Brasileiros estão pessimistas quanto à ascensão social em seu país

       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do site Investidores Brasil

Um elevador social quebrado: quantas gerações são necessárias para as pessoas de famílias pobres alcançarem a renda média nacional
Um estudo da OCDE revelou o número médio de gerações para que as pessoas nascidas nas famílias mais pobres (entre os 10% mais pobres) alcancem o nível médio de renda em seus respectivos países.

A Colômbia tem o pior desempenho da OCDE

Em média são necessárias 11 gerações para que uma pessoa nascida em uma família entre as 10% mais pobres da Colômbia possa alcançar a renda média nacional.
Na outra ponta, isso varia de apenas duas a três gerações na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.

O que o estudo diz sobre o Brasil?

Os brasileiros estão pessimistas quanto à ascensão social em seu país. Seis em cada dez brasileiros acham que esforço não é suficiente para uma pessoa nascida na pobreza alcançar um padrão de vida confortável. A maioria dos brasileiros (55%) também acha que a educação não é suficiente para garantir a igualdade de oportunidades entre ricos e pobres.

No Brasil, a sorte dos pais ou parentes desempenha um papel importante na vida das pessoas. O status econômico e social é fortemente transmitido através das gerações. Levando em consideração a mobilidade de uma geração para a seguinte, bem como o nível de desigualdade no Brasil, pode levar 9 gerações para que as crianças nascidas em uma família na base da distribuição de renda atinjam a renda média, em comparação com cerca de 5 gerações na OCDE, em média. Toda matéria aqui.

 

Alese não tem deputado licenciado recebendo remuneração ilegalmente Na Assembleia Legislativa de Sergipe não existe nenhum caso de deputado licenciado recebendo ilegalmente remuneração paga pela Alese, esclarece secretaria geral da Mesa Diretora da Casa. O atual secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo, que é deputado estadual licenciado, optou por receber a remuneração de parlamentar, o que tem amparo no artigo 45 da Constituição de Sergipe.

Remuneração Com a licença de Jorginho Araújo, o suplente Sérgio Reis assumiu a vaga do titular na Assembleia Legislativa e, em seguida, licenciou-se para assumir o cargo de Secretário de Estado da Representação de Sergipe, em Brasília. Sérgio Reis também optou pela remuneração de deputado, com base na mesma Legislação.

Opção O inciso I, do artigo 45 da Constituição Estadual, diz que não perderá o mandato o deputado: “investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, Secretário Municipal da Capital ou Chefe de Missão Diplomática temporária”. Já no parágrafo 3°, do mesmo artigo, afirma que: “na hipótese do inciso I, o deputado poderá optar pela remuneração de seu mandato”.

 Votos Jorginho Araújo (PSD) foi eleito deputado estadual no ano passado com 23.854 votos; Sérgio Reis (PSD) obteve 23.499 votos e ficou na primeira suplência. Manuel Marcos (PSD), que obteve 14.449 votos e ficou na segunda suplência, assumiu a vaga de Sérgio Reis na Alese.

Brasília A agenda em Brasília do governador Fábio Mitidieri incluiu, além de reunião com o presidente da Petrobras, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia, aos 60 anos da Confederação Nacional das Misericórdias Brasileiras (CMB). Realizado na Câmara dos Deputados, o evento abriu o 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Ao chegar ao plenário da Câmara, o governador foi saudado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo presidente da sessão e líder do PSD na Casa, deputado federal Antônio Brito, além de outros parlamentares e representantes da CMB e da Federase.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Somese Será lançada hoje, 17, a edição 162 da Revista Somese que apresenta na capa o médico Henrique Batista e Silva, recém-eleito como correspondente nacional da Academia Nacional de Medicina – ANM. Será no espaço Unicred Aracaju no Bairro treze de Julho. A revista é editada pela Remacre Comunicação e já se tornou uma referência no segmento médico em todo o país.

Mercado e qualidade das formaturas universitárias O Blog recebeu nos últimos dois dias várias reclamações sobre organização de um certo evento de formatura com críticas aos serviços de péssima qualidade, desde a escolha da realização do culto evangélico num salão de festas no distante Mosqueiro sem estacionamento suficiente para os convidados. Sem contar o buffet de péssima qualidade e até faltando alimentos para os convidados, mesmo os formandos pagando caríssimo.  A reclamação é enorme com o Nível de baixa qualidade, e não Superior pelo serviço que é oferecido. Já tem familiares de formando querendo entrar com reclamação no Procon. Até isso estraga o turismo de Sergipe.

Yandra Moura destaca leis que representam avanço e rigor no enfrentamento às violências contra a mulher A deputada federal Yandra Moura (União) destacou no Plenário da Câmara dos Deputados a importância de três leis que, segundo ela, num mundo ideal, não precisariam existir, mas que hoje são celebradas. Tratam-se das Leis: Maria da Penha (11.340); da Lei 14.192, que criminaliza a violência política de gênero e da Lei 14.448, que instituiu o “Agosto Lilás”.

Rede de proteção A parlamentar lembrou que a Lei Maria da Penha existe há 17 anos e tornou mais rigorosas as punições à violência doméstica. “Possibilitou a criação de uma verdadeira rede de proteção, atenção e amparo a nós mulheres”, completou. Ao falar dos números desta lei, a parlamentar enfatizou que, nos últimos dois anos, mais de 500 mil medidas protetivas foram registradas com base nela. “Infelizmente, a violência política também é uma realidade e começa, muitas vezes, nos diretórios regionais, na forma como as mulheres são envolvidas no processo político e se estende aos debates eleitorais e no dia a dia, nas casas parlamentares”, disse Yandra.

Luta histórica “Todas essas leis citadas são frutos da luta histórica das mulheres e foram encabeçadas por parlamentares incansáveis que enfrentaram tudo e a todos para chegarem até aqui”, disse ao lembrar a sua eleição em 2022, que a tornou a primeira mulher eleita deputada federal em Sergipe.

Observatório nacional A deputada está na coordenação do Observatório Nacional da Mulher na Política, ligado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, ela afirma que tem visto o quanto ainda precisa ser feito para apoiar candidaturas femininas e, depois, apoiar as mulheres e seus mandatos. “A gente sabe onde dói, sabe dos desafios e das lutas que fazem parte da vida de todas as mulheres desde que nascemos. Por isso, lutamos contra todo o tipo de violência de gênero, seja física, psicológica, patrimonial ou política, e lutamos para que as mulheres possam viver com a dignidade que merecem”, disse Yandra Moura.

FAMES debate pauta prioritária e constrói parceria com a CNM para realização de cursos para gestores O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, recebeu, na tarde da terça-feira, 15, a visita de Alan Andrelino e de Silvany Mamlak, presidente e vice-presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), respectivamente.

Compromisso Durante o diálogo, acompanhado também pelo prefeito Robson Martins, de Ilha das Flores, e do superintendente da FAMES, Gledson Oliveira, a Federação reforçou seu compromisso em defender a pauta municipalista, buscando garantir a seguridade administrativa e financeira dos municípios, resguardando sua autonomia com possibilidade de avanços nos serviços públicos, ao mesmo tempo que acredita na capacidade da pauta prioritária dos municípios, proposta pela CNM, no impulsionamento da economia nacional.

Reunião produtiva “A reunião com o presidente Paulo foi muito produtiva, pois os municípios falam a mesma língua. Estamos almejando formas de garantir a independência administrativa e financeira, garantindo os recursos necessários para que seja possível ofertar serviços de qualidade, realizar obras e melhorar a qualidade de vida da população”, explicou Alan de Agripino, prefeito de Areia Branca.

Queda Outro assunto abordado foi a forte queda na arrecadação. “Os municípios brasileiros tiveram uma perda substancial na arrecadação e o cenário é de dificuldade. Temos pleiteado a liberação das emendas, cujo repasse teve uma queda significativa, além de pautas que buscam minimizar a queda das receitas, que tem sido um agravante constante, bem como a queda na arrecadação do FPM e do ICMS”, complementou o presidente da FAMES.

Capacitação de gestores Durante a reunião, também foi reafirmado o compromisso para que seja firmada uma parceria entre a CNM e a FAMES, voltada para a capacitação de gestores e técnicos, em temas como a Nova Lei das Licitações, Controle Interno, Reforma Tributária, Recuperação de Receitas, entre outros.

Capacitação de gestores II “A FAMES investe e sabe da importância da capacitação de gestores, e tem o reconhecimento da CNM e de outras entidades municipalistas por esse trabalho. Agora, teremos a possibilidade de construir a ampliação da oferta desta formação, garantindo a qualidade técnica necessária para que os municípios se tornem mais transparentes e eficientes, complementou Silvany Mamlak, prefeita de Capela.

Uilliam Pinheiro aciona o Ministério Público para que a obra da creche do Parque dos Faróis seja reiniciada O líder comunitário, Uilliam Pinheiro, ingressou, nesta quarta-feira (15), com uma ação no Ministério Público de Sergipe solicitando ao órgão ministerial que possa intermediar junto à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro a conclusão da construção da creche do Parque dos Faróis.

10 anos Segundo o documento protocolado por Uilliam Pinheiro, já se passaram 10 anos sem conclusão da obra da creche no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, e a construção segue paralisada. O bairro do Parque dos Faróis é um dos bairros mais populosos de Nossa Senhora do Socorro e não conta com nenhuma creche pública. Segundo o site do MEC, consta que a obra está com o status de paralisada com o percentual de execução de 34%.

Ação “Buscamos o Ministério Público para que órgão solicite que a prefeitura de Nossa Senhora de Socorro possa concluir essa obra tão importante para o bairro do Parque dos Faróis. Queremos saber o porquê essa obra não termina nunca”, disse Uilliam Pinheiro. A ação foi protocolada via Ouvidoria do Ministério Público e será encaminhada para a Promotoria de Educação para dar os primeiros encaminhamentos.

Vereador Pastor Diego deseja que Fábio Meireles e Sávio da Lotérica sigam com a vida pública Resiliência e fé em Deus para continuar trilhando o caminho na política, é o que deseja o vereador Pastor Diego (PP) aos colegas Fábio Meireles (PSC) e Sávio da Lotérica (PSC) que tiveram seus mandatos impugnados por um erro cometido pelo partido. Diante da situação, o parlamentar usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 16, para prestar solidariedade e emitir sua opinião acerca da decisão judicial que interrompeu o exercício do mandato deles.

Adversidades “A palavra que deixo para vocês aqui é resiliência. Mantenham-se firmes, independentemente das adversidades, meus amigos Fábio e Sávio. O Deus que dá a vida – o bem mais importante que a gente tem – é o Deus que amanhã dará a vitória a cada um de vocês. A palavra do Senhor diz: ‘agrada-te o Senhor e Ele irá satisfazer o desejo do teu coração’. Hoje a gente não entende, mas amanhã iremos entender. Creia, pois, aquele que dá a coisa mais valiosa que tem, a vida, aquele que dá o ar que respira, ele também é poderoso para fazer muito mais”, confortou. 

Fraudes Segundo informações da Justiça Eleitoral, a Corte reconheceu fraude nas cotas de candidaturas femininas nas eleições de 2020 cometida pelo Partido Social Cristão (PSC). A decisão foi dada nos termos do voto do relator e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. “A grande verdade é que nós não temos o controle de nada. O mesmo poderia estar acontecendo com qualquer um de nós, políticos. Quando entramos em uma eleição, a gente entra preocupado em ter voto e vencer a disputa. Ninguém está pegando a lista para saber quem é de verdade e quem é de mentira. Nossa preocupação é com o resultado, então, vocês são vítimas das circunstâncias”, reforça Diego.  

Vida pública Para confortar, o pastor prega a Palavra e inspira os colegas de parlamento a continuarem com a vida pública. “Em Tiago capítulo 4, a palavra de Deus diz que nossa vida é puro vapor, que hoje existe e amanhã não existe mais. No versículo 33, ele continua dizendo ‘não vá entrar em desespero’, por isso que em primeiro lugar busque o Reino de Deus, sua Justiça (divina). E todas as coisas que precisam, lhes serão acrescentadas”, pontuou.

Momento E ainda reforça: “Nós precisamos ter a coragem de olhar para a Palavra e entender esse momento que estamos vivendo. Valorizar a vida mais do que nunca, porque ela é muito mais importante, isso tudo é passageiro. Não adianta ganhar nenhuma glória humana e perder a nossa vida, a comunhão com Deus que vai nos levar até a eternidade”, finalizou. 

 

 

I Congresso Alagipe de Câncer de Pulmão Os estados de Sergipe e Alagoas se uniram para realizar nos dias 25/08 e 26/08, o I Congresso Alagipe de Câncer de Pulmão, que vai acontecer no Hotel Del Mar, em Aracaju. O objetivo do encontro é discutir o que há de melhor em evidência científica para o tratamento da doença, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, o renomado Dr. J.J. Camargo, especialista em cirurgia torácica. Durante os dois dias do evento, os participantes (oncologistas, radiologista, pneumologistas, radioterapeutas, patologistas, cirurgiões torácicos, residentes, fisioterapeutas, enfermeiros e acadêmicos), terão contato com diversas modalidades cirúrgicas, tecnologias para radioterapia, avanços da Terapia-alvo e da imunoterapia, e apresentação das principais inovações no tratamento. Maiores informações através do número (79) 9 9900-8636 ou pelo instagram https://www.instagram.com/cep_primavera/

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

A Feijoada com Amor GACC/SE está de volta! Após dois anos de hiato, a Feijoada com Amor do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe está de volta. E desta vez, a festa será à fantasia!!! Agende: Dia 16 de setembro, a partir das 11h, no Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju. Há 15 anos o GACC/SE realiza o evento do calendário institucional e após duas versões delivery, por conta da pandemia, retoma a edição presencial à fantasia, com toda a credibilidade e calor humano peculiar. E para comemorar a 15ª edição da Feijoada com Amor do GACC/SE, a programação vem recheada da culinária de dar “água na boca”, diversão e boa música com as seguintes atrações: Banda Estação da Luz, Maraísa, Sidy Gomes e o verdadeiro samba de roda com o cantor Elbert do Grupo Mania de Ser. A 15ª Feijoada do Amor do GACC/SE reúne a sociedade, parceiros, doadores, voluntários, colaboradores e simpatizantes da causa, no intuito de, além de saborear a deliciosa feijoada sergipana, tem o verdadeiro objetivo de multiplicar amor e captar recursos para atendimento de demandas de assistência social e de saúde oferecidas às crianças e adolescentes acolhidos, pela instituição. Então agende: encontro marcado à fantasia na 15ª Feijoada com Amor do GACC/SE, no dia 16/9, a partir das 11h, no Gonzagão. Vista sua fantasia, adquira seu ingresso e transborde sua alegria conosco!!!ADQUIRA SEU INGRESSO AQUI.Cada lote tem um brinde especial!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“A vida é o pânico num teatro sem chamas.” Jean-Paul Sartre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais