Aracaju: legenda para vereadores

No ano de 2006, algumas semanas antes das eleições estaduais este espaço fez a divulgação do calculo para a legenda da eleição dos deputados estaduais. Acertou mais de 90% das coligações. Hoje publica as coligações em Aracaju e o percentual de vagas de cada uma. Tomando como base as eleições de 2004, os votos brancos e nulos, além do conseqüente aumento do eleitorado a legenda para fazer o primeiro vereador em Aracaju ficará em torno de 15 mil votos.

 

No total são 246 candidatos a vereador em Aracaju em 6 coligações e apenas um partido, o PCB, saiu sozinho. Destes 246 candidatos o blog cita  cerca de 50 que estarão entre os prováveis 19 eleitos em 5 de outubro.

 

Das 19 vagas, o blog prevê as coligações que devem eleger 17 vereadores. As duas vagas restantes serão decididas pelo percentual de votos das coligações. Essas duas vagas podem ser eleitas nas coligações do PSB (a mais provável), do PMDB ou até do próprio PT. Dos 17 considerados eleitos na avaliação do blog, 11 são de coligações que apóiam Edvaldo Nogueira, 4 que apóiam Almeida Lima e dois Mendonça Prado.

 

Leia os candidatos mais fortes em ordem alfabética em cada uma das coligações:

 

PV, PTdoB, PRTB, PTC e PHS – O Povo Pode (1)

(Cand. a prefeito Almeida Lima). Principais candidatos:

Abelardo Neto do Graccho (PV), apostolo Joneliton (PHS), Fábio Ferro (PTdoB), Fernando da Graça (PTC), Joaldo Barreto (ex-vereador PHS), Reinaldo Morais (PV) e Valdir dos Santos (atual vereador PTdoB);

 

PSDC,PSC, PRB, PMN e PTN – Pra Frente Aracaju (1)

(Cand. a prefeito – Edvaldo Nogueira). Principais candidatos:

Acácio (PSC), Adelson Alves (PSDC),Jailton Santana (PSC), Jony Marcos (atual vereador PRB)  sargento Valfran (PRB) e Tuca (PRB).

 

PT,PCdoB e PPS / Aracaju com qualidade de vida (6) + 1*

Chico Buchinho (PT), Dr. Emerson (PT), Emanuel Nascimento (PT), Ivania (PCdoB), Karla (PCdoB), Magal da Pastoral (PT), Nilza Santana (ex-vereadora PCdoB), professor Correa (PT), professor Otávio Sales (PT), professora Rosangela (PT), Robson Viana (PT), Simone Góes (PT) e Vovô Monteiro (PCdoB).

 

PP/DEM – Unidos para Renovar (2)

Agamenon  Sobral (PP) Juvêncio Oliveira (DEM), Manoel Marcos (DEM), Nitinho (DEM), Pastor Roberto (DEM) e Vinicius Porto (DEM).

 

PDT/PSDB/PRP – Trabalhando por Aracaju (3)

Alcivan Menezes (ex-vereador PDT), Araripe Coutinho (PSDB), Daniela Fortes (PDT), Fábio Mitidieri (PDT), Ivaldo José (PDT), Kennedy Fonseca ( ex-vereador PMDB), Max Prejuizo (PDT), Miriam Ribeiro (PSDB), Pedro Barreto (PSDB), Pedro Firmino (ex-vereador PDT).

 

PMDB/PTB – Aracaju Pode  (3) + 1 *

Alexsandro Lino (PMDB), Carlinhos do Santos Dumont (ex-vereador PMDB), Dr. Gonzaga (vereador PMDB), Evando Franca (vereador PTB), Gilson Vasconcelos (ex-vereador PMDB), Jidenal Santos (ex-vereador PMDB), Junior Pinheiro (PMDB), Renilson Felix (ex-vereador PMDB).

 

PSB/PSL – Aracaju do Futuro  (1) + 1*

Bareta Filho (PSB), Bertulino Menezes (PSB), Danilo Segundo (PSB), Elber Filho (PSB) e Gordo do São Conrado (PSL).

 

PCB – sem coligação, não atinge a legenda. (candidato a prefeito Anderson Góis).

 

PSTU/PSOL – Não atinge legenda –Frente de Esquerda

(Cand. a prefeita  Vera Lúcia).

 

Só para reforçar. Os candidatos citados acima estão por ordem alfabética nas coligações. Destes 50 candidatos citados o blog tem uma idéia dos mais fortes em cada coligação, mas preferiu citar os principais.

 

Prefeitura de coronel João Sá (BA) cede ônibus p/ campanha

O blog recebeu a denuncia ontem à noite que dois ônibus da prefeitura do município de coronel João Sá (BA), estavam estacionados ontem próximo a um estádio de futebol num município sergipano. Os ônibus levaram pessoas de Coronel João Sá para uma passeata. O crime eleitoral que foi filmado e fotografado: um dos ônibus tinha a placa JOD – 4487, com o nome MEC/FNDE, o outro, a placa JOD -4447 – Saúde, assistência social. Só um detalhe: o prefeito do município de nome Romualdo já foi afastado por várias vezes da prefeitura, por improbidade administrativa.

 

Investigação em Aracaju

A Procuradoria Regional Eleitoral está de olho em compra de votos em Aracaju. Fala-se que somente no São Conrado um candidato registrou cerca de mil pessoas. As investigações estão sendo feitas nos bastidores e surpresas podem acontecer em breve com a impugnação de candidaturas majoritárias.

 

Veículos do Corpo de Bombeiros e policia civil

Uma nova frota de transporte escolar circula em Aracaju. Trata-se dos veículos públicos, com a prioridade para a SSP. Na sexta-feira, 29, às 12h50, na Avenida Adélia Franco. parecia um trenzinho. Na frente um carro vermelho do Corpo de Bombeiros, com a identificação 3º GBM – 139, transportando crianças, logo atrás um veiculo da polícia civil, SSP 098, também com estudantes. Enquanto isso o sergipano clama por segurança pública…

 

SMTT; medida correta, falta fiscalizar

A SMTT acabou com a mão dupla na rua Dom Bosco no trecho em frente ao Colégio Ideal, (entre Estância e Maruim). Uma atitude sensata porque vários congestionamentos estavam ocorrendo no local. A SMTT colocou a sinalização vertical e também uma grande placa para alertar a mudança. Porém, vários motoristas insistem em entrar na contra mão. Seria bom um agente de trânsito no horário de pico (início e final das aulas), para fiscalizar e educar os motoristas.

 

Veículos: Determinações corretas do comando da PM

No Boletim Geral Ostensivo da PM publicado na última quinta-feira o comando determinou ações corretas. Sobre veículos: 1. O Comando Geral da Corporação, no uso de suas atribuições legais e objetivando preservar a boa imagem da Polícia Militar do Estado de Sergipe, sobretudo, no tocante à utilização do patrimônio público, determina a todos os policiais militares, Oficiais e Praças, o seguinte: a) A partir desta data, fica terminantemente proibido o transporte de pessoas civis em viaturas policiais militares, sejam elas caracterizadas ou do serviço velado, porquanto as mesmas pertencem ao erário público e devem ser usadas para atendimento da finalidade pública. b) As únicas situações em que se admite o transporte de pessoas civis em viaturas policiais militares são aquelas relacionadas ao atendimento de ocorrência policial, em que há necessidade de se transportar os envolvidos na demanda, vítima, autor, ofendido, etc. c) Tal determinação, além de moralizar o uso do bem público, objetiva resguardar a vida de civis inocentes, porquanto é extremamente temerário transportar civis em viaturas da PMSE, quer sejam parentes ou não, vez que uma ocorrência ou um acidente pode acontecer de inopino e ocasionar a mortes desses civis, o que certamente gerará irreparáveis ônus para o Estado. 

 

Uso de viaturas apenas com  uniforme

Continua a decisão: d) Fica também veementemente proibido o uso das viaturas caracterizadas da PMSE por policiais militares em trajes civis, seja como motoristas ou como passageiros, devendo os mesmos ao adentrar nas viaturas estarem devidamente uniformizados e, se for o caso, pronto para atuar em uma ocorrência policial militar, já que esta pode surgir inopinadamente. e) Em suma, a utilização de viaturas policiais militares, caracterizadas ou do serviço velado, só deve ser feita em estrito cumprimento da missão policial militar, e nunca para atendimento de fins particulares ou de terceiros, abrangendo estas determinações todos os tipos e modelos de viaturas (carro de passeio, caminhão, microônibus, motocicleta, etc). 2. Em conseqüência, as autoridades competentes, especialmente os comandantes imediatos, os respectivos motoristas, o Chefe do CSM e o Chefe da PM/4, adotem as providências cabíveis para cumprimento destas determinações, sendo que a desobediência às mesmas será apurada de acordo com as normas disciplinares cabíveis.    

 

Eleições: determinação da PM sobre período eleitoral

No mesmo BGO o comando determinou: 1. O Comando Geral da Corporação, diante dos recentes e infundados comentários acerca de envolvimento da Polícia Militar do Estado de Sergipe no contexto da política em nosso Estado, vem determinar a toda tropa policial militar o seguinte: a) Apesar do contexto social que antecedem as eleições municipais do presente ano, fica determinado que todo policial militar, independentemente da OPM ou órgão em que está servindo, deve exercer as suas funções de preservador da ordem pública de forma impessoal, isentando-se de qualquer envolvimento político-partidário, enquanto profissional de segurança pública. b) Os gestores (Oficiais) e operadores (Praças) da Polícia Militar do Estado de Sergipe devem concentrar todos os esforços para que a Corporação continue sendo conduzida de forma imparcial, prestando seus serviços de segurança pública, indistintamente, a todos os cidadãos sergipanos, sem qualquer tipo de favorecimento pessoal ou político-partidário.

 

PM deve agir sem partidarismo ou proselitismo

Continua a determinação: c) Nesse sentido, todos os policiais militares da Corporação devem primar por uma postura e compostura impecáveis e irrepreensíveis, enquanto representantes da Polícia Militar do Estado de Sergipe, cujo lema é proteger a sociedade sergipana, sem qualquer tipo de partidarismo ou proselitismo, ainda que o suposto beneficiado seja integrante da Corporação. d) Desta forma, a determinação do Comandante Geral e do Estado Maior Geral da Corporação é pela atuação da Polícia Militar e dos seus policiais militares, quer seja no período precedente às eleições ou no próprio pleito eleitoral, em total obediência aos PRINCÍPIOS DE UM POLICIAMENTO RESPONSÁVEL, quais sejam: fiel cumprimento da legalidade, respeito integral aos direitos humanos, eficiência na produção de resultados e exemplar comportamento ético-profissional no desempenho das atribuições.  2. Em conseqüência, as autoridades competentes, especialmente os comandantes de OPM, adotem as providências cabíveis para cumprimento destas determinações, sendo que a desobediência às mesmas será apurada de acordo com as normas disciplinares cabíveis.    

 

Determinações corretas; espera-se o cumprimento

As duas determinações do comando da PM, sobre o uso dos veículos e o comportamento da PM durante o período eleitoral são válidas. De parabéns o comando da PM. Este espaço vem há muito tempo alertando para o uso abusivo das viaturas com diversas denúncias. Sobre as eleições, é importante que toda corporação saiba que deve atuar com imparcialidade e sem partidarismo. Alías, o problema que ocorre hoje na PM de Sergipe, de quebra da hierarquia, foi originário quando o então comandante, Hélio Silva, em 1998, vestiu literalmente a camisa à reeleição de Albano Franco por cima da farda. Foi um erro histórico.

 

Neópolis: coligação protocola denúncia

A coligação de Carlos Guedes (atual prefeito e candidato a reeleição) está  protocolando uma denúncia contra a  Agência de Eventos “Pro Shows”, que pertence ao filho do Senhor Amintas Diniz (candidato do PDT),que celebrou aniversário da referida Empresa –  sediada em Riachuelo – com erário oriundo do Ministério do Turismo, cuja  festa foi intitulada, pasme o senhor “Neópolis Folia”, evento não existe no calendário de Eventos do Município;

 

Campanha acirrada e com truculência

As informações que chegam de Neópolis é que alguns partidários do candidato do PDT está agindo com truculência. Uma delas é que o filho do candidato Amintas Diniz, jogou um  copo com cerveja no rosto de uma senhora que é irmã do candidato Carlos Guedes (Carlinhos). Sem falar do comício realizado no dia 17 de agosto, com a presença da cantora da banda Calcinha Preta. Um cinegrafista ao tentar registrar o fato foi agredido com socos e pontapés por um aliado de Amintas.

 

Seminário sobre TCO

Cerca de 400 pessoas participaram do seminário sobre o Termo Circunstanciado realizado no último final de semana pela Polícia Militar. Além da presença de estudantes e representantes da sociedade civil, o evento contou com a participação de oficiais da PM, do superintendente da PC, Gilberto Guimarães e de Jocélio Fores, chefe do setor de armas, além de peritos, agentes da Policia civil e policiais federais. O secretário Kércio Pinto assistiu todas as palestras, mas a presença de poucos delegados não ajudou no aprofundamento do debate.

 

“Saudade do tempo que político era só ladrão”

Trecho do artigo de J.R. Guzzo na “Veja” : Nada como o passar do tempo para os eleitores aprenderem a dar valor a certas coisas. Não era possível, anos atrás, achar nenhuma vantagem quando se dizia que em política, no Brasil, “só dá ladrão”. O que poderia haver de bom para o cidadão, na hora de votar, diante de uma situação assim? Hoje, quando se olha para essa época, o brasileiro pode até sentir saudade. Mais uma vez, nas eleições municipais deste ano, ele será obrigado a votar – e constata que os ladrões deixaram de ser o que há de pior, realmente, na lista de candidatos a prefeito e vereador. A comprovação mais clara disso está numa informação prestada alguns dias atrás, mais ou menos de passagem, pelo vice-presidente do TRE do Rio de Janeiro, Alberto Motta Moraes: só no estado do Rio, afirmou ele, há pelo menos 100 candidatos às próximas eleições que são acusados de homicídio, ou já foram condenados por ter matado alguém”.

 

Laser usado em shows pode afetar visão I

Deu na FSP: Shows a laser que tanto fascinam os jovens em raves e outras festas também são uma ameaça aos olhos. Neste ano, ao menos cinco pessoas em São Paulo e em Minas Gerais tiveram lesões na retina causadas pelo “laser lúdico”, segundo oftalmologistas que integram uma rede de vigilância ocular que iniciaram uma busca ativa de possíveis outros casos.O alerta para o perigo dessa diversão, que a cada dia ganha mais espaço em festas, foi intensificado no mês passado, quando 30 jovens russos tiveram lesões nos olhos após serem atingidos por feixes de laser em um show de música eletrônica. Doze deles sofreram perda permanente de visão. No Brasil, não há regras de segurança e nem fiscalização para o laser usado em shows- que pode ter a mesma potência dos feixes utilizados em cirurgias oftalmológicas. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que só lhe compete a fiscalização de equipamentos a laser usados em diagnósticos e terapias. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) afirma que não atua nessa área.

 

Laser usado em shows pode afetar visão II

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também só tem normas para o laser industrial e médico. “Será que estão esperando acontecer uma tragédia como a ocorrida na Rússia para tomarem providências?” indaga Rubens Belfort Júnior, professor titular de oftalmologia e presidente do Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo. Belfort Júnior, responsável pelo alerta na rede de vigilância ocular, conta que recentemente atendeu um jovem de 29 anos que teve perda de visão em um dos olhos, causada por um feixe de luz verde (o mesmo que atingiu os jovens russos), quando trabalhava em uma rave em São Paulo. “O feixe de luz tinha o mesmo comprimento de onda usado para tratamento de retinopatia diabética e outras doenças oculares. Houve queimadura e, aparentemente, ele não vai conseguir recuperar a visão”, afirma. O jovem não quis falar com a reportagem.

 

DO LEITOR

 

Itabaiana merece respeito e admiração!

De um leitor: “Estou decepcionado com um leitor que numa linguagem chula se diz de Itabaiana e pretensamente “defendendo” a mesma lhe chama de “jornalistazinho”  e revela um desespero e falta de preparo que o mais simples do cidadão tem. Itabaiana, de tantos valores intelectuais que v.. Cláudio, prestigia, admira e lê, a exemplo de professora Thetis, Alberto Carvalho, Antônio Oliveira, Vladimir Carvalho (juiz federal, jurista e escritor) e com uma juventude

lutadora, a exemplo de Abrahão Crispim (foi líder dos bancários) e outros, não merece uma pessoa como essa que escreve impropérios e v., em um ato exageramente democrático (eu penso assim), ainda publica, quando deveria jogar o texto mal escrito e sem nenhum senso de gente, na cesta de lixo. Mas com a sua exagerada democracia e também ironia inteligente, publicou na sua própria coluna, colocando o “cara” pálida no ridículo. Esse tal que se diz Jarbas não está com nada. Quem lhe conhece e acompanha seus escritos em jornais, revistas e sites, sabe que v. prima pela ética, talento e trabalho já merecendo elogios até de um Mário Cabral, quando do lançamento do seu livro, que foi um dos maiores acontecimentos de 2007! Invejosos, quebra-fraca, puxa-sacos, ainda vão pretender lhe atingir com xingamentos e tudo mais, mas seus leitores aumentam…Por quê?…”

 

Da série Quem é ele?

1. Arrogante, bilioso,

anti-PT… mas lulista,

um orador palavroso,

barroco, RENANscentista.

2. Mama em onça? Na verdade,

o garoto é só bravata.

Sua grande qualidade

é ser um bom genrocrata.

3. Ele se diz comunista,

acredite quem quiser,

pois é tão socialista…

quanto Lula e Tony Blair.. .(Altamiro Limeira)

 

Frase do Dia

“Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém”. Jacques Rousseau.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais