Ainda é cedo para apontar favorito nas eleições de Aracaju

Apesar da torcida de eleitores apaixonados por este ou aquele pré-candidato, não existe favorito na disputa pela Prefeitura de Aracaju. É muito cedo para se apostar nesse ou naquele nome, pois os partidos só devem decidir as chapas lá para a metade do próximo ano. Ressalte-se que antes disso ainda teremos a famosa janela partidária para que os insatisfeitos nas atuais legendas pulem a cerca na direção de outras siglas. Também indefinidas pelos mesmos motivos, as candidaturas à Câmara de Vereadores são importantes na hora de se decidir pelos postulantes à Prefeitura. Portanto, até as convenções partidárias não há como avaliar a força dos grupos políticos de Aracaju, sendo muito arriscado apostar em nomes e muito menos na vitória de alguém. Marminino!

E agora?

Após vários delegados de polícia terem se candidato à Prefeitura de Aracaju, em 2020, o então deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) postou o seguinte no twitter: “Vamos ter eleição em Aracaju ou algum concurso pra delegado?”. Agora, ao menos duas delegadas aliadas do pessedista ensaiam se candidatar a prefeita da capital: Daniele Garcia (Pode) e Katarina Feitosa (PSD), além do delegado André David (Republicanos) que é pré-candidato a prefeito de Estância. Será que o hoje governador Fábio Mitidieri continua pensando como há dois anos ou acha normal policiais sonharem com mandatos eletivos? Crendeuspai!

De olho em 2026

Chefe da Assessoria Parlamentar da Secretaria-Geral da Presidência, Valadares Filho (PSB) tem percorrido o interior sergipano representando o ministro Márcio Macedo (PT). No último final de semana, o fidalgo deu com os costados em Pedrinhas, Nossa Senhora das Dores e Arauá. Nos dois primeiros municípios, Vavazinho prestigiou eventos promovidos pelas Prefeituras. Em Arauá, ele se reuniu com os vereadores e o prefeito Fábio Andrade Costa (SD), levando “o abraço do ministro, que tem sido um grande parceiro da administração municipal”. Ah, bom!

Notícia falsa

Os sergipanos foram surpreendidos com a falsa notícia de que o advogado Fábio Ribeiro, com escritório em Aracaju, estaria entre as 14 vítimas fatais da queda de um avião em Barcelos, no interior do Amazonas. Além de expor um vídeo dos passageiros embarcando na aeronave sinistrada, a fake news, divulgada ontem, ainda apelou para que “Deus conforte o coração das famílias”. Dos 14 mortos no acidente, 12 eram turistas que praticavam pesca esportiva. Após a grande repercussão em torno da falsa notícia, escritório Fábio Ribeiro Advogados divulgou nota desmentindo a postagem feita nas redes sociais sabe-se lá por quem. Misericórdia!

Roupa nova

Várias equipes de futebol amador de Lagarto receberam fardamentos novos. O material esportivo foi adquirido pela Secretaria Estadual da Educação, com recursos oriundos de uma emenda parlamentar apresentada pela então deputada estadual Goretti Reis (PSD). As roupas novas dos times lagartenses foram entregues pelo secretário da Educação, Zezinho Sobral (PDT), que foi colega da pedessista na Assembleia Legislativa. Prestigiada por grande número de desportistas, a solenidade aconteceu no Rotary Club de Lagarto. Supimpa!

Escravidão no campo

Cerca de 60% dos trabalhadores rurais atuam na informalidade e com salários menores que os formais. Segundo pesquisa recente, além da perda de garantias trabalhistas, os baixos salários são preocupantes. A pesquisa revela que 78,5% dos trabalhadores assalariados rurais informais têm rendimento médio mensal de até um salário mínimo, sendo que quase metade desse total (33,9%), recebe menos de um salário. Só Jesus na causa!

Fase de engorda

Para os políticos clientelistas esta é a fase de engordar o gado. É a hora de botar o melzinho na chupeta dos cabos eleitorais para que estes adocem a boca do povo. Alguns parlamentares transformam as emendas em ração para alimentar o rebanho, manter iludida a plebe rude e ignara.  Certos pré-candidatos têm batido pernas pela periferia de Aracaju visando conhecer o tamanho do rebanho e o custo para alimentá-lo até o abate, na eleição de 2024. Afinal, quem engorda o gado é o olho do dono. Home vôte!

Discutindo as eleições

As eleições em Aracaju, Simão Dias e Tobias Barreto foram o tema central da conversa entre o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), o presidente estadual do União Brasil, André Moura, o deputado estadual Kaká Santos (União) e o ex-prefeito simãodiense Marival Santana (PSC). Segundo Chagas, a conversa “foi muito proveitosa, mas que está apenas se iniciando”. Bastou a foto dos quatro ser postada nas redes sociais para um internauta ter alardeado que a reunião decidiu pelas as candidaturas de Belivaldo e Kaká às prefeituras, respectivamente, de Simão Dias e Tobias Barreto. Então, tá!

Homenagem coletiva

A Câmara Municipal de Itabaiana fez uma concorrida solenidade para a entrega de títulos de cidadania e quase uma dezena de pessoas. Entre os homenageados com a honraria estão o delegado de polícia Adelmo Pelágio, o tenente-coronel Anselmo Pereira Santos, o capitão Ataíde Guedes Neto e o sargento Prado (in memoriam). Nem precisa dizer que a classe política itabaianense de A a Z prestigiou o evento de entrega de títulos. Aff Maria!

Navio procurado

Torpedeado em 1942 por um submarino alemão, o navio de passageiros Aníbal Benévolo está prestes a ser localizado. Um grupo de pesquisadores vem procurando os destroços do avião no oceano, precisamente na divisa de Sergipe com a Bahia. Reportagem do jornal O Globo revela que a operação teve início em abril passado, devendo novas sondagens serem realizadas no próximo mês. O Aníbal Benévolo transportava 154 passageiros de Salvador para Aracaju. Além dele, os alemães afundaram na costa sergipana os navios Baependy e Araraquara, resultando nas mortes de 551 pessoas. Desconjuro!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Republicano, em 20 de abril de 1890
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais