Profissionais vão participar de palestra do câncer infantojuvenil

A ação vai ser realizada através da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Foto: Avosos)

Profissionais da Saúde estão sendo convocados para participar de uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A ação vai ser realizada através da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos).

A palestra vai ocorrer na próxima quinta-feira, 28, a partir das 14h, no auditório da instituição, localizada à Rua Leonel Curvelo, nº 55, no Bairro Suíssa, ministrado pelo oncologista pediatra Richer Mota. Os profissionais interessados podem se inscrever entrando em contato através dos seguintes contatos – (79) 3212-4700 ou 98172-9166.

O câncer infantojuvenil, atualmente, é a primeira doença com maior incidência de mortes em crianças e adolescentes. Com isso, o Setembro Dourado, mês de conscientização, reforça a extrema importância dos cuidados com o público.

A Campanha é liderada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e foi criada para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos, contribuindo com a sua detecção e tratamento.

Realidade da Avosos

Observando a realidade da Avosos dos últimos anos, podemos verificar no banco de dados da instituição entre os anos de 2012 e 2020, que das 477 crianças e adolescentes com o diagnóstico de câncer nesse período, 47,6% (227) vieram a óbito. Desses casos, 59,0% (134), a morte ocorreu entre o 1° e 12° mês do cadastro, ou seja, antes de ter a possibilidade de concluir adequadamente o tratamento, fato relevante para se pensar em diagnóstico tardio.

Geralmente, quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento mais agressivo.

A Avosos está imbuída em mobilizar gestores e atores envolvidos, diretamente e indiretamente com a causa do Câncer Infantojuvenil, visando fortalecer as ações que venham contribuir com os dados mencionados acima.

Sinais e sintomas

A detecção do Câncer Infantojuvenil é realizada através de exames, entretanto, existem alguns sinais e sintomas que precisam ser analisados. São eles:

Palidez sem explicação; perda de peso sem motivo; manchas roxas ou sangramento no corpo sem machucado; vômitos acompanhados de dor de cabeça, dificuldades na visão ou perda de equilíbrio; surgimento de caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; dores nos ossos e na juntas, febre prolongada de causa não identificada, entre outros.

Fonte: Avosos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais