Redes estadual e municipal alinham campanha de matrícula para 2024

Um estudo será analisado por técnicos das duas redes de ensino, que mapearão as escolas por bairros, a demanda e a oferta de vagas, número de matriculados e possíveis novos alunos (Foto: Sílvio Oliveira)

Técnicos das secretarias de Estado da Educação e da Cultura e Municipal de Educação de Aracaju estiveram reunidos nessa segunda-feira, 2, com o objetivo de alinhar estratégias em regime de colaboração para o período da matrícula 2024. Serão mapeadas as escolas das duas redes por bairros, a demanda e a oferta de vagas para o 1º ano e 6º ano do Ensino Fundamental em Aracaju, além de observar o transporte escolar e vagas para alunos da educação inclusiva.

Foi acordado a permanência do gabinete de matrícula com técnicos das duas redes de ensino por um período determinado, a fim de que a matrícula seja mais eficaz, como aconteceu em 2022. Também ficou articulado que nos próximos dias técnicos das duas secretarias analisarão quais os bairros que necessitam de um olhar mais apurado por conta da oferta e procura de vagas.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral destacou que essa atividade significa efetivamente o princípio da colaboração entre as redes de ensino, por atuarem em conjunto. “É importantíssimo que tenhamos uma articulação estratégica, quanto ao excesso de vagas, de matrículas, que são coisas distintas. Avaliar onde a gente tem mais aluno, onde tem mais vagas para que a gente possa conciliar as redes e até planejar e preparar investimentos futuros e equilibrar o número de vagas e número de matrículas por região, por área de expansão, de crescimento, e até em alguns casos que estão reduzindo a quantidade de alunos”, disse.

Também participou do encontro, o secretário Executivo da Seduc, Marcel Resende; a diretora de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães; a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc), Jonielly Cruz e a chefe do Núcleo Gestor da Matrícula Online da Seduc, Jaqueline Bispo Andrade. Da secretaria municipal de Educação de Aracaju, participaram o secretário, Ricardo Abreu; a secretária-adjunta de Educação, Antônia Arimateia e o diretor de Educação Básica, Edilson Nunes.

O secretário Ricardo Abreu parabenizou a organização do desfile cívico-militar do 7 de Setembro, ao incorporar as escolas públicas municipais no desfile e destacou a reunião como um momento de ampliar parcerias que já deram certo.

“Viemos abrir um canal de diálogo. Essa reunião faz parte de um conjunto de ações que está acontecendo desde o primeiro semestre e que tanto a rede municipal de Aracaju e a Estadual estão alinhando procedimentos para que a população aracajuana possa ser atendida pelas duas redes. Hoje apresentamos as demandas da matrícula de Aracaju e também para que possamos ajudar na matrícula da rede estadual”, avaliou.

Fonte: Ascom Seduc 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais