Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Em 06 de setembro de 2022, este espaço publicou uma pequena homenagem ao maior empresário de eventos que Sergipe já teve: José Carlos Mendonça, o Pinga, que faleceu ontem, aos 83 anos, no Recife (PE), com diversos problemas de saúde, inclusive cardíacos. O sepultamento será, hoje, em Aracaju, às 11h, no cemitério Colina da Saudade. No auge, Roberto Carlos, Chico Anísio, entre outros cantores e artistas famosos só vinham para o Nordeste através de Pinga, porque sabia que ele honrava a palavra e os compromissos firmados. Propriaense, Pinga adorava futebol e foi dirigente do Club Sportivo Sergipe e torcedor fervoroso do Vasco da Gama. O titular deste espaço teve a honra de participar do aniversário dele, no dia 06 de agosto o ano passado (82 anos), na casa da Praia do Forte (BA), onde residiu cerca de 6 anos cercado pela família e, recentemente, por conta dos problemas de saúde, retornou a morar em Recife (PE). O aniversário, para familiares e poucos amigos, teve um show especial do cantor Patrick Dimon, um dos que reverenciava que o projetou nacionalmente.
A homenagem prestada em 06 de Setembro de 2022:
HOMENAGEM – José Carlos Mendonça – Pinga
“A pessoa não pode viver somente de glórias, ela tem que também passar por um período de sofrimento para saber o que é a vida“.
A declaração foi dada pelo produtor José Carlos Mendonça, o Pinga, ao jornalista Pascoal Maynard, no programa “Expressão” exibido na Aperipê TV quando questionado sobre o período da pandemia.
Pascoal Maynard soube tirar de Pinga na entrevista diversas histórias da vida dele e um pouco da história do empresário que realizou mais de 16 mil shows por todo Brasil, com cantores, humoristas e artistas dos mais variados.
Um ser humano que jamais perdeu a humildade e a valorização dos amigos e familiares
Hoje, aos 82 anos, Pinga demonstrou uma lucidez fora do comum ao relembrar histórias e datas desde a década de 60 até os dias atuais. É uma história de sucesso que todos os brasileiros precisam conhecer e os mais jovens se inspirarem em um ser humano determinado que virou referência em todo país, mas jamais perdeu a humildade e a valorização dos amigos e familiares. Pinga se tornou o maior empresário do show business no Brasil por várias décadas, inclusive convivendo com Roberto Carlos, Júlio Iglesias, Chico Anísio, Jô Soares e tantos outros. Cantores, humoristas e artistas só faziam shows, principalmente no Nordeste, se fosse através dele.
“Luiz Gonzaga tinha o coração maior do que o corpo”
Nesta entrevista, Pinga contou desde o início quando aos domingos tinha um programa de rádio e durante a semana trabalhava na farmácia da família. Pinga é natural de Propriá (SE), terra que faz questão de destacar. Pinga conta também que o apelido foi dado por um padre no colégio que ele estudava porque tinha um jogador vascaíno com o nome de Pinga, time de adoração dele. Ficou, pegou e foi incorporado ao nome. “Luiz Gonzaga tinha o coração maior do que o corpo” relata Pinga em uma das histórias contadas na entrevista.
Os dois blocos da entrevista concedida recentemente por Pinga a Pascoal Maynard. Uma lição de vida para a gente aprender:
Areia Branca: cheia de comissionados e terceirizados? E o blog foi informado que o concurso público na Prefeitura de Areia Branca passa longe. Lá o negócio são os cargos comissionados e a indicação através das empresas terceirizadas. O critério: o tamanho da família ou de eleitores em casa. Tanto é que que a comunidade vai chamar a atenção do Ministério Público Estadual para comprovar a disparidade e a quantidade excessiva. Aliás, o MPE em Areia Branca precisa ficar em alerta…
Vídeo: População dorme em posto de saúde para conseguir atendimento médico em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: “Conforme relatos alarmantes e noticiados na segunda-feira, 25, pelo programa Sergipe em Destaque, 102.7FM, apresentado por Aclécio Prata, no município de Lagarto os cidadãos estão dormindo na porta dos postos de saúde na tentativa de conseguir atendimento médico.”
Cena vergonhosa E continua a matéria: “Em vídeo chocante gravado por um morador, mulheres são flagradas dormindo no chão, aguardando atendimento do lado de fora do posto de saúde do povoado Colônia Treze. A cena vergonhosa para a gestão municipal ilustra a extrema necessidade da população por assistência médica e a carência de estrutura para atendê-los de maneira digna.”
Cena vergonhosa II E acrescenta: “Além disso, uma mãe indignada revelou que, para conseguir marcar uma consulta odontológica para seu filho de apenas 7 anos, também na Colônia Treze, é necessário dormir na fila. Outra denúncia grave envolve o descaso no acesso a medicamentos. Segundo uma usuária do sistema público de Lagarto, diagnosticada com ansiedade, assim como seu filho, não conseguem obter os remédios necessários.” Toda matéria com vídeo aqui.
Reunião Consórcio Nordeste A semana do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, começou em Brasília, ao lado de seus colegas governadores da região Nordeste, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Hutt, para assinar um memorando de parceria histórico com a instituição financeira. O principal objetivo do acordo é impulsionar a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde na região Nordeste do Brasil. A parceria impulsionará o Nordeste como produtor líder de hidrogênio verde no mundo, alavancando os investimentos já feitos em energia solar e eólica na região.
Parceria com Banco Mundial A iniciativa com o Banco Mundial visa transformar o Nordeste em um polo global de hidrogênio, abrindo portas para novas cadeias de valor nos estados participantes. Além de fortalecer a economia sustentável, o projeto busca explorar oportunidades em energias renováveis, como solar e eólica, e promover o desenvolvimento de infraestrutura digital. A parceria entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial também pretende fomentar a troca de conhecimentos e investimentos em segurança cibernética e habilidades digitais.
Diversidade energética do Nordeste A diversidade da matriz energética do Nordeste, que inclui hidrelétricas, parques eólicos, biomassa e gás, torna a região um cenário promissor para a transição energética. O governador Fábio, representando Sergipe, destacou a importância da diversificação da matriz energética e o potencial do gás recentemente descoberto na região. “Estamos preocupados com a transição energética responsável, que entenda que é a consciência verde é uma construção. Sergipe está atento às mudanças e investindo na diversidade da matriz energética e no potencial de exploração de gás recém descoberto”, afirmou Mitidieri.
Sindicalistas dialogam com o pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros Foi realizada ontem, 25, a tarde, no espaço Lulão, na Avenida Avenida Oceânica na Barra dos Coqueiros uma reunião com o pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros, o advogado ex-vereador por Aracaju, Danilo Segundo (genro de Lula) e Lurian Lula (filha de Lula).
Presenças Na pauta, pré-propostas para o desenvolvimento do município e reivindicações dos sindicalistas sergipanos. Participaram da reunião os presidentes Vidal Gari, SINDELIMP- Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana e Comercial do estado de Sergipe; Lazaro Augusto presidente do SINTEPAV/SE – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado de Sergipe/SE e Raimundo Nonato, presidente do SINTRAMARACAJU-Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral da Região Metropolitana de Aracaju e coordenador estadual da CSB-Central dos Sindicatos Brasileiros.
Fortalecimento do União Brasil em Sergipe Durante entrevista na manhã de ontem, 25, o presidente estadual do União Brasil, ex-deputado federal André Moura, falou sobre o trabalho que está realizando para fortalecer o partido no estado de Sergipe.
Melhores composições André lembra que o partido saiu fortalecido das últimas eleições estaduais e que agora o foco é fortalecer os diretórios municipais para 2024. “Temos percorrido o estado, dialogado com as lideranças políticas e faremos o possível para fortalecer as chapas para as eleições municipais, buscando as melhores composições partidárias e, claro, apresentando os melhores nomes e projetos para o desenvolvimento da cidade”.
Importância das eleições 2024 Quando questionado sobre um posicionamento para 2026, o ex-deputado disse que acredita que o processo eleitoral de 2024 é mais importante para o partido neste momento. “Nosso foco está nas próximas eleições. A única coisa que posso falar sobre 2026 é o meu compromisso com o projeto do governador Fábio Mitidieri, que em tão pouco tempo fez muito por Sergipe, mostrando um modelo moderno de gestão. Entendo que este é um projeto que não deve ser interrompido”.
Reconhecimento trabalho Yandra Na oportunidade, André destacou o trabalho da deputada federal Yandra Moura. “Ela surpreendeu desde a campanha, conquistando o coração dos sergipanos no dia a dia. Yandra tem feito um trabalho muito bom e tem sido reconhecida publicamente por isso. Ela conseguiu aprovar na Câmara dois projetos em menos de seis meses de mandato. Quem conhece Brasília sabe o quanto isso é difícil, então é mérito dela”, reconheceu.
6 de Outubro: audiência pública na Câmara de Aracaju sobre a causa animal Os problemas e desafios de protetoras e protetores dos animais serão temas de debate no próximo dia 6 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal de Aracaju. As dificuldades das instituições também serão discutidas. A sugestão da sessão especial foi do vereador Ricardo Marques (Cidadania), um dos parlamentares mais preocupados com a causa.
A audiência será aberta ao público Foram convidados também representantes de órgãos públicos que protegem e cuidam dos animais. O vereador Ricardo Marques já aprovou dois projetos relacionados à causa animal. Um deles cria o ”Selo Amigo dos Animais”, para empresas que têm iniciativas na defesa e proteção dos animais na cidade de Aracaju. O vereador também destinou emenda impositiva em prol de uma instituição que cuida de animais de rua.
Viva Estácio: Feira de Profissões busca apresentar aos estudantes as diversas possibilidades de carreira. Atividade gratuita acontece na próxima quinta-feira (28) Enfermagem, Direito, Nutrição, Fisioterapia, Computação… São diversas as possibilidades de carreira para quem pretende ingressar na universidade. É justamente para auxiliar os estudantes nesta escolha que o Centro Universitário Estácio de Sergipe realiza, na próxima quinta-feira (28, das 8h às 17h), a Feira de Profissões Viva Estácio, na sua sede em Aracaju, no bairro Salgado Filho. O evento contará com a apresentação dos cursos ofertados pela instituição, com visitas aos laboratórios e instalações, além de demonstrações práticas. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas possam conhecer o campus da Estácio Sergipe e as diversas possibilidades de carreira oferecidas.
15 cursos presenciais “Atualmente, temos mais de 15 cursos presenciais, além de uma ampla gama de cursos digitais e flex, que proporcionam aos alunos a flexibilidade necessária para conciliar estudo e trabalho”, explica Wescley Andrade, reitor da Estácio Sergipe. Além disso, a instituição também já anunciou que irá ofertar, em breve, novos cursos na área de saúde como Odontologia, Medicina Veterinária, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.
Oportunidade para conhecer profissões O objetivo da Feira de Profissões é apresentar aos estudantes de forma prática como é o funcionamento de cada curso, em um espaço propício para tirar dúvidas sobre cada área de atuação. “Contaremos com a presença do nosso corpo docente e também dos nossos estudantes”, comenta o reitor. “Para aqueles que ainda não decidiram a sua profissão, será uma grande oportunidade de conhecer melhor as possibilidades e poder tirar dúvidas”, complementa.
Atuação em Sergipe A Estácio Sergipe tem mais de 20 anos de atuação no estado e faz parte do Grupo Yduqs, a maior empresa do mercado educacional do Brasil. Em 2020, atenta às transformações digitais do mundo, a Estácio adotou o modelo de ensino AURA, que torna o aluno protagonista e moderniza as salas de aula com a utilização de técnicas de aprendizado contínuo, através de integrações digitais, Podcast, e-books, livros e dinâmicas de jogos.
Portas abertas “Nosso objetivo é que os participantes saiam da Feira de Profissões sem nenhuma dúvida sobre o que a nossa instituição tem a oferecer. Temos uma infraestrutura de ponta e contamos com um corpo docente altamente qualificado e pronto para receber os novos alunos”, finaliza Wescley. “Convido todo mundo para participar e estamos de portas abertas à comunidade!”.
Doenças do ouvido, nariz e garganta também podem ter relação com saúde mental, alerta otorrino Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, seguido do Paraguai, Noruega, Nova Zelândia e Austrália. O mesmo levantamento aponta ainda que aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. O que muitas pessoas não sabem é que alguns sintomas de doenças otorrinolaringológicas estão relacionados à saúde mental e que isso é mais comum do que se imagina.
Relação frequente Segundo o otorrinolaringologista Lauro Abud, a relação entre saúde mental e sintomas de doenças de nariz, ouvido e garganta é frequente e perceptível durante a consulta do paciente em consultório. “É importante que, ao avaliar o paciente, o médico analise todo o contexto. A sintomatologia e o impacto que traz, tanto no sentido de que aquele sintoma pode causar ansiedade e expectativa no paciente, como uma perda auditiva ou uma tontura, que podem causar uma limitação e, portanto, um isolamento, quanto a própria ansiedade ou saúde mental, que podem estar afetando ou até sendo a razão daquele quadro clínico”, afirmou.
Diversos sintomas O especialista explica que existem diversos sintomas e doenças que podem estar associados à saúde mental. As situações podem envolver desde alterações de refluxo gastresofágico, que têm uma relação importante com a parte emocional, com tosse e alteração de voz, até alterações de ortodônticas como o bruxismo, que pode causar disfunção de ATM e, consequentemente, dor no ouvido, zumbido, diminuição da audição.
Baixa imunidade “Quando o paciente está num momento emocionalmente não adequado, acaba baixando um pouco mais a imunidade e, de certa forma, pode ficar mais vulnerável para sintomas de amigdalite, de descompensações virais, como sinusites e, em consequência disso, podem surgir outras doenças de maneira associada, como otite, o zumbido, a diminuição de audição e tontura”, destacou o otorrino Lauro Abud.
Avaliação médica Ainda segundo o especialista, que atua na área há 18 anos, muitas vezes por trás de casos de dor de ouvido ou amigdalite há um paciente que está sofrendo por outras razões e é importante o médico avaliar e entender. “Cabe ao médico, qualquer que seja a especialidade, olhar esse sintoma com atenção no sentido de tentar destrinchar se ali é uma manifestação pontual do corpo, onde a sua medicina vá resolver efetivamente, ou se há algo por trás com um espectro muito mais amplo. Os jovens e os adolescentes, por exemplo, estão sofrendo muito com ansiedade. Então, é muito comum virem no consultório com sintomas de rinite, zumbido e tontura, por vezes, já utilizando medicações para ansiedade. Em alguns momentos, se a gente não olhar o que aquela medicação pode causar ou até a razão daquela ansiedade, o nosso tratamento pode ser falho no sentido integral do ser, e vamos acabar tendo apenas o tratamento do que seria o sintoma. Então, faz parte do contexto do tratamento, olhar o paciente como um todo, independentemente da sua especialidade”, explicou Lauro Abud.
Fator emocional Ainda segundo Lauro Abud, ao apresentar sintomas de doenças de ouvido, nariz e garganta, dificilmente o paciente vai atrelá-los ao fator emocional. “Por vezes o paciente sequer suspeita de que a parte emocional é talvez a causa do problema e que aquele sintoma que ele manifesta muitas vezes é um aspecto muito mais amplo. Muitas vezes é apenas corpo se manifestando”, alertou o otorrino.
Procure um otorrino De acordo com o especialista Lauro Abud, a procura pelo otorrino deve ser feita de maneira regular, mesmo sem sintomas. “É uma coisa importante e que foge muitas vezes ao hábito das pessoas. Procurar o otorrino anualmente é importante e faz parte pela rotina da busca pela saúde como um todo. A avaliação mesmo sem sintomas, especialmente em crianças e em idosos, é essencial. A busca pelo otorrino deve acontecer de maneira preventiva e não apenas para tratamento”, finalizou.
Primeira roda de conversa do Ambulatório de Curativos foca na prevenção e acompanhamento dos pacientes Na manhã da segunda-feira, 25, os pacientes que utilizam os serviços do Ambulatório de Curativos do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) participaram de uma roda de conversa no auditório da unidade.
Temáticas O evento teve como facilitadoras a enfermeira Erica Fernanda, responsável técnica do Ambulatório de Curativos, e a enfermeira Paula Caroline, especialista em dermatologia. Na oportunidade, as duas profissionais abordaram temáticas como o manejo do curativo, a importância da troca do curativo secundário, do controle das comorbidades, de o paciente ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar e a relevância de ele seguir as orientações dadas para o tratamento da lesão. Toda matéria aqui.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Open Nordeste de Artes Marciais em Olinda (PE) No último fim de semana atletas de Sergipe participaram do Open Nordeste de Artes Marciais realizado na cidade de Olivada (PE). Sergipe mais uma vez surpreende as expectativas, ganhando 26 medalhas, destas 15 foram de ouro. A competição confirmou que Sergipe está em pleno desenvolvimento e atualizado nos ensinamentos do karatê. “A nova juventude do karatê sergipano consegue manter a chama do karatê sergipano em alta e honrando o legado dos grandes atletas de Sergipe. A Feseke parabeniza os pais e seus filhos pela garra e dedicação, sabemos o quanto foi difícil participar desse evento, esperamos que em outro evento o Estado possa está cooperando com nossos atletas”, reforçou o atleta, professor e dirigente da federação, Yoakan Jócelis.
RESULTADOS OPEN OLINDA 2023
Alessandra- Ouro kata+ ouro kumite;
Myllena- Prata kumite + bronze kata
Camila – Ouro kata+ prata kumite
Emerson- Ouro kumite + prata kata;
Yan – Ouro kata+ prata kobudo + bronze kumite;
Siuari – Ouro kata;
Robert- bronze kumite;
Samara – Ouro kata + Ouro kumite;
Andre- prata kata + prata kumite;
Gabriel – Ouro kata + Ouro kumite;
Eduardo – Ouro kata + Ouro kumite + prata kick light
Sophia- Ouro kata + Ouro kumite;
Bruna – bronze kata + ouro kumite.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A pessoa não pode viver somente da glória, ela tem que passar também por um período de sofrimento para saber o que é a vida”, empresário José Carlos Mendonça, Pinga, mais de 15 mil shows realizados que faleceu aos 83 anos e será sepultado, hoje,26, às 11h, em Aracaju.