Ponto de droga:MPE tem q ajuizar Ação Judicial p/ obrigar PMA demolir

                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na última terça-feira, 12, a SSP, realizou uma operação no Bairro São José (bem próximo ao centro), em Aracaju, para acabar com um ponto de vendas de drogas. Um meliante foi morto e outros oito foram detidos (aqui matéria Infonet).

Agora, depois da ação da Polícia Civil, resta ao Ministério Público Estadual ajuizar Ação Judicial para obrigar a PMA a demolir a casa da esquina das Ruas Riachuelo e Arauá, para evitar que os traficantes voltem a utilizar o imóvel como boca-de-fumo e, principalmente para restabelecer o clima de tranquilidade nas adjacências, e principalmente, no Bairro São José.

Além da imediata demolição da casa abandonada, o Ministério Público poderia requerer autorização do Poder Judiciário para decretar o perdimento de tal casa para o Estado de Sergipe, com base na lei antidrogas, para servir como medida educativa que desestimularia o abandono de imóveis, por seus proprietários.

Essa é uma preocupação da comunidade e dos comerciantes que ficaram aterrorizados com o que vinha acontecendo naquele imóvel abandonado.

O Blog vai acompanhar as providências do Ministério Público, para este caso!

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª Parte. SE del Rey/AJU! Mangue sendo aterrado e invadido: $ 230 mil jogados de verdade no mangue numa cerca que a PMA não fiscaliza na Coroa do Meio. Mais fotos. Área de proteção federal. MPF tem que punir  a PMA pela omissão. As 2 fotos de hoje: a foto de cima mostra a cerca destruída e no mangue um sofá e outros objetos colocados pelo “dono” do pedaço. Já a foto debaixo mostra um aterro que foi feito após a retirada da cerca e a destruição do mangue, com uma moto estacionada, certamente do “dono” que fez o crime ambiental.

 

 

 

 

 

 

Márcio destaca que presidente Lula encampou proposta levada por ele dos prefeitos e prefeitas de Sergipe A Medida Provisória enviada pelo presidente da República, Lula, ao Congresso Nacional, por conta da crise com a queda do FPM que vem assolando quase todos os municípios do país, foi destacada nas redes sociais pelo ministro Chefe do Gabinete da Presidência, Márcio Macêdo. “A MP garante que o FPM deste ano não será menor do que o do ano passado corrigindo assim estas perdas”, explicou.

Reunião e compromisso Márcio Macêdo se dirigiu especialmente aos prefeitos e prefeitas de Sergipe, com que teve uma reunião na última sexta-feira, 08. “A proposta que foi debatida lá, foi a proposta que o presidente Lula encampou e encaminhou ao Congresso Nacional. Viva a municipalidade, viva ao povo brasileiro”, encerrou.

Prefeita reforça a importância do diálogo  Já a vice-presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES),  Silvany Mamlak, destacou que a entidade participou ativamente do debate sobre o tema e o gesto do presidente Lula foi importante para o diálogo com os municípios, disse se referindo ao anúncio de R$10 bilhões para compensação de perdas no ICMS e da MP para o pagamento de uma parcela extra do Fundo de FPM de R$2,3 bilhões.

Diálogo por meio do ministro Márcio “Durante os últimos meses, os municípios têm procurado um diálogo sobre esse problema. Através da Fames, levamos essa dificuldade e buscamos a sensibilidade do Palácio do Planalto, por meio do ministro Márcio Macêdo, que se colocou à disposição para levar o pleito ao presidente Lula”, explicou Silvany ao contextualizar o papel da entidade diante da crise.

 Esperança no momento delicado Segundo a prefeita, o momento é delicado, mas o anúncio do Governo Federal deu esperança aos municípios, que buscam uma solução para essas perdas.  “O anúncio feito na última terça-feira, pelo ministro Alexandre Padilha, diante do momento que estamos enfrentando e reforçado pessoalmente pelo presidente Lula, demonstrou a importância de manter o diálogo com o Palácio do Planalto”, disse.

Papel importante do ministro Silvany disse que ficou feliz ao perceber que a mensagem foi compreendida pela importância da pauta. “Dando maior celeridade para que a recomposição seja feita aos municípios e agradeço ao ministro sergipano Márcio Macêdo, que teve um papel muito importante junto aos prefeitos e prefeitas sergipanos ao puxar para si a responsabilidade de levar este diagnóstico após diálogo conosco”, afirmou.

Encontro de contas  Para a prefeita, é importante que o Governo Federal possa fazer um verdadeiro encontro de contas para que possa haver a devida compensação. “Sabemos que o cenário é conturbado, mas queremos que seja possível realizar um encontro de contas para trazer a autonomia financeira dos municípios e, desta forma, melhorar a qualidade de vida da população. Mas o mais importante é que o primeiro passo foi dado, e foi muito positivo”, concluiu.

Justiça suspende inquérito de Valmir por desvio de verba em matadouro Por Infonet: Justiça de Sergipe suspendeu o inquérito policial e todas as ações pendentes relacionadas a Valmir de Francisquinho no caso da investigação sobre desvio de recursos na administração do Matadouro de Itabaiana. A decisão, tomada pelo desembargador Gilson Felix dos Santos do Tribunal de Justiça (TJ/SE), foi resultado de um pedido de liminar feito pela defesa de Valmir, que foi deferido. A determinação do magistrado Gilson Felix dos Santos foi oficialmente registrada no Diário da Justiça do TJ-SE.

Requisitos necessários  “Desta forma, o deferimento do pleito liminar em sede de habeas corpus, em razão da sua excepcionalidade, enseja a demonstração e comprovação, de plano, da plausibilidade jurídica das alegações, o que se verifica na hipótese. Sendo assim, neste exame inicial, verifico que estão preenchidos os requisitos necessários à concessão da medida pleiteada”, diz um trecho da decisão judicial.

Pedido da defesa acatado  Diante dos requisitos legais cumpridos, o desembargador acata o pedido da defesa de Valmir e suspende o inquérito policial. “Com esses fundamentos, numa cognição de superfície vislumbro, ao menos nesse instante, a existência de constrangimento ilegal passível de reparação em sede de liminar como quer a impetração, razão pela qual defiro a liminar pleiteada determinando a suspensão do inquérito policial n°. 2018/06520.2-000053 e dos feitos abertos no poder judiciário (processo n°: 202153100131 e todos os seus apensos”, finaliza o magistrado.

Comissão aprova relatório de Yandra Moura que confere título de Capital Nacional Renda Irlandesa a Divina Pastora  Defensora da cultura e arte sergipanas, a deputada Yandra Moura (União-SE) teve seu relatório aprovado na Comissão de Cultura do Projeto de Lei 4.641/19, que confere ao município de Divina Pastora, no Estado de Sergipe, o título de Capital Nacional da Renda Irlandesa. O projeto é de autoria da ex-senadora Maria do Carmo Alves.

Defesa  e ações A deputada sergipana tem defendido a Renda Irlandesa durante encontro com artesãs locais, visitas ao município, apresentação do trabalho desenvolvido nas secretarias de Estado de Sergipe e acompanhou a visita do embaixador da Irlanda no Brasil, Séan Hoy, para conhecer a produção da renda irlandesa de Divina Pastora.

Projeto da senadora Maria do Carmo “É com grande entusiasmo que apresento o relatório pela aprovação do Projeto de Lei da senadora Maria do Carmo que tanto colaborou com o nosso Estado, e que confere ao município de Divina Pastora o título de ‘Capital Nacional da Renda Irlandesa’. A renda irlandesa, ou ponto de Irlanda, é uma arte de profunda significância cultural, histórica e social que tem raízes profundas naquela comunidade”, explicou Yandra.

Criatividade e habilidade Segundo a parlamentar, a renda irlandesa não é apenas uma forma de artesanato, mas uma manifestação da criatividade e da habilidade manual das mulheres sergipanas de Divina Pastora. “Ao conferir ao município o título de Capital Nacional da renda irlandesa, reconhecemos não apenas a excelência artística de nossas artesãs, mas também celebramos a herança cultural que tanto nos orgulha e fortalece nossa identidade como cidade”, completou Yandra. A matéria segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Reitor da UFS vai à Câmara de Laranjeiras e reafirma expansão da universidade O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviano de Santana Filho esteve na terça-feira, 12, na Câmara de Laranjeiras e reafirmou que está protocolado no Ministério da Educação (MEC) um pedido de expansão da UFS em Sergipe, inclusive com a abertura de novos cursos. A visita à Casa Legislativa aconteceu em resposta à moção assinada por todos os vereadores na semana passada.

Compromisso da UFS com Laranjeiras Na tribuna, o reitor reafirmou o compromisso da UFS com os laranjeirenses e destacou que não medirá esforços para a implantação do curso de Direito Noturno no campus Laranjeiras. “A moção assinada por todos os vereadores representa a vontade do povo e a universidade está cada vez mais perto de cada um. O nosso campus, nesta cidade histórica deve ser partícipe no cotidiano da população. Vou fazer o Ministro da Educação, Camilo Santana entender que este não é um pleito nosso, mas de todos os laranjeirenses”, afirmou o Reitor.

Esforços para novos cursos “A UFS está sempre de braços abertos e não mediremos esforços para a ampliação de cursos neste campus, que, há alguns anos perdeu acadêmicos. Agora, queremos trazê-los de volta. A população está pleiteando o curso de Direito, mas, quem sabe, não conseguiremos outros”, indagou Joviano.

Interação com a comunidade O vereador José Carlos JJ, que foi idealizador da moção, discursou na tribuna e agradeceu ao reitor pela atenção dada aos laranjeirenses. “Por muito tempo, os laranjeirenses rejeitaram o campus da UFS, já que os corpos docente e discente não tinham interação com a comunidade. Hoje, a gente vê que este cenário está mudando e isso nos deixa muito felizes. A presença do reitor nesta casa, mostra o quanto a universidade está mais próxima de todos nós. Sem dúvida, a expansão de cursos aqui vai promover o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva”, disse JJ.

Pleito O presidente da Câmara, Adriano Carvalho também ressaltou a luta pela expansão da UFS em Laranjeiras. “Através de um esforço conjunto entre a Câmara e a reitoria da UFS, vamos conseguir que o sonho de implantação do curso de Direito em Laranjeiras e outros que também podem chegar, se tornem uma realidade. O que depender da Câmara será feito, sem medir esforços. Como bem frisou o reitor, este é um pleito dos laranjeirenses”, destacou Adriano.

Aracaju: Câmara Municipal assina convênio com a SSP e passará a oferecer serviços de emissão de documentos Ontem, 13,  o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (Rede), assinou o termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no qual a Câmara terá um posto do Instituto de Identificação para emissão de RG e antecedentes criminais. Estiveram presentes na reunião os vereadores Pastor Diego (PP), Nitinho Vitale (PSD), Sargento Byron (Republicanos) e Cícero do Santa Maria (Podemos), assim como representantes da SSP.

1ª do país a firmar parceria A Câmara Municipal de Aracaju é a primeira do país a firmar uma parceria como essa. O presidente Ricardo Vasconcelos destacou o orgulho em fazer parte dessa ação. “Hoje é um dia de muita alegria para o povo de Aracaju. Temos a intenção de expandir os serviços para além da emissão da carteira de identidade e antecedentes criminais. Estamos focados em fazer parcerias com outros institutos, pois essa é uma forma de expandir a nossa contribuição para a melhoria da qualidade de vida em Aracaju. Pessoas que não tem condição de pagar a taxa para a realização do serviço terão nesse espaço um local de atendimento.”

Treinamento e campanha O presidente também explicou que 20 servidores da CMA serão treinados para atuar nesses serviços e que toda estrutura física necessária será providenciada. O vereador Pastor Diego ressaltou que essa parceria é essencial. “Vamos iniciar com uma campanha para as crianças, pois recentemente o Ministério da Educação (MEC) passou a exigir para o ano que vem, que a criança tenha o RG para se matricular nas redes de ensino”, ressaltou. Durante a reunião, o vereador Sgt. Byron apontou que essa é uma ação que “pode servir de inspiração para outros municípios no estado”.

Importância da parceria Jenilson Gomes, que é diretor do Instituto de Identificação em Sergipe, destacou a importância dessa parceria para aproximar esses serviços da população aracajuana. “Nossa previsão é realizarmos 4 mil atendimentos ao mês. Vamos atender desde as pessoas mais carentes, assim como ampliar para outras camadas da sociedade”, completou. A previsão do início das atividades, segundo o presidente da CMA, é daqui 30 dias.

No Sergipe rural deste sábado, caravana Embrapa festbrasil reúne em Itabaiana produtores rurais, feira agro ecológica do agreste comercializa produtos naturais, tradição familiar empreendimentos a moda antiga faz sucesso em Salgado e ainda as novidades do garantia Safra 23/24. Sábado as 7 horas com transmissão simultaneamente no YouTube – https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE   –  e reprises no domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipê.

Hoje, 14, IPesaúde inaugura sala de acolhimento para pacientes oncológicos  Hoje, 14, às 9 horas, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realiza a abertura da Sala de Acolhimento para o atendimento a pacientes oncológicos beneficiários da autarquia. A iniciativa integra o eixo ‘Humanizar’ do recém-lançado programa ‘Ipesaúde Você’.

943 pacientes oncológicos De acordo com Nataly Góis, da Diretoria de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab), atualmente o Ipesaúde conta com 943 pacientes oncológicos. Segundo ela, eles receberão o acolhimento não somente na rede interna do Ipesaúde, como também das clínicas credenciadas, que são parceiras do Programa. “Vamos fazer com que o paciente se sinta acolhido desde o início do diagnóstico ao término do tratamento”, enfatizou. “De início, direcionamos as ações do pilar ‘Humanizar’ para os pacientes oncológicos. Vamos tentar promover uma prioridade nas marcações de consultas, exames e no tratamento necessário para eles, conforme a tabela da autarquia”, ressaltou a diretora.

Encontro Além da abertura da Sala de Acolhimento, também ocorrerá a primeira reunião com a participação das beneficiárias oncológicas. Conforme Nataly Góis, em novembro, haverá outro momento específico para os beneficiários oncológicos, e, em dezembro, uma reunião que contará com a participação dos dois grupos.

Encontro II Neste primeiro encontro, será realizada uma roda de conversa, por meio da qual serão divulgados todos os serviços que devem ser disponibilizados na ação permanente. “Os encontros ocorrerão mensalmente, com a realização de terapias, palestras e oficinas, objetivando fazer com que o beneficiário tire as dúvidas e estreite o relacionamento com a autarquia”, salientou.

Receptividade Na Sala de Acolhimento, os pacientes oncológicos contarão com o atendimento especializado de duas assistentes sociais. As profissionais da Dircab irão recepcionar as beneficiárias e os beneficiários oncológicos nas suas demandas. “O Programa tem o objetivo de acolher as demandas dos pacientes oncológicos, viabilizando o acesso para consultas, exames e proporcionando mais agilidade no tratamento”, pontuou a assistente social Wany Santos Silva. Já a assistente social Ana Paula Carregosa explicou que, neste primeiro momento, o objetivo é conhecer quem são os pacientes, o que eles estão tratando, além de fazer uma triagem dos beneficiários a serem atendidos, para, posteriormente, traçar estratégias a partir daquilo que eles mais necessitam.

 CRAM e TJSE Na manhã de ontem (13), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa de Lima, Júnior Maia (PSD), acompanhou a Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) do Município, Elizabete de Assis Torres, ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para receber das mãos da juíza Jumara Pinheiro, doações para a instituição, no intuito de melhorar o atendimento as cidadãs da comunidade do Baixo Cotinguiba.

Doações Entre os materiais e equipamentos doados, estiveram dois notebooks, um birô e duas cadeiras para o atendimento na sede da instituição. O CRAM de Santa Rosa de Lima foi entregue no último dia 06 de setembro, pela gestão municipal. O vereador e presidente Júnior Maia afirmou que entende como bastante salutar e favorável essa parceria do TJSE e também o empenho da atual gestão em querer acolher as mulheres que precisam de mais atenção por parte do poder público.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Rubens Lisboa canta “Definições do Amor”. Dia 29 de Setembro, às 20h, no Museu da Gente Sergipana

 Os ingressos para o show poderão ser adquiridos via link: https://shre.ink/rubenslisboanocafedagente  ou também através da chave Pix: nossodomproducoes@gmail.com  (João Victor de Azevedo Fernandes).

O acesso individual custa R$ 40,00. Depois de comprar, envia o comprovante para o número 79 981383594. A pulseira estará disponível na bilheteira no dia do evento a partir das 19h. Como os lugares são por ordem de chegada, aconselha-se chegar cedo. O show começará pontualmente 20h. 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/thiamparo

 Lula está precisando urgentemente de um assessor especial de descolonização e política/direito internacional. Descolonizar o sistema internacional – algo urgente – não passa por flertar com o desmantelamento de tribunais para criminosos de guerra, ocidentais ou não.

 www.twitter.com/camilabomfim

 Moraes rebate defesa: “às vezes o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parecer que dia 08/01 tivemos um domingo no parque”

 www.twitter.com/olivaluiz

 Se fossem dizer que o ex desembargador Sebastião Coelho é escroto, golpista e canalha talvez fosse agressivo. Mas também talvez fosse pouco para quem deixando a toga respondendo processo no CNJ é concedido o direito de advogar. Tribunal de Ética nele! Com a palavra a OAB!

 www.twitter.com/zehdeabreu

 Acabou o Rivotril no Brasil!

17 anos de cadeia para o primeiro patriotário.

www.twitter.com/laurasito

URGENTE: Alexandre de Moraes condena Aécio Pereira, o primeiro réu do golpe de 8 de janeiro, a 17 anos de prisão, sendo 15 anos em reclusão, além de pagamento de multas. Acabou a brincadeira. Lugar de traidor da pátria é na cadeia. Sem anistia!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 Frase do Dia

“Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.” René Descartes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mariangela Jaguraba – Vatican News

 Na catequese da Audiência Geral, desta quarta-feira (13/09), realizada na Praça São Pedro, o Papa Francisco falou sobre o zelo apostólico de um leigo: o Beato José Gregório Hernández Cisneros. Nascido na Venezuela, em 26 de outubro de 1864, “recebeu a fé sobretudo da mãe, como contou: «A minha mãe ensinou-me a virtude desde o berço, fez-me crescer no conhecimento de Deus e deu-me a caridade como guia»”. “São as mães que transmitem a fé. A fé se transmite em dialeto, ou seja, com a linguagem das mães, aquele dialeto que as mães sabem falar com os filhos. Vocês mães fiquem atentas a transmitirem a fé com aquele dialeto materno”, sublinhou o Pontífice.

 Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-09/papa-francisco-audiencia-geral-zelo-apostolico-gregorio-cisneros.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais