, dinâmicas e coffee break.  Além disso, escritores parceiros cederam livros e brindes para sorteio. O encontro é totalmente gratuito e oferece certificado de participação de 4h. A equipe organizadora é formada por Raíssa Sousa, administradora do perfil Meu Hobby Leitura, Hanna Feitosa do Florer Livrear, Andrey do Livros para Viajar e das escritoras Letícia Monalisa Andrade e Mayara Melo. Autores que queiram apresentar suas obras no evento podem se inscrever neste formulário ( forms.gle/u2ASKzJhg9eUvDc58 ) até o dia 16 de agosto. Acompanhe a página no Instagram para mais informações (@encontroliterarioaju).

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/brasil247  Capitão Ranço | Por @desenhosdonando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/dimasroque

 Nova modalidade de se inocentar NA JUSTIÇA. O seu jeito, ladrão mesmo, rouba um relógio, coloca a venda e descoberto, recompra o produto do roubo para devolver. Apôs isso, ele sai gritando “SOU INOCENTE”.

 www.twitter.com/BlogdoNoblat

 “Eles saíram chorando, dizendo que eu tinha dado a mão, um beijo. Como se eu tivesse feito algo excepcional por eles. Mas eles são filhos de Deus!”. (Papa Francisco, admitindo seu espanto depois de receber, em Roma, a visita de um grupo de transexuais)

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais